sábado, 21 de março de 2009

Quando é Preconceito???

Fiquei pensando, o preconceito é "subjetivo"? Quando de fato eu considero preconceito?Os preconceitos não são apenas esses mais conhecidos, como por exemplo: o racismo, homofobia,ser contra credos e crenças, o preconceito deve ser visto além do nosso umbigo, ele é aquele comportamento que segrega, humilha, expoe outro ser humano.Sim somos "humanos", iguais na origem, diferentes no modo como pensamos, agimos, pois cada um de nós traz implicito na sua essencia, heranças genéticas, culturais, habitos familiares e de seu grupo de iguais.
Sei que divergir faz parte da formação humana, pois olhamos a realidade apartir de nós mesmos, porém há situações que não podem ser vistas e pensadas individualmente.
Então resolvi propor que aqui possamos pensar e repensar sobre o preconceito de fato, como uma maneira de trocarmos ideias e opiniões sobre essa questão tão polêmica, e também como um exercício para que se possa aprender a respeitar,aceitar o outro e sua opinião, de forma madura sem partir para agressões pessoais, pois por aqui somos quase todos anonimos, e pre julgar também é "preconceito".
Em dias tão violentos, onde pessoas cada dia mais se agridem, se violam, onde o individualismo parece estar mais e mais presente, e o preconceito em muitos desses casos é a causa direta dessa agressividade, creio ser o momento para reflexões.
Esse texto foi criado para um forum que participo, onde tratamos das varias formas de preconceito, e resolvi posta-lo aqui.

quinta-feira, 19 de março de 2009

O Segredo é Nos Permitir!!!

Como já é publico e notório meu fascínio pelo comportamento humano, não irei entrar em detalhes, tenho conhecido cada vez mais pessoas que reforçam minha crença nas boas e relevantes relações humanas. Porém, ainda há comportamentos ditos humanos que me deixam chocadas.
Quem convive comigo pessoalmente ou se dispõe a me conhecer mesmo que pelo virtual, sabe e reconhece minhas ideias sobre o que se refere a diversidade sexual, as variadas formas de se bem viver a vida e da minha luta e criticas as vezes exaltadas em defesa das minorias e das segregações.
Hoje conversando com um amigo, sobre a paternidade e maternidade homossexual, me fez pensar o quanto ainda somos "auto preconceituosos",sem se quer expor o que sentimos, o que somos, já pré concebemos o que o outro irá pensar e como reagirá. Não sou ingénua em pensar que assumir uma identidade homossexual é fácil, óbvio que não é, especialmente quando essa orientação sexual se evidencia após um longo tempo de tentativas de unir o gênero sexual a desejos sexuais que não correspondem ao que sentimos.
Felizmente, muitas conquistas já se conseguiu nessa luta para se chegar a igualdades de direitos civis e sociais das sexualidades. Mas longe estamos do ideal, e ainda estamos acumulando sofrimentos e decepções diante de uma sociedade hipócrita e preconceituosa.
Ser pai e mãe não é uma tarefa fácil, nem para orientações sexuais hetero e nem para a homo, pois não há receita de bolo para se bem educar filhos, pois os mesmos não nos chegam com o manual de instruções, temos que ir tatiando no escuro, acertando, errando, mas onde os ingredientes fundamentais são o amor,respeito e o saber dar limites.
Só conseguiremos ser bons pais, se antes soubermos nos tratar bem, respeitar e ouvir nossos desejos e necessidades como humanos que somos.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Imparcial e Polêmico.....

Morre Clodovil Hernandes. Clodovil Hernandes morre após parada cardíaca. Após uma parada cardíaca, o deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), 71 anos, morreu no início da noite desta terça-feira (17), no hospital Santa Lúcia, em Brasília. Durante a tarde, o diretor-técnico do hospital, Cícero Henriques Dantas Neto, já havia confirmado a morte cerebral do parlamentar. Ele estava sendo mantido vivo com a ajuda de equipamentos e medicamentos.A parada cardíaca impediu que os médicos realizassem a cirurgia para o transplante dos órgãos de Clodovil. Depois da constatação da morte cerebral, amigos do estilista confirmaram a intenção de doar os órgãos do parlamentar. Agora, só as córneas poderão ser doadas.O corpo de Clodovil Hernandes será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. O corpo será transportado por um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) às 8h de quarta-feira.FONTE:http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/politica/noticia/2009/03/17/clodovil-hernandes-morre-apos-parada-cardiaca-182099.php
Na minha opinião, apesar de ter assumido publicamente sua homossexualidade,era um homem de muitas personalidades. Infelizmente todas o remetiam a confrontar a realidade e as pessoas como defesa para muitas das suas fragilidades.Um homem solitário, cheio de manias, que usou sua suposta "fama" para levantar sua própria bandeira. Embora muitos o veem como alguem que ajudou a fazer a história do país, eu particularmente discordo, não vi nada de relevante na sua passagem pelo congreso.Mas era uma figura pública, polêmico, lembro dos tempos q ainda era estilistas e vivia as alfinetadas com o tbm estilista Dener.Na verdade, morre hoje um homem que deixou pouca história q coletivamente seja relevante, no entanto não se pode negar, que a seu modo conseguiu notoriedade.Enfim, a morte de alguem publico sempre mobiliza as mais diversas opiniões, sejam favoraveis ou não.

terça-feira, 17 de março de 2009

As Mensagens Subliminares no Nosso Dia-a-Dia ....

Essa semana a internet foi invadida por muitas discussões sobre o comercial vinculado na TV aberta de um salgadinho, que de forma implícita refere-se a homossexualidade, não como algo para ser pensado e visto como um comportamento de livre expressão da sexualidade, mas com traços velados de homofóbia.
Todos deveríamos sermos treinados para entender as mensagens subliminares, um ponto de partida para que as propagandas não passassem assim como apenas um anuncio publicitário.Hora de reflexões, ou de adequações de olhares.
O que não podemos é deixar passar desapercebido, tantos outros que induzem ao preconceito, de maneira velada e muitas vezes como "normalidade" se agir assim.Sou a favor da livre expressão, desde que essa não segregue as já minorias.
Quanto mais pessoas discutirem, mais aguçado ficará nosso olhar para esse mundo publicitário que visita nossas casas,e encanta nossas crianças e adolescentes todos os dias.
Bem mais que apenas um olhar sobre a homofobia, esse comercial que para muitos é uma "brincadeira" com a forma esquisita do dançar do menino, também é preconceito por que ainda as diferenças são tratadas de forma segregadora.Apenas minha opinião, nada mais que um olhar critico sobre o que percebo.
linck do video:

segunda-feira, 16 de março de 2009

Não é Piada !!!!

Acabou o fim de semana, segunda-feira de novo, por aqui nessa capital dos pampas o friozinho chegou , obaaaa. Mas o mundo continua dinâmico, e a igreja católica ainda produzindo grandes pérolas, não bastasse o episódio de PE, uma jornalista lá do Vaticano, a pedidos escreveu uma matéria para homenagear as mulheres pelo dia 08 de Março.
O referido artigo diz que a máquina de lavar foi uma revolução para a independência feminina, bem mais que os contraceptivos e a entrada no mercado de trabalho. Em pleno Séc. XXI, ainda somos vistas como para sermos do "lar".
Óbvio que reconheço que os grandes inventos e a grande descobertas de produtos domésticos facilitaram muito o mundo feminino. Mas esse olhar deveria ser diferente, ou seja, a maquina de lavar só obteve tanto sucesso, por que as mulheres pararam de serem tão somente"parideiras",para assumirem jornadas de trabalho fora de casa, cada dia maiores e deixaram de molhar a barriga no tanque e seca-la na beira do fogão.
Conquistamos espaço em um mundo machista e podem acreditar, não foi a máquina de lavar a responsável por isso. Mulheres do novo século, são mulheres multi funcionais, ou o mercado se adequa a esse novo perfil feminino ou simplesmente ira perecer.
Chegará um dia, que seremos lembradas, não somente pela roupa cheirosa nas gavetas, a comida bem temperada e filhos bem cuidados, seremos lembradas como indíviduos produtivos e altamente relevantes para mover essa grande engrenagem chamado universo humano.