sábado, 31 de janeiro de 2009

Traíção, putz como doe......

Hoje vou escrever sobre traição, quem já não apostou alto em um relacionamento, e descobriu que tudo era uma grande mentira? humm, nossa , creio que quase todos que conheço já foram traídos. Eu? muitas vezes, provavelmente por responsabilidade minha, pois tenho a mania de acreditar, mas em contra ponto tenho um faro aguçado para sentir a traição a km.
Definição da Psicologia:Segundo a psicoterapeuta Olga Inês Tessari, são vários os fatores que levam à traição: questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o (a) parceiro (a), vingança, a busca pelo novo, o estímulo provocado pela sensação de perigo, ou mesmo de poder. "A ideia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade."
Eu além de praticar a fidelidade em meus relacionamentos, a cobro sim, tudo é troca, e parto do pressuposto que ninguém é obrigada a estar com ninguém, se esta junto "cuida". Confesso que o gosto da traição é muito amargo, nos causa um sentimento de menos valia, uma sensação de desprezo, um enorme vazio, enfim, a traição é uma sensação nociva, amargura a alma.
Só existe um antídoto para a dor da traição na minha opinião, romper elos definitivamente com a pessoa q nos traiu, caso contrario ficaremos sempre com o pé atrás, e as cobranças e brigas serão inevitáveis. Então, se você também foi traído, sofra,chore, esperneie, depois levante a estima e segue em frente.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Brasil X Itália, Quem Ficará com Battisti?

Não é novidade para o Brasil e para alguns países europeus o grande número de mulheres brasileiras que se aventuram em busca de dinheiro fácil, a chamada profissão mais antiga do mundo a “prostituição”. Também é fato público, as dificuldades que turistas ou profissionais de diversas áreas, encontram para entrarem em países como Espanha, Portugal, Inglaterra e tantos outros. Não bastasse tudo isso, agora o governo federal, esta comprando uma briga diplomática com a Itália, segundo os porta-vozes do governo Lula, não irá prejudicar as relações com tal país, cedendo asilo político ao Sr. Battisti, um conhecido terrorista, condenado a prisão perpétua em seu país, por homicídios e outros crimes. O governo brasileiro afirma estar usando seus totais direitos, enfrentando um grande e significativo número de países lhe criticando. Em meio a uma crise mundial, que esta paralisando o mundo todo, aqui estamos nós, querendo arriscar a fechar fronteiras com um país historicamente aliado como a Itália. Sem contar, que essa crise ira gerar as centenas de pessoas que esperam seus processos de dupla cidadania. Enfim, isso é Brasil, admirado por todos, bonito por natureza, mas ainda falho em grandes e significativos setores. E vivas a democracia.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Que Tal uma Boa Olhada na Essência?

Tenho participado de alguns fóruns que debatem as várias formas do preconceito, e alguns comportamentos e pensamentos estão me chamando muito a atenção. Talvez por vícios da profissão, mas muitas vezes torna-se impossível não fazer uma análise. Não que eu saiba tudo, mas aprendi algumas coisinhas.
Creio que as pessoas preconceituosas, assim o são, por possuírem o "auto- preconceito", pode parecer estranho, mas é coerente. Quando não lidamos bem com o comportamento do outro, muitas vezes esta ligado a forma como também nos vemos. Nada é gratuito, ou descabido, tudo tem origem em nossa essência, assim é com o que julgamos diferente de nós, que se for analizado é algo que mobiliza nossas falhas, medos, traumas, desejos, enfim, tudo que forma o que somos ou o que gostaríamos de ser.
Pelo sim, pelo não, bom mesmo é podermos refletir sobre o que realmente somos, e ter o cuidado de não dar ao outro o que só a nós pertence.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

As classes da Miséria......

Porto Alegre é uma cidade ainda em desenvolvimento, mas no que se refere as desigualdades sociais e a violência urbana, em nada difere das grandes capitais desse país. Por aqui os bolsões de miséria são visíveis por todos os lados, fruto desse capitalismo que corroeu com a condição humana.
Aqui não chamamos de favela, e sim de vilas, pois bem , ontem uma dessas vilas sumiu do mapa porto-alegrense corroida por um incêndio, a vila chocolatão no centro da cidade. Para variar os bombeiros não estavam equipados para tal ação e a vila pereceu.
O mais interessante disso tudo, que não é a primeira vila, localizada em zona nobre da cidade ser consumida pelo fogo. Outras tiveram o mesmo fim, e hoje encontramos suntuosas construções.
As cidades grandes precisam igualmente de grandes tapetes para esconderem suas misérias e coisas que são feias. A pobreza só gera votos , não cartão postal, infelizmente por aqui nesse Rio Grande as coisas são iguais ao resto do mundo, ainda classificamos nosso povo em classes, A,B,C,D, E , e agora com a reforma ortógráfica em W,Y,k.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Será Crise Existencial??

Hoje recebi de um amigo do orkut( ele é escritor/poeta) que falava sobre as desilusões amorosas, das verdades que acreditamos, nos caminhos que trilhamos cegamente quando estamos enamorados. Mas também falava das nossas responsabilidades sobre esses acontecimentos, o quanto compactuamos, pois somos nos que nos deixamos conquistar, somos nos que nos deixamos sonhar e somos igualmente nós que nos deixamos acreditar.
Enfim, somos nós os responsáveis diretos por nossas dores afetivas. Ando pensando muito sobre isso, outro amigo me disse hoje que estou em crise atrasada de meia idade, pode até ser, mas quando nos apaixonamos e nada acontece como planejamos é normal esse sentimento de quem foi esquecido na mudança.
Em tempos de crise mundial, talvez eu esteja em crise existencial vai se saber o que se passa na massa cinzenta feminina. Estudamos, trabalhamos, evoluímos, conquistamos espaços, mas ainda somos mulheres, frágeis, bobonas, apaixonantes e apaixonadas.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Surpreendentes Descobertas !!!!

Ontem resolvi fazer um flash back da minha vida, interessante os detalhes que deixamos em baixo do tapete das lembranças. Quando resolvemos fazer essa faxina interna chega a ser impactante o que achamos no fundo das gavetas da memória. Tenho um amigo, que sempre resolve me ligar nesses dias de auto descoberta, talvez por que ele saiba que sozinho não chegamos a lugar algum, e que juntos podemos ter visões mais claras sobre nossos conflitos. A pauta da minha crise existencial de sábado a noite, foi o por que as vezes sou um Midas ao contrário, lembram de Midas? o rei que tinha o poder de transformar em ouro tudo que tocava, pois é, eu as vezes tenho o poder de desintegrar o que toco. Creio que muitos de nós já fizemos isso, por medo, insegurança, sentimentos de menos valia, cicatrizes inconscientes das nossas primeiras experiências afetivas( pai X mãe), seja qual for o motivo, já abreviamos nossas chances de chegar a tal felicidade. Tenho repensado muito minha condição humana, esse mesmo amigo me disse que depois dos 40 anos, tendemos a fazer essas introspecções, deixamos de tentar voar, para procurar um pouso seguro, talvez ele esteja certo, e essa inquietude seja apenas a vontade de ter um ninho.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Dizem que não Mata, Fortalece...

DECEPÇÃO é o mesmo que insucesso de uma esperança, desilusão,desengano. Quem já não passou por uma , ou várias decepções na vida, digo que não é uma sensação agradável.
As vezes me pergunto o por que damos créditos ao desconhecido, por que ainda somos seres emocionais? Sinceramente eu não sei, o que me deixa muito "P" da vida é constatar que muitas das decepções que já tive, poderiam ter sido evitadas se eu tivesse levado em consideração a minha velha e boa intuição.
Complicado esses humanos, onde também me incluo, passamos a vida construindo sonhos, planos, delegando a outros a responsabilidade por nossa tão esperada felicidade.
Talvez a minha teoria de ermitões afetivos, não seja assim tão ruim, talvez seja uma boa opção para evitar esse gosto amargo que fica depois de uma decepção instalada.
Pelo sim, pelo não, ainda estamos por aqui, então com tempo de acertar. As vezes insistir em algo que já faliu, seja um erro fatal. Mas a vida é maravilhosa, ermitões ou não, o sol inevitavelmente vai estar brilhando de novo.