sexta-feira, 17 de julho de 2009

Que País é Esse???

Hoje quase todos felizes, chegou a sexta-feira, por aqui frio mas a chuva resolveu dar um tempo, quem sabe o astro rei nos brinda com sua presença já saudosa.
Este Brasilzão, ainda as voltas com o tal vírus H1N1, ninguém chega a um consenso de quantas mortes ele já causou, se é epidemia ou pandemia, se devemos todos nos suicidar antes ou aguardar a vacina. Coisas de país tupiniquim.
Na política então nem se fala, na capital do país a novela José Sarney sempre com novas surpresas e supostos finais. Aqui no bom é velho Rio Grande, a senhora governadora Yeda Crusius, cada vez mais odiada por seus súdidos.
Ontem ela protagonizou uma cena dantesca ao "bater boca" com manifestante em frente a sua "modesta" casa de quase um(1) milhão de reais. Parece que não esta havendo concordâncias entre a distinta governadora e os servidores públicos gaúchos. Deve ser o seu "Novo Jeito de Governar", slogan de sua candidatura ao Palácio Piratini.
Verdade e mentiras a parte, seguiremos nossos caminhos, seja com gripe suína, governos corruptos, frio,chuvas, afinal não se pode retroceder, mesmo quando nos sentimos com "grilhões " atados aos tornozelos.
Mas é sextaaaaaaaaaaaaa, dia nacional das traições, do chegar tarde em casa, buteko, e tudo que julgamos ser prazer. Afinal a sexta-feira é insinuantemente pecadora.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sempre Tempo de Mudanças ....

Aqui nesta cidade, além do frio, ele resolveu querer a companhia da chuva,então imaginem como tudo esta, um caos urbano.
Quinta-feira, quase fim de semana de novo, aliás o tempo tem passado muito rápido. Não sei se bom ou ruim, mas inevitável. Mal elaboramos uma meta e o tempo já se expirou,enfim é o preço da modernidade.
Li a pouco que o senado federal aprovou emendas que reformulam o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) em seus parágrafos que tratam da exploração de menores, mais especificamente da prostituição infantil.
Para quem vive essa realidade, confesso que é as vezes dúbio qualquer pré julgamento. Óbvio que é horrível nos depararmos com crianças e adolescentes sendo explorados sexualmente, por quem teoricamente deveria estar cuidando-os.
Em contra partida, por pior que seja constatar, há menores que possuem consciência desta realidade e "gostam" dos ganhos secundários advindo desta. Todavia, é preciso obviamente ter um olhar mais diretivo para esse "gostar". Pois muitos já se inserem em comportamentos psicopatologicos.
A pedofilia é crime, e com esta reformulação no estatuto, as penas para esse tipo de criminalidade ficarão mais pesadas e mais fáceis de serem efetivadas. Um grande passo e também uma ajuda para quem trabalha diariamente para combater a violência contra menores.
A muito o ECA estava precisando de reformulações, pois assim como seu objetivo é proteger, muitas vezes acaba ajudando a amenizar delitos praticados por menores. Triste, mas menores também matam, violentam e machucam, muitas vezes com a mesma crueldade de um adulto.
Mas, que bom que estamos abertos a mudanças, que não fique apenas nesta, que outras tantas possam ser efetivadas para garantir uma qualidade de vida real a população que precisa ser cuidada.
Ainda tem a sexta-feira, e logo o doce e surpreendente ócio do fim de semana.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dificuldades com a Diversidade ......

Quarta-feira, sinto-me na Sibéria,aqui muito frio. Complicado romper o elo com o edredon quando o relógio desperta. Mas é preciso perseguir o caminho da velha rotina.
Ando pensando muito sobre o envelhecer, será crise da meia idade? Não sei, talvez todos em fases distintas do nosso existir passamos por esse efeito "borboleta". Esse sentimento de fim, termino de ciclos. Estranhas rupturas vamos fazendo durante a vida, sejam essas impostas ou por escolha. Já se perdeu muito, porém obviamente que ganhamos, não sei ao exato em que percentagem.
Muitas pessoas passam a vida no "empate" ou no impasse, seja como for, todos seguimos nossos ciclos. Somos diferentes, cativantes, odiados e amados. Creio que é essa diversidade que instiga-nos a buscar o melhor, ou pelo menos o que julgamos sê-lo. Temos qualidades que seduzem e defeitos que afastam, tenho pensado nos meus defeitos, óbvio que os tenho, mas estou tão acostumada a tê-los como companhia, que já não os vejo como tal.
Difícil estabelecer mudanças de personalidade , quando essa já tem quase 50 anos, podemos nos adequar, mas mudar creio não ser possível. Mas como dizem: "cada cabeça, uma sentença", e assim seguimos brigando com nossas falhas e defeitos, e até com nossos preconceitos.
E por falar no preconceito, hoje li que uma psicóloga carioca, que se diz "curar" homossexuais, irá a julgamento no CFP( conselho federal de psicologia), e caso tiver seu registro cassado, será o primeiro caso no Brasil.
Me pergunto: "de onde essa pessoa tirou tal poder?"; "em que mundo ela vive? ". Há mais de 10 anos o CFP, não aceita mais que profissionais da psicologia tratem ou julguem a homossexualidade como "doença". O CID-10 e o DSM IV também já retiraram de suas edições essa classificação.
Quando a homofobia advém de pessoas menos esclarecidas, até paramos para repensar seus preconconceitos, mas quando surgem de alguém que estudou e fez um juramento de zelar pela saúde mental de seu semelhante, é no mínimo triste.
Mas enfim, eis a quarta-feira, o bom dia do sofá, e com esse frio nada melhor que o aconchego e calor humano.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Modernidade e Lendas Urbanas !!!!!

Sem novidades climáticas, apenas frio,frio e frio. Terça-feira ainda, não sei se devido ao frio,mas tudo parece andar mais lentamente nessa estação gelada.
Como de hábito, andei por essa net a ler alguns blogs, e me deparei com um bem interessante,"Indiana Silva"(um blog do ibest). O cara é um historiador e aborda histórias pitorescas desse Brasilzão.
E hoje ele escreveu sobre lendas urbanas e crenças familiares, do tipo "velho do saco". Cresci ouvindo essas estórias, fui uma criança muito rebelde e não incomum ser coagida com esse tipo de "ameaça".
Hoje a pedagógia e a psicólogia ajudam, pais e mães a gerenciar a criação dos filhos, com dicas tipo: "super nani". Mas lá no antigamente era na base do "laço", castigo, cuca,bicho papão,bruxas e o coitadinho do velho do saco.
Essas lendas, muito assustaram os sonhos de muitas crianças da minha geração, interessante como nos marcam, psicologicamente eu diria que dependendo do efeito,pode e muitas vezes efetiva grandes e relevantes traumas.
Consegui criar meus filhos,sem cair na tentação de repetir minha infância, consegui estabelecer uma relação de diálogo,confiança e respeito. Muito embora, pouco ou quase nada isso lhes protegerá das ameaças dessa nova era, mas contudo, saberão não ter medo de enfrentar seus "velho do saco" interno e se tornarão adultos mais seguros emocionalmente.
Todavia, o velho do saco ainda anda por aqui, óbvio que com uma nova roupagem. Hoje ele consegue adquirir formas variadas, desde políticos até a amarela pedra do crack. E nós tentando nos comportar, para fugir de suas garras.
Mas enfim, as lendas urbanas, mesmo repaginadas, ainda existirão por muitos e muitos séculos, afinal somos humanos, e como tal precisamos delegar a outro, nossas falhas, medos e insatisfações.
É terça-feira, fria, mas um bom dia para exorcizarmos os nossos "velhos do saco".

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Ilusória Procura Humana !!!

Tarde de segunda -feira, geralmente escrevo meus textos para postar a noite, mas confesso que estava sem vontade. As vezes perdemos o tesão, embora por coisas que gostamos.
O fim de semana foi muito frio por esse sul desse país, fiquei por casa,sem muitas novidades,porém não sei novos aprendizados. Mas plageando St. Exúpery, sinto-me responsável por quem acredito ter cativado.
Complicado quando tentamos ser o mais real e verdadeiro que sabemos, há ainda pessoas que preferem ouvir o que fantasiam sobre sí ou sobre o outro. A verdade ainda choca e acaba por macular o que acreditavamos ser amizade e afeto.
Existem pessoas que escolhem viver imersos na síndrome de "Peter Pan", preferem não crescer para não ter que enfrentarem a dura realidade das falhas humanas. E como narcisos ficam a contemplar seu "laguinho" imaginário.
Sempre fui muito direta e objetiva e não por isso menos humana, confesso possuir uma grave intolerância sobre alguns comportamentos infantis, adivindos de quem teoricamente já deveria ser "gente grande".
Mas com certeza não sou a única a vivenciar situações frustrantes com o semelhante. Sejam essas nas relações de amizades ou nas afetivo sexuais. Existem dificuldades relacionais, que nem mesmo quem teoricamente deveria entender(meu caso) o consegue fazê-lo.
Como dizem: "o baile continua", e iremos todos trilhar mais uma semana, seja de trabalho ou a procura deste, e mesmo decepcionados,magoados e muitas vezes abandonados,seguiremos em frente, por que o futuro é daqui a uma fração de segundo. E com certeza irá surpreender-nos.
UMA EXUBERANTE SEMANA A TODOS NÓS !!!!!

domingo, 12 de julho de 2009

Nossas Estranhas Atrações !!!!!

Domingo, sol e aquele frio siberiano por esses pagos, a cidade ainda devagar, cidade? báh eu moro no interiorrrr da capitarrrrr,por aqui tudo começa lentamente. Ao contrário dos demais cantos dessa cidade alegre,ou nem tanto.
Cá estamos no ócio do domingo, o frio inibe nossa vontade de locomoção, aliás o frio nos induz tão somente a inérsia em baixo do edredon, óbvio se estivermos solitos. Mas ao mesmo tempo, esse ficar imóvel não nos impede de rever e recriar lembranças, de buscarmos um pouco de calor em tempos já vividos.
Recebi de um amigo , um filme muito interessante, com o instigante título de "estranha atração", para quem gosta de introspecções,vai ai uma boa dica.É só busca-lo no youtube e usar o não fazer quase nada desse domingo e assisti-lo.
O título do filme é sugestivo, "estranha atração", quantas vezes já nos vimos atraídos, com sensações estranhas do tipo: "hum, que é isso que estou sentindo?", pois é, ao longo da vida vamos funcionando como imãs, trazendo para juntos de nós pessoas, situações,desejos,repulsas,medos.
Mas o mais difícil de administrar na minha opinião é o que atraímos afetivamente, os amores e paixões,muitas vezes passionais ou platônicas. Essas relações que não sabemos ao certo se nos fazem bem ou mal, mas com certeza nos fazem pensar.
Todos,sem excessões se analizarmos bem, atraímos um tipo bem específico de par,sejamos heteros,homo ou bissexuais. Há em nós intrínseco um certo roteiro e como já pré estabelecido buscamos sempre alguém que irá sustentar nosso lado bom ou ruim.
São realmente essas estranhas atrações que nos fazem buscar(teoricamente), nossa identidade. O conceito claro de quem somos, o que queremos,como nos vemos e como nos deixamos olhar. Usamos muitas vezes de personagens, embora caricatos, mas que transparecem a nossa verdadeira essência.
Pode ser por medos,receios,covardias e até mesmo por naturalidades da personalidade inerente a cada humano. Certo é,que mesmo não admitindo, somos atores nesse filme da vida.
Nada para suicídios( mesmo os velados),porém é quase inevitável essa estranheza no que atraímos. Nada, ou quase nada em comum com a tão falada "Lei da atração",essa é uma teoria discutida a muito por aqueles que acreditam no poder do pensamento ou ainda nas filósofias vãs do estar vivo.
Mas ainda é domingo,ainda estaremos prostrados no ócio desse dia, mas com certeza,embora possa passar desapercebido, ficará registros de tudo que atrairemos, de negativo(os opostos se atraem) ou de positivo.