sábado, 4 de setembro de 2010

Refletindo....

É sábado, por aqui muita chuva e aquele clima de saudade no ar. Interessante dias assim, ficamos quase que inertes em nós mesmos, talvez buscando respostas que não existam, ou as perguntas certas não tenham sido formuladas.

Vivemos tempos impares, onde tudo e todos parecem se mover na velocidade da luz, e nós pobres mortais ficamos a mercê de um tempo veloz e feroz. Penso muitas vezes em desistir de auto entender-me e por conseqüência parar de procurar entender o outro, confesso, portanto ser esta uma tarefa desproposital, afinal estamos por aqui neste mundo dito terreno em busca do conhecimento, tanto pessoal, quanto a buscar as respostas para nossas duvidas e crises existenciais.

Sei o quão com complicado é viver e conviver com nosso grupo de iguais, mas também sei que sem isso nada seriamos. O bom é poder constatar que encontramos pelo caminho pessoas com as quais nos identificamos, e juntas trilhamos caminhos de aprendizados,afetos e respeito.

Sou uma pessoa com limitações, não limitações físicas, mas limitações que me fazem às vezes radicalizar nas minhas avaliações para com o outro. Afinal sempre parto do pré suposto que devemos sempre unir o nosso pensar, ao nosso comportar-se, e quando isso não anda de forma harmoniosa, eis que fica a idéia da tal “moral de cuecas”.

Mas creio que estamos todos apenas em busca do tal eldorado chamado felicidade, e em nome desta busca, muitas vezes atropelamos algumas pessoas, usando de indiferenças, ou criando regras e punições que julgamos traduzir nosso caráter e nossa personalidade, sem notar que tais atos mutilam o afeto que o outro nos oferece, eis ai o dito egoísmo humano, recheado de falsos moralismos e ideias tortas do bem viver.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para Refletir ( VII ) !!!

Dois horizonte fecham nossa vida:

Um horizonte, — a saudade

Do que não há de voltar;

Outro horizonte, — a esperança

Dos tempos que hão de chegar;

No presente, — sempre escuro, —

Vive a alma ambiciosa

Na ilusão voluptuosa

Do passado e do futuro.

Os doces brincos da infância

Sob as asas maternais,

O vôo das andorinhas,

A onda viva e os rosais.

O gozo do amor, sonhado

Num olhar profundo e ardente,

Tal é na hora presente

O horizonte do passado.

Ou ambição de grandeza

Que no espírito calou,

Desejo de amor sincero

Que o coração não gozou;

Ou um viver calmo e puro

À alma convalescente,

Tal é na hora presente

O horizonte do futuro.

No breve correr dos dias

Sob o azul do céu, — tais são

Limites no mar da vida:

Saudade ou aspiração;

Ao nosso espírito ardente,

Na avidez do bem sonhado,

Nunca o presente é passado,

Nunca o futuro é presente.

Que cismas, homem? — Perdido

No mar das recordações,

Escuto um eco sentido

Das passadas ilusões.

Que buscas, homem? — Procuro,

Através da imensidade,

Ler a doce realidade

Dois horizontes fecham nossa vida....(Machado de Assis- Dois Horizontes)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Evoluindo ou Regredindo?

Chegou setembro, o mês da primavera, da renovação da fauna e flora, e por que não mudanças também no comportamento dos humanos. Afinal somos animais, que possuímos a diferença da razão que momentaneamente substitui o instinto, será?

Pelo sim, pelo não, particularmente prefiro pensar que somos seres irracionais adestrados para raciocinar. Pensamos, articulamos palavras, nos comunicamos verbalmente, gestualmente, mas temos serias dificuldades de nos fazer entender. Quem sabe esteja ai uma sutil diferença que nos qualifica como seres supostamente pensantes.

Complicado às vezes descrever quem somos como somos e o porquê somos. Darwin talvez tenha nos percebido tal qual somos,ao construir sua teoria sobre a evolução humana. Porém, penso se vivo estivesse, estaria ele, Darwin decepcionado com a estagnação evolutiva que atingimos.

Séculos após séculos, apenas ou ainda conseguimos nos manter sobre duas patas, sinceramente creio que o velho criador da teoria da evolução, tinha outras expectativas para o homo sapiens, e não essa nítida regressão a era das cavernas (estou sendo otimista).

Muito se tem falado das dificuldades das relações humanas, especialistas em comportamento dito humano, descrevem teorias e mais teorias acerca do tema, e parece-me que não há consenso nas definições e projeções de um futuro onde realmente sejamos evoluídos.

De nada adianta, essa é minha singela opinião, criarmos tecnologias cibernéticas, levarmos vida a Marte, se o esperado não conseguimos manter, ou seja, o afeto nas relações entre iguais. Somos a única espécie de animais que aniquila seu igual, pelo simples prazer sádico e perverso de exterminar, seja física ou emocionalmente o outro.

Mas enfim, não há mais tempo para filosofias de butiquim, ou realmente nos rebelamos e cobramos nosso direito ao afeto, carinho e respeito, ou estaremos sobre quatro patas daqui alguns séculos mais.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ficar Atento....

Terça-feira, fim do mês de agosto, mais um pouquinho lá estaremos nas festas de fim de ano, e também a nos perguntar, os por quês que tudo que planejamos não se concretizou. Todo final de ano, sobra-nos um balanço com saldos negativos, talvez resultados desta rotina que absorve e nos remete as contradições.

As campanhas políticas partidárias se encaminhando para a reta final, e somos um país que facilmente se fixa e se deixa hipnotizar por assuntos que focam a atenção para uma mesma direção. Enquanto A ou B disputam território rumo ao universo da politica, no Chile mineiros lutam para sobreviverem e talvez voltarem para casa.Já no México, e a hora do extermínio em massa de intrusos que tão somente buscavam o eldorado nas terras do Tio San.

Mas devemos viver e conviver com nossa realidade, que hoje trabalha em prol da busca por um pedaço da pizza chamada “mandato político”. Milhares de brasileiros brigam, discutem,disputam o tão valioso voto obrigatório, igualmente milhões de brasileiros famintos por melhorias de vida e de sobrevivência neste árido país tupiniquim,direcionam suas expectativas em seu partido ou candidato.

Este ano teremos uma eleição diferenciada, além do voto para presidente, governador, deputados estaduais e federais, o voto para senador será duplo, ou seja, teremos que ter dois candidatos, e obviamente que façam parte de um mesmo partido político, ou de partido integrante das coligações.Não esquecendo que também nestas eleições, só será autorizado a votar quem tiver em mãos o titulo de eleitor e documento de identificação com foto, uma forma de amenizar as fraudes.

Pouco divulgado este detalhe, talvez propositalmente, afinal há na busca por uma vaga no senado, representantes da elite capitalista brasileira, que não querem perder a “boquinha” da tão batida “lei de Gerson”. E nos pobres mortais, tão somente servimos de agentes que concretizam nas urnas as vontades dos que realmente ditam as regras por aqui.

Pelo sim, pelo não, é chegada à hora de valorizarmos a nossa obrigação eleitoral, e elegermos os não profissionais da política. Quem sabe assim, meus netos, seus netos, possam viver em um país verdadeiramente em desenvolvimento.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Para Refletir ( VI ) !!!

A rejeição é um sentimento que debilita a alma e nos faz sentir a melancólica ausencia do afeto. Mendingamos a presença do outro e nos tornamos pedintes na triste arte das relações humanas.