sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pensam Que ......

Em alguns post anteriores comentei que estava fazendo parte em alguns fóruns em comunidades do orkut, mas as vezes alguns comportamentos me deixam meio impactada. Impressionante o número de pessoas que se auto denominam expert em determinados assuntos, e se cai na teoria do achismo, sou dá opinião que teorias são válidas, quando se tem o bom senso de se saber fazer uma analise critica e construtiva.
Afinal, não posso apenas concordar ou discordar, apenas dizendo: "eu acho que...", o melhor conhecimento é ainda aquele vivenciado. Quando escolhi a saúde mental como profissão, em momento algum tive a pretensão de saber tudo, muito pelo contrario, estou sempre aberta a novos aprendizados.
Há um grande monopólio de opiniões, e onde o velho ditado que diz: "em terra de cego, quem tem um olho é rei", tem prevalecido nesses fóruns, como narcisos essas pessoas se projetam no grande espelho da ignorância intelectual de alguns, uma pena, mas afinal possuimos o livre arbítrio, tenho me reservado apenas ao papel de "voyer".
Lamento profundamente, quando detecto que os anos estudando, parecem sem valor diante dessa invasão de pretensos doutores.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Em Perigo, Tenho Medo.....

Neste 4 de Fevereiro a ONU comemorou o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, apenas no ano passado, 12 milhões de novos casos foram notificados em todo o mundo.
Na verdade, nenhum humano está imune à essa doença, que cresce e vitimiza, a mesma ONU, diz que esse número crescente de novos casos, está co-relacionado a maneira como vivemos, hábitos como: alimentação, comportamento sexual, tabagismo e sedentarismo, em muito contribuem para o desenvolvimento da doença.
Só quem já vivenciou os traumas que essa doença provoca, pode mensurar as marcas físicas e emocionais que ela deixa. Ainda hoje, Século XXI o câncer assusta e provoca as mais delirantes fantasias.
O certo é a prevenção, porém, sabemos o quão difícil e remodelar rotinas e rever comportamentos. Falo por experiência própria, vivenciar um câncer não é nada fácil, é preciso apoio emocional, da família, amigos,amores, por que sozinho se tem a mesma sensação de se estar planejando o suicídio.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sempre Tempo de Voltar !!!

Gosto de perguntar,sei vícios da profissão, mas a pergunta é : " Qual o limite do normal e do patológico?". Antes dos por quê dessa pergunta vamos aos conceitos.
Normalidade: é um estado padrão, normal, que é considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista do esperado.
Patológico: Doença (do latim dolentia, padecimento), para a psicologia e psiquiatria todo o comportamento que foge a esfera da normalidade, acarretando danos psíquicos, físicos.
Pois bem, agora já temos uma ideia do que se trata. Então vamos ao por que da pergunta, nós humanos ao longo da nossa existência procuramos exercer a normalidade, porém há algumas situações que as vezes torna-se difícil manter-se integro emocionalmente, como no caso das paixões.
Já vivenciei e li muitas coisas sobre os amores patológicos, aqueles que nos tiram o olhar saudável sobre a vida, e toda a opinião contraria nos chega como ofensa ou agressão. Quando amamos patológicamente, só há uma verdade, a nossa, o resto do mundo esta errado e quer nosso mal.
Quando se chega nesse nível de comprometimento mental é chegada a hora de recuar, muito embora sem ajuda específica é impossível retroceder, por que nossa crença é tão real que sequer cogitamos possibilidades de serem diferentes.
Já vi muitas dessas paixões se tornarem loucura, pura insanidade, fuga da realidade, sérios prejuízos as demais relações. Quem ainda consegue parar para se ver, tem grandes chances de reverter esse quadro e viver a plenitude de uma vida mental saudável, quem recusa ajuda, será um forte candidato a fazer parte das estatísticas da psiquiatria.
Então, que tal uma olhada no espelho, auto análise ajuda muito, quando o limite é a sanidade ou a loucura.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Caminhar Com Fé é Preciso........

Aqui em Porto Alegre ontem foi feriado, dia da padroeira da cidade Nossa Senhora dos Navegantes, e para as religiões afro, dia de Iemanjá. Admiro aqueles que possuem fé, que andam Km de joelhos ou de pés descalços, ou adentram o mar para fazerem suas homenagens, pagarem suas promessas e claro reforçar pedidos. Sinceramente, não possuo essa fé, creio sim que há uma força maior que nos rege e guia, porém, confesso que não sei explicar quem é. Os fieis fervorosos, muitas vezes me causam inveja, a entrega que dedicam, a força que depositam em sua fé, é admirável. Em tempos tão egoístas e solitários, cada vez mais se vê exércitos de beatos e seguidores religiosos, as novas religiões, seitas ou as antigas com nova roupagem, estão lotando igrejas, templos,santuários e terreiros. Mas o que buscam essas pessoas? Trabalho, saúde,dinheiro,amores, paz? Não sei, talvez somente alguém que as olhem, que lhes ouçam. Mas essa fé, muitas vezes serve para que espertalhões se valham desses ingénuos, e enriqueçam as custas das dores e solidões alheias. Eu continuarei a agradecer pelo novo dia, e buscar o que acredito ser meu por direito, viver a plenitude da minha existência. Para os católicos, "Amém", para os crentes "Aleluia", para os africanistas"Omyo odô" e para os Kardecistas "Que assim seja".Paz e harmonia.Anamastê!!!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nossa!!! Eu tinha um pinto amigo,hehehe .....

É inacreditável como não sabemos nada, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos afetivos-sexuais. Hoje resolvi usar meu ócio para andar ou navegar pela Internet, lendo cultura inútil, ou quase isso, dependendo da escolha profissional, ficamos muito presos a literaturas específicas e esquecemos de olhar o comum.
Pois bem, resolvi ler blogs, afinal também tenho um, embora amador, mas um blog. E em um deles encontrei um post muito sugestivo,que dizia assim no seu título: "Fuckbuddies ou Pinto Amigo, o relacionamento do momento.", como sou curiosa resolvi ler, e para minha surpresa já no primeiro paragrafo me identifiquei.
Tratava-se da modalidade de relacionamento que conhecemos como "amizade colorida", ou seja, sexo com amigo(a), onde a ordem é prazer, o legitimo pegar sem se apegar, ou sexo sem compromisso, mas com o diferencial de ser praticado com o(a) melhor amigo(a). Uma forma de conservar a individualidade e o descomprometimento.
Até ai, "no problem", mas porém, em toda regra há excessões, e ninguém, eu disse ninguém, é imune as paixões, e aí o bicho pega, por que se o sexo é bom, se repete,repete e repete, e quando nos damos conta o apego já existe, infelizmente só de um lado.
Por que amor é burro, sempre esquece de avisar o outro para também se apaixonar, nesse caso a maionese desanda e esta feito o estrago. Muitas amizades acabam exatamente pelas paixões unilaterais, pois se instalam as cobranças, fidelidades, comportamento que em nada teem haver com o tal "fuckbuddies".
Onde me identifiquei? Oras, eu perdi um amigo de anos, por transforma-lo no meu fuckbuddies, me apaixonei e viajei na batatinha, agora nem sexo bom, nem amizade, resumo, humanos já nascem com defeito de fabrica, a mania de se apaixonar.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Matar ou Morrer, Qual a Escolha?

A pergunta do dia é: "Matar ou Morrer", achou estranho? vou explicar, em algumas situações limites que a vida nos impõe chegamos a pensar quando estamos a beira do abismo, e agora, mato ou morro?
Hoje foi um dia desses, em que me fiz essa pergunta por várias vezes, e ainda não achei a resposta, pois minhas vontades estão 50% para cada lado. Para a psicologia, todos nós, pelo menos uma vez na vida já praticou algum ato com tendências suicidas, seja por amor, falta de dinheiro, infelicidades, todos nós já entramos em situações nada recomendadas com o intuito de nos boicotar, nos auto ferir, como punição para aquilo que não aconteceu como planejamos.
Coincidentemente, ontem um amigo, que já algum tempo andava sumido, reapareceu no MSN, era tarde da noite, e me chamou e disse: ' Elaine, ando decepcionado com as pessoas, mas tu é uma das raras que eu confio e aprendi a respeitar." Confesso que achei estranha essa abordagem, mas então logo a seguir ele me relatou suas decepções, culminando com a seguinte frase: "Eu descobri com muito sofrimento que tenho que aprender a me amar, para depois amar alguém, caso contrario minha vida será sempre um engodo".
E hoje isso aconteceu comigo, e repensei toda a conversa com meu amigo, e também cheguei a uma conclusão, de que se não sabemos nos amar, nos respeitar, como poderemos esperar que outro nos ame, nos respeite? Ainda estou em dúvidas se matarei ou morrerei, mas uma certeza eu tenho, a partir de hoje serei totalmente diferente.
Precisamos refletir sobre o que estamos fazendo com a gente mesmo, tive um professor na universidade que adora repetir a seguinte frase: " Não importa o que te fazem, o que realmente importa será o que iras fazer com o que te fizeram." Esse é o pulo do gato, aprender a reciclar vivências, sejam elas boas ou más, mas sempre procurando mudanças.