quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Evoluindo ou Regredindo?

Chegou setembro, o mês da primavera, da renovação da fauna e flora, e por que não mudanças também no comportamento dos humanos. Afinal somos animais, que possuímos a diferença da razão que momentaneamente substitui o instinto, será?

Pelo sim, pelo não, particularmente prefiro pensar que somos seres irracionais adestrados para raciocinar. Pensamos, articulamos palavras, nos comunicamos verbalmente, gestualmente, mas temos serias dificuldades de nos fazer entender. Quem sabe esteja ai uma sutil diferença que nos qualifica como seres supostamente pensantes.

Complicado às vezes descrever quem somos como somos e o porquê somos. Darwin talvez tenha nos percebido tal qual somos,ao construir sua teoria sobre a evolução humana. Porém, penso se vivo estivesse, estaria ele, Darwin decepcionado com a estagnação evolutiva que atingimos.

Séculos após séculos, apenas ou ainda conseguimos nos manter sobre duas patas, sinceramente creio que o velho criador da teoria da evolução, tinha outras expectativas para o homo sapiens, e não essa nítida regressão a era das cavernas (estou sendo otimista).

Muito se tem falado das dificuldades das relações humanas, especialistas em comportamento dito humano, descrevem teorias e mais teorias acerca do tema, e parece-me que não há consenso nas definições e projeções de um futuro onde realmente sejamos evoluídos.

De nada adianta, essa é minha singela opinião, criarmos tecnologias cibernéticas, levarmos vida a Marte, se o esperado não conseguimos manter, ou seja, o afeto nas relações entre iguais. Somos a única espécie de animais que aniquila seu igual, pelo simples prazer sádico e perverso de exterminar, seja física ou emocionalmente o outro.

Mas enfim, não há mais tempo para filosofias de butiquim, ou realmente nos rebelamos e cobramos nosso direito ao afeto, carinho e respeito, ou estaremos sobre quatro patas daqui alguns séculos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário