terça-feira, 18 de maio de 2010

É Preciso Denunciar Sempre ....

Terça-feira fria e chuvosa por terras do sul, em Santa Catarina, 42 municípios decretaram estado de emergência. No RS está previsto ventos de até 100km/h e muita chuva. Pelo visto teremos mais um inverno de cobranças da natureza.

Hoje é o “Dia Nacional de Combate a Violência Sexual Infantil”, uma violência muitas vezes silenciosa, que vai deixando marcas psicológicas crônicas, que abrevia a infância e mata o olhar lúdico sobre a vida.

No Brasil, todos os dias centenas de meninos e meninas de todas as idades, têm sua infância roubada por quem muitas vezes deveria ser seu protetor. Não há apenas crimes cometidos por desconhecidos, na grande maioria dos casos são os próprios pais os algozes.

Como cidadão consciente dos nossos deveres, temos a obrigação de denunciar, a omissão é tão nociva quanto à violência. E para esclarecer, enganasse quem pensa que este tipo de violência esta presente apenas nas comunidades carentes, não, esta violência pode estar acontecendo bem ao nosso lado.

Obviamente, que as condições socioeconômicas corroboram para atos violentos, ilícitos e desumanos, afinal a vulnerabilidade social cega e muitas vezes fazem esquecer conceitos morais básicos. Precisamos de políticas publicas eficazes, com medidas de prevenção e que as penas sejam efetivadas.

Por hora, cabem a nós estarmos atentos e denunciar sempre. Usem o DISQUE 100, e faça sua parte.