sábado, 14 de março de 2009

Sempre Voltamos....

Tudo bem, sei que disse que daria um tempo, mas confesso que não resisto, são tantas coisas acontecendo, que é preciso externa-las, para que não sejamos abduzidos por elas. Por aqui nessa capital mais que alegre dos pampas, um sábado de sol, um arzinho de outono e aquele friozinho que nos faz ter vontade de ficar escondidos no edredon, eu adorooooo.
Mas não por isso, o mundo hiberna, ainda há homens estuprando criancinhas, pais assassinando seus filhos, maridos batendo em suas mulheres, arcebispos excomungando, políticos roubando, drogas viciando. Enfim, tudo como quase sempre, somos uma raça a parte, violamos nosso semelhante por prazer, claro um prazer patólogico, nocivo e fatal.
As paixões cada dia mais passionais, os amores ainda nos livros de contos de fadas, o sexo ainda banalizado, e os orgasmos fingidos. Mas como canta Lulu Santos: "assim caminha a humanidade", a passos desordenados e frágeis.
Estamos longe de sabermos quem de fato somos, mesmo com a teoria de Darwin que para muitos serviu como explicação exata,particularmente eu creio que ainda estamos longe da evolução, ainda somos primatas e usamos dialetos para nos comunicarmos.
Essa semana, a internet completou 20 anos, ainda um jovem recurso tecnólogico que poucos conseguem dominar, muitos ainda acreditam que essa descoberta limitasse ao "orkut" e "MSN", ou a sites de sacanagem. Coisas de civilizações ainda primitivas.
A internet é um mundo mágico, que nos propicia viajar sem sairmos do lugar, nos mantém conectados com outros "humanos" em vários continentes, porém há uma divisão que ainda não nós integra, os motivos que nos levam a conectá-la.
Bem, é sábado, como dizia Vinicius de Morães: " por que hoje é sábado", vamos aproveitar o ócio, o tempo livre e repensar nossas atitudes diante do dinamismo do mundo.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Vou Dar Um Tempo......

Sinceramente ando sem tesão para escrever, não que falta sobre o q escrever, muito pelo contrario, todos os dias és nos dado muitos conteúdos, seja a midia ou nossas relações pessoais. Eu que realmente não me encontro em um momento de produção textual, ando meio sem tempero, cansada de certos acontecimentos. As vezes queria ser realmente uma hermitã, e ir morar em uma caverna na floresta amazónica.

Chego a me ver intolerante diante do meus semelhantes, da falta de disponibilidades, cumplicidades e respeito. A gente liga a TV, e só o que se ouve e vê é desgraças, mortes, violência. Olhamos e analisamos nosso entorno e nos deparamos com relações frágeis, até mesmo para uma profissional , que tem o comportamento humano como ferramenta de trabalho é complicado.
As vezes, nossos próprios amigos esquecem que somos humanos como eles, exigem de nos posturas e condutas como se fossemos de outro planeta. Somos passiveis de erros, tristezas e solidões. Tenho pensado em dar um tempo, não quero ser injusta, até mesmo comigo.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Todos Chegaremos a Meia Idade !!!!

A chamada crise da meia-idade, conhecida popularmente como “crise dos 40 anos”, é caracterizada por um período de transição da idade adulta para uma fase de avaliação e reafirmação da vida profissional e emocional. Normalmente este período compreende a idade entre quarenta e cinqüenta anos, porém, pode variar de pessoa para pessoa.(fonte:http://www.portalveneza.com.br/psicologia)
Segundo os ginecologistas, também uma fase marcada pela queda hormonal, tanto feminina como masculina referente a sexualidade, causando inseguranças em ambos os sexos. Essas inseguranças aliadas a fatores sócio-culturais acabam por deflagrar a crise.
Já a psicologia vê que bem mais que fatores hormonais, a crise da meia idade esta ligada ao tempo, quando se é jovem o tempo é relativo, depois dos 40 anos esse tempo passa a importar, já que segundo o IBGE a sobre vida humana é de +ou- 73 anos, causando medos e inseguranças.
É nessa fase da vida que computamos realizações e ponderamos o que fizemos,o que temos e somos, e quanto tempo ainda teremos para construir coisas. Em contra ponto, se pode obter situações positivas nessa fase da vida, pois a maturidade teoricamente nos delega maior liberdade de realizações, podemos fazer transformações por prazer e não somente por obrigatoriedade.
Certo mesmo, que passar por essa fase, se assemelha a adolescência, onde não se sabe ao certo quem somos, com igual insegurança. Devemos sim, fazer reciclagens e priorizar sofrimentos e ganhos. Produzindo, trabalhando e nos permitindo o direito ao prazer.
Todos envelheceremos, um processo inevitável para quem ainda se encontra vivo, e a dica é, se a crise de meia idade está interrompendo aquisições, deixando a depressão e o medo nos invadir, hora de procurar ajuda profissional, pois pior que o ficar velho e se perder a saúde mental.

terça-feira, 10 de março de 2009

Dia-a-Dia !!!

"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura."( Friedrich Nietzsche). Resolvi começar com essa frase hoje, quem já não se fez insano diante do amor, ou se fez entender em momentos de plena loucura? Todos nós, a vida é assim , hora insana em outra pura razão.
Somos seres que mutamos, e muitas vezes esse comportamento nos leva a lugares que não conseguimos voltar. Quanto já perdemos com nosso jeito afoito de fazer as coisas, nas relações interpessoais esse comportamento muitas vezes é catastrófico.
Eu mesma, com meus comportamentos insanos já perdi muitas pessoas que eu amava, mas em contra ponto ganhei algumas em meus momentos racionais. Somos assim, encantadoramente humanos.
Ando fazendo um esforço sobre humano para não perder a crença no meu semelhante, mas confesso que esta muito difícil, as relações estão egoístas e solitárias, é um jogo de oportunismo que chega a me causar naúseas.
Um ponto preocupante, pois enquanto no mundo dito real as pessoas se afastam, competem e se ferem, o mundo dito virtual ganha força, e se torna um escudo, onde iremos nos proteger das decepções. Nada saudável, afinal, precisamos estar em contato com a vida, o real, para que possamos construir coisas solidas e prazerosas.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Feedback, Um Olhar Interno....

Acabou-se o que era doce, o "finde", por aqui nessa alegre porto alegre o clima ficou em cima do muro,hora sol, hora ventos e chuvas, coisas de país tropical.Eu fiquei de bobeira, aliás estou me tornando uma hermitã.
Mas o bom de se ficar assim de frente para o que somos, que nos oportuniza análises profundas sobre quem de fato somos, confesso que gosto do que encontro no silêncio egoísta das minhas reflexões. Por aqui nessas terras riograndeses, temos um ditado que diz que santo de casa não faz milagres, discordo em alguns pontos, minha profissão me ajuda a reforçar minha auto critica, identifico minhas limitações e reconheço que aquele máxima de Sócrates que diz:" Só sei que nada sei" é real.
Tenho conhecido muitas pessoas interessantes por essas "navegadas" na internet, pessoas inteligentes, sensíveis, adequadas e reais, aprendo todos os dias um pouco mais, afinal qual seria o sentido de habitar essa biosfera se não para nos tornarmos um pouco mais evoluídos.
Não costumo me queixar da má sorte, muito pelo contrario, mesmo com esse jeito pouco ordotoxo de ver a vida e sua diversidade, tenho muita sorte com minhas amizades, consigo ter por perto pessoas realmente especiais.
Afinal, nascemos, como qualquer ser vivo, para viver aos bandos, manadas, alcateias,grupos de iguais,ou de diferentes, e é nesses onde mais aprendemos. As vezes há pessoas que usam sua passagem por esse espaço chamado vida terrena tão superficialmente que se quer fazem jus a sua condição de ser vivente.
Então sugiro que possamos refletir, fazer um feedback(é um importante recurso porque permite que nos vejamos como somos vistos pelos outros. É ainda, uma atividade executada com a finalidade de maximizar o desempenho de um indivíduo ou de um grupo. )de nossas ações,comportamentos e posturas diante de tudo que nos cerca, nada melhor que uma avaliação geral para constatarmos quem de fato queremos ser.BOA SEMANA PARA TODOS NÓS.

domingo, 8 de março de 2009

Feliz Dia Da Mulher? Por Que?

Estamos no Século XXI, no ano de 2009, muitas décadas já se passaram desde a queima dos sutiãs, e nos mulheres ainda buscamos nossos direitos e que esses sejam efetivamente equiparados aos nossos deveres e aos "homens"Porém, ainda encontramos o que costumo denominar de "mulheres" e "MULHERES", ainda se vê mulheres submetendo-se ao julgo masculino, mulheres usando seu corpo para barganhar "amor?", mulheres mães e pais, mulheres que amam mulheres, mulheres q acordam cedo e só voltam para casa quando já é noite outra vez.
Tantas somos em uma, choramos, amamos, odiamos, temos TPM, engravidamos, menstruamos, e até abortamos. Somos Amélia, revolucionarias, disciplinadas e até terroristas.Mas me pergunto, onde perdemos? onde chegamos? Dentre tantas mulheres que somos, quem de fato queremos ser?
Proponho aqui reflexões sobre o que temos de fato para comemorar nesse dia 08 de Março.Uma reflexão sobre os preconceitos,as discrinações, as violências domesticas, os abusos sexuais e morais, tudo que envolva o ser mulher.
Que no futuro, novas Marias da Penha não precisem mais existir, que Joanas D´arcs, Marias Madalenas, não precisem virarem santas para compensar julgamentos erróneos.
Sejamos só mulheres, integras, instigantes, insinuantes, mães e humanas.