sábado, 25 de abril de 2009

Estamos Perdendo Para Guerra Urbana......

Finalmente o "finde", as vezes parece irreal a resistência que temos para percorrer nossa rotina diária. Por aqui nublado e calor, o frio apenas esta brincando de esconder-se.
Alguém tem alguma noticia boa? Pois é, eu também não. Ontem foi um dia complicado de trabalho, quem mora por essas bandas de Porto Alegre, deve ter visto nos noticiarios locais, que foi encontrado carnonizado o corpo de um menino de 18 anos, vitima do Crack.
Esse menino em questão, era atendido pela Rede Social a qual trabalho. Um sentimento ruim de impotência me atingiu como uma flecha, cheguei tarde , não pude fazer nada.
E assim, outros tantos meninos e meninas estão perdendo a vida para as drogas. O que fazer? A quem responsabilizar? Esta dificil delegar responsabilidades e encontrar culpados.
A sociedade esta se perdendo, valores já não bastam, cada dia mais pessoas morrem ou matam, a miséria é pública e notória.
Sei que já esta tudo se tornando repetitivo, mas é a realidade, resta-nos lamentar, protestar, verbalizar. Quem deveria estar se agilizando? Os governantes, dando suporte, investindo em prevenção.
Mas é sábado, e como dizia Vinicius: " tudo acontece, por que hoje é sábado...".

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Finde Chegando: Relax Mental......

Finalmente sexta-feira em terras tupiniquins, confesso que estou cansada e contando cada segundo para ver o sábado. Não é fácil essa realidade "real", com toda essa redundância.
Ando com saudades do tempo que ainda acreditava em fadas e duendes, se bem que a XuXa ainda acredita, enfim ela é um caso para estudos, um Peter Pan de saias. Ligamos a TV ou o rádio, e só desgraças, abrimos um jornal escorre sangue, acessamos a internet e ouvimos tiros.
Vou para o trabalho, e no mínimo meia dúzia morreram na madrugada.As vezes queria ir morar numa "bolha" e ficar imune a toda essa influência desgastante desse cotidiano.
Ontem fui fazer visitas domiciliares, faz parte das minhas atividades laborais, e é inacreditável o que se aprende quando tiramos nossa "bunda" da cadeira e deixamos de ver a vida passar pela janela.
Ai me pergunto, qual nosso real papel nesse mundo? Sinceramente não sei, ainda. Estamos cada vez mais descomprometidos uns com os outros, será que é esse o motivo de tanta violência? Será que ainda temos salvação? Será que aquela frase que diz que: "sangue de Cristo, tem poder", é real?(risos).
Pois bem, deixemos de devaneios e vamos encarar a realidade, afinal ainda é sexta e não chegou as 18h.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

As Dores Sociais.....

Sobreviver a um pós feriado no inicio da semana não é fácil, tudo parece estar em lentidão permanente, mas cá estou. Por aqui nessas bandas do sul dias típicos de outono, o que reforça a vontade de ficar mais tempo na companhia da cama.
Ando vivenciando experiências surreais com minha nova atividade de trabalho, e tenho repensado vários conceitos que já julgava definitivos. Difícil conviver com as dores humanas, com misérias materiais e emocionais.
Quando resolvi ser psicóloga, fantasiei muitas coisas, mas a vida surpreende e descobri que tinha mesmo era o dom de trabalhar com as realidades mais reais dessa sociedade hipócrita. Trabalho com pessoas em vulnerabilidade social, mas o que tenho presenciado é a miséria nua e crua.
Surpreendo-me todos os dias com a capacidade humana de sobreviver, sem dignidade de moradia, moral e emocional.
Sou brasileira, reconheço a imensidão do meu país, de suas riquezas naturais, porém é frustrante constatar que somos um país de minorias, onde poucos possuem muito e muitos possuem o quase nada.
Sou contra o assistencialismo, pois esse leva ao comodismo, sou contra essas "zilhões" de bolsas que o governo criou para tapar o sol com a peneira, sou a favor do controle da natalidade, sou a favor do se comprometer com mudanças eficazes e politicas de saúde pública, sou contra os desvios do dinheiro público que deveria estar sendo investido em educação e saúde.
Enfim, sou brasileira, mas envergonho-me em ver brasileiros como eu, vivendo na mais triste das condições humanas. Estou fazendo minha parte, porém volto todos dias para casa frustrada por não ter o poder de modificar o que precisa ser modificado.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Crack X Sociedade: Quem ganha essa guerra??

Acabou mais um feriado em terras tupiniquins, ate onde contei teremos onze(11) feriados esse ano, a maioria em dias q deveriam ser úteis. Normal para um país que parece gostar de ser visto como o lugar do Carnaval o ano todo.
Aqui no sul do sul desse país, finalmente o frio chegou, para a alegria de pessoas como eu, que odeiam o verão. Meu colorado foi campeão gaúcho no ultimo domingo, ando trabalhando mais, dormindo menos.
Porto Alegre e a região metropolitana ainda protagonizando noticias de violência urbana e domestica. Alias o que mais se ouve nos noticiários locais, são mortes,assaltos e tudo que envolva a criminalidade.
O crack é a bomba do momento, a "estrela" principal dessa constelação que é o submundo das drogas. Uma droga barata, de fácil acesso e letal. O crack não corrompe apenas os valores morais, ele também destroi o cérebro humano.
Crianças, adolescentes, adultos, pobres,ricos, negros ou brancos, todos sem nenhuma excessão, estão se tornando alvos dessa "crackmania". Nos meus tempos de adolescente o bicho papão que tirava o sono das famílias era a maconha e o álcool.
Hoje na adolescência do meu filho, o que tira meu sono é a violência gerada pela fissura da abstinência do "crack", quando meu filho sai, fico "rezando", para que um usuário em crise não o aborde para lhe tirar o "tenis", "boné" a "vida".
As forças policiais já não sabem como lidar, as famílias estão se matando, a saúde pública não investe no combate e no tratamento de drogaditos.
Estamos todos a mercê da nossa própria sorte, cultivando a fé, como se essa fosse nosso escudo, que trará a certeza se viveremos ou sobreviveremos nessa sociedade invadida pelo crack.