sábado, 6 de dezembro de 2008

Isso Não Tem Preço !!!

Ontem, meu dia preferido da semana, saí com amigos para aquela "polar" geladinha, num desses butekos da vida. Eu me considero uma pessoa bem informada, e tenho muita sorte de sempre ter bons amigos por perto, embora tenha poucos. A noite é interessante, não a noite quando fica escuro, mas a noite social, onde pessoas de todas as tribos se encontram, compartilham do mesmo espaço físico, o mesmo gosto pela cerveja gelada e de jogar conversa fora.
Muito embora a ressaca, não seja uma sensação muito boa, mas as lembranças das conversas,das risadas que se compartilhou, da intimidade que se dividiu, essa é maravilhosa. Quando sentamos em um buteko, assim sem hora de ir, desarmados dos personagens do dia-a-dia viramos cumplices, cumplices de estórias e histórias de nossas vidas, dos temores, dos amores, das vezes que pagamos um grande "mico", ou enfiamos o pé na jaca.Anônimos viram conhecidos, conhecidos viram amigos e muitas vezes amigos viram amantes, e assim vai se construindo,elo a elo essa grande corrente que é a civilidade de conviver com a diversidade, com tudo que se oportuniza conhecer em uma noite se sexta-feira.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Sexta-Feira é Bom Para?

Humm hoje é sexta-feira, ou melhor madrugada de sexta,agora 1:43 ,para variar sem sono, e resolvi ver o programa do JÔ, hoje com Benito de Paula,o povo da minha idade deve lembrar do "Amigo Charle Brow", bons tempos dos bailinhos, das reuniões dançantes e das domingueiras,onde ainda acreditávamos no cupido e no príncipe.
Gosto desses flachs backs, nos remetem aos bons tempos da boa musica, nada de dança do créuuu, ou coisa parecida. Lembram que não se podia dançar caladinho? sempre tinha uma tia velha para separar os casais afoitos(risos),muito me separaram.
Amo a sexta-feira, dia de sair a noite, tomar umas "POLAR",essa é daqui,risses, sentar em um buteko e ver a vida pulsar em cada um que passa. Como é salutar a gente se permitir, ousar,sem medo das avaliações alheias, eu adoro quebrar convenções.
E como canta o Leonardo:" Hoje é sexta-feira, cerveja,cerveja e cerveja........"O bom de tudo isso é viver cada segundo como se fosse o último, e deixar o balanço da vida nos convidar a dançar.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Meus Temores !!!!!!!!!!!!

Ando muito assim,assim,complicado conviver com a perda eminente,aqueles que fazem parte da minha vida sabem que sou mãe de uma pessoa portadora de necessidades especiais, e que esta em um estágio bastante sensivel da sua existência. Meus medos estão cada vez mais fortes e reais,e bate aquela sensação de abandono, solidão, necessidade de colo.
Sei que todos somamos perdas ao longo da vida, sejam elas da ordem que forem ,mas a certeza de perder um filho é algo que transcende nossa capacidade a dor. Nos sentimos abandonados, nossa dor é gigante, e a solidão,humm ,essa nem se fala.As pessoas acostumaram-se com minha força, e não conseguem perceber que estou sofrendo e perdida.
A morte é a unica certeza que temos, mas somos egoístas e não queremos perder. Mas a vida também tem suas coisas boas, hoje sou um pouco melhor, e com certeza ainda ficarei melhor,por que creio que aqui estamos apenas de passagem e um dia encontraremos todos aqueles que amamos e se foram. Gosto de ler Chico Xavier,ele diz que:"No extremo pólo da vidaDiz a Morte: — "Humanidade,Sou a espada da Verdadee o Têmis do mundo sou;Sou balança do destino,O fiel desconhecido,Lanço Cômodo no olvidoe aureolo a fronte de Hugo!"
E assim, vou tentando viver um dia de cada vez.....

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Assim a Assim......

Ontem eu estava meio assim,assim,e me dei conta o quão interessante é a forma como as pessoas nos percebem. Tenho como característica marcante o bom humor e uma forma toda própria de ver a vida,as pessoas,as diferenças e as dificuldades. Mas tem aqueles dias que lembramos que também somos humanos, que sofremos, deprimimos,sentimos saudades não se sabe bem do que,ai todos estranham.
Acredito que somos responsáveis por nossos atos e condutas, e que refletimos no outro sempre um pouco de nós, porém há os que realmente nos vêem e outros que somente nos enxergam, eis a grande diferença entre amizade e coleguismo. Sou uma pessoa de muita sorte, pois meus poucos amigos me vêem, e sentem quando estou meio DOWN, isso é reconfortante, não é mesmo?
Vocês com certeza já passaram por vários momentos de reciclagem,de mudanças significativas, e com certeza entendem o quanto difícil é essa metamorfose. O interessante da vida é essa capacitade enibriante de mutar, de não ser nada igual no segundo a frente,nunca acordamos como deitamos,ou nunca somos os mesmos no fim de tarde.
O certo é, que todas essas mudanças que sofremos ao longo da nossa existência nos fortalece e para a maioria das pessoas tornam-se melhores. Espero sempre poder ter amigos me vendo, e que eu tenha a sabedoria de conserva-los.
E como canta Milton Nascimento,em Canção da América: "Amigo é coisa para se guardar debaixo de 7 chaves,dentro do coração...."

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Prevenção e Informação Sempre.....

Ontem 01/12/2008, foi dedicado ao dia Mundial Contra a AIDS,milhares e milhares de campanhas no mundo todo buscaram chamar a atenção da população,para a necessidade de informações e prevenções contra o vírus HIV.
Infelizmente, após décadas da descoberta deste vírus,que vitimizou milhares de pessoas,ainda assim,muitos pensam estarem imunes. Um engano fatal,a AIDS cada dia faz novas vitimas,sejam elas fatais ou novos casos. E a única forma de evitá-la é o uso de preservativos,sexo seguro,responsábilidade e informação. A discriminação para com o portador do HIV ainda é muito presente em todas as sociedades, mesmo o vírus não escolhendo,sexo,raça,credo ou classe social, bem mais que segregadora a AIDS é fatal, não somente por que pode levar à morte, como tatua um estigma em seu portador.
Em um mundo com seus inúmeros paradoxo, fica muito complicado lidar com essa realidade."Com 33 milhões de pessoas atingidas atualmente pelo HIV, a Aids é uma doença controlada por medicamentos que impedem a ação do vírus, mas ainda não há vacina e cura."(Folha Online).
Não há como fazer de conta que essa realidade não existe,ou que só acontece com o vizinho do lado,todos nós estamos exposto,seja visto o grande número de mulheres casadas com parceiro fixo e idosos contaminados,hora de rever conceitos e comportamentos,caso contrário um de nós estará nas estatíscas da OMS no proxímo dia Mundial Contra a AIDS.
E para finalizar,vou usar o slogan da 20ª Jornada Mundia Contra a Doença,que diz: "realizar, responsabilizar, ativar".

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Despedidas e Saudades!!!!!!

Hoje recebi um texto de um amigo,que falava sobre a saudade,do quanto é difícil dizer adeus,ou um simples até breve.Quantas vezes em nossa vida nos despedimos de alguém que gostamos,seja por que a morte assim o fez,por mudanças de vida,rotinas,um amor que findou,um amigo que foi morar longe,enfim,passamos a nossa existencia dizendo tchau.
Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".(Wikepedia).
Encontro-me em um momento de vida cheio de despedidas, e ter saudade é inevitável,complicado esse processo de desligamento, comparo-o a transição da infância para a adolescência, onde tudo é sofrido e cheio de medos. Mas a vida é assim, com muitas mudanças, como a lagarta que vira borboleta, tudo é ciclo,e eu estou encerrando mais um ciclo, talvez por isso a saudade esteja latente e dolorida.
Nunca gostei de despedidas, prefiro a doce lembrança ,ou o planejar de um retorno. O certo mesmo ,é que por algum tempo essa sensação de ter perdido algo irá me acompanhar, mas tenho a certeza que esse novo ciclo me trará surpreendentes alegrias.
E tu, estas a sentir saudades de que?

domingo, 30 de novembro de 2008

Por que o Amor Assusta?

Hoje fiquei aqui remoendo algumas lembranças do passado,na tentativa de entender o por que algumas pessoas possuem dificuldades em amar e serem amadas, incluindo eu própria. No meu caso expecífico, com toda a certeza é a grande dificuldade que tenho em lidar com mentiras e traições, e como defesa aderi ao tal "pegar e não se apegar",um escudo protetor a novos sofrimentos.
A mente humana, esse vasto e desconhecido labirinto, cria mecanismos de auto preservação,o que muitas vezes nos leva a um embotamento afetivo. Mas essa semana fui pega de surpresa com uma linda confissão de amor, vejam só, eu aos 44 anos ainda desperto paixões.Mas confesso que não soube lidar com a situação, talvez por estar desacostumada a essas manifestações de afeto, pois geralmente quando algum homem se aproxima de mim é por interesse sexual, e saber que alguem nos quer como um amor,ai a casa cai.
E agora, estou eu,em um mato sem cachorro, não sei como lidar com tudo isso. O novo assusta, ou o que julgavamos impossivel.Tu tens amado?Es amado?deve estar pensando: eu não sei.Pois é´exatamente essa sensação que estou,a de não saber.
Em tempos de sexo por sexo, não é nada comum alguem querer te namorar né?(risosss), talvez por esse motivo eu esteja assim impactada.
Mas como canta Zezé de camargo e Luciano: É o amorrrrr, que mexe com minha cabeça e me deixa assim....."