sábado, 4 de abril de 2009

A Vida Não É Um Gibi.....

Chegou o tão esperado fim de semana, pelo visto por aqui será mais um dia de calor desértico, mas tudo bem vamos em frente. Quase Páscoa, muita gente querendo ganhar presente do coelhinho, bons tempos quando ainda tínhamos essas fantasias infantis, creio ser o melhor da infância, essa capacidade de fantasiar, de ver bichinhos nas nuvens, acreditar no papai noel e em contos de fadas.
Mas crescemos, e junto a esse crescer também chegam as descobertas, de que não tem pote de ouro no fim do arco-íris, que é o princípe que vira sapo e não ao contrario, que teremos de passar o resto de nossos dias feitos leões, matando um boi por dia para sobreviver.
Claro que crescer também possui seu lado bom, ganhamos liberdade, saímos de casa(nem tds, muito marmancho morando com mamãe), descobrimos o sexo, os prazeres mundamos, amadurecemos(alguns), enfim, ser gente "grande" é bom.
O que complica é quando crescemos e continuamos a ver o mundo como "Alice no país das maravilhas", ou pior, adquirimos a síndrome de peter pan. Conheço muita gente que ainda prefere se relacionar com a "sininho". Lembram da sininho? a fadinha da estória de peter pan, tem gente que jura que ela existe.
Há homens com suas "sininhos" e mulheres feito "barbies" a espera de seu "Ken", complicado esse olhar distorcido sobre a realidade, ficamos como anões a espera que Branca de Neve acorde, e enquanto isso o mundo gira, envelhecemos e deixamos rastros de coisas mal resolvidas.
Somos seres peculiares, ainda indecifraveis, mas ao mesmo tempo sedutoramente óbvios, esse é o "X" da questão, somos humanos e excitantemente surpreendentes.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Mundo Humano Deveria se Espelhar nos Animais.....

Finalmente sextaaaaaaaaaaa, amodoro esse dia da semana.Por aqui no sul do sul desse Brasil Varonil ainda quente, nossa acho q somos uma filial do Saara. Será devido ao calor que as pessoas estão cada dia mais estressadas,egoístas,egocêntricas,e o pior esquecendo-se das suas limitações humanas?
Quantos amigos tens? Já fizeram essa "conta", não me refiro a conhecidos ou colegas, mas amigo, aquele que te reconhece nas alegrias e tristezas, que tem disponibilidade de te ouvir e não só de te escutar, pois é, cada dia mais essas relações de amizade estão ficando raras, mas enfim hoje é sexta.
Sexta de guerras, violências, de cerveja gelada no buteko.Ahh, no buteko todo mundo é amigo, tapinhas nas costas e etc e tal. Aqui nesse Rio Grande cada dia mais violento, a moda´do momento é agredir professores, bater em criancinhas, sem contar as brigas politicas, que agora até música é motivo de discórdia.
Etcha Brasilzão aão..... com tanta misseria social e moral, com tantas riquezas naturais, com um povo bravo, mas tão esquecido e o Sr. Lula lá fazendo piadinhas com o Sr. Obama, enfim coisas de gente.
E por falar em gente vou usar uma frase q ultimamente me faz muito sentido: "Quanto mais conheço as pessoas, mais gosto dos animais", será que eu deveria ter feito veterinária?

quinta-feira, 2 de abril de 2009

FIES, Ajuda ou Sentença de Morte????

Maravilha, quinta-feira, o finde chegando por aqui o outono esta chegando timidamente, ontem a seleção brasileira de futebol ganhou aqui em POA no estádio do meu timão o colorado(risos). Mas infelizmente nem tudo na vida é feito de vitórias, mais de 4oo mil novos profissionais que para conseguirem o tão sonhado diploma superior, recorreram ao FIES(financiamento estudantil),fornecido pelo governo federal.
Sou também uma dessas 400 mil pessoas, que devem alguns mil reais ao governo, com juros altíssimos e mensalidades que assustam até cego, vem tirando o sono de muitos de nós. Alguns beneficiários do FIES estão pleitiando junto ao ME uma anistia para essa divida, a despeito do que aconteceu com o antigo CREDUC.
Há um mito de que quando se termina a graduação, todos os estudantes já saem empregados e ganhando muito bem, pura lenda,nesse país que investe cada dia menos em educação, crises financeiras e empobrecimento, em nada combinam com o olhar dos governantes.
Está acontecendo um movimento muito importante que pode ser acompanhado através do site:www.fiesjusto.com.br, nesse espaço é possível acompanhar toda a movimentação e avanços para q possamos pagar essa divida dentro da realidade.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Camuflagem dos transtornos Mentais !!!

Buenas, aqui no sul do sul desse Brasil já é madrugada de quarta-feira, ainda quente para o horário, por que ainda estou acordada? Lembram, tenho insonia.
Confesso que já faz muito tempo que deixei de acompanhar novelas, pelo simples fato de tratarem a realidade como inexistente ou simplesmente colorirem com cores demais. Mas a novela global, que deveria ser das 20h, mas passa as 21h, vem tratando de alguns assuntos interessantes ligados a distúrbios psíquicos, como a esquizofrenia e a psicopatia.
Desde os tempos da graduação, a psicopatia me cativou, dentre tantos transtornos mentais é essa que me instiga a pesquisar. O indivíduo psicopata me fascina por sua inteligência, seu senso de "realidade", são sedutores e audazes.
Psicopata, a rigor designa toda pessoa que sofre de doença mental seja neurose ou psicose ou tem personalidade psicopática. Contudo essa última categoria nosológica em especial, dá o nome ao grupo conhecido como sociopatas. Estes por sua vez, na perspectiva psicanálitica são os portadores de neuroses de caráter ou perversões sexuais.(Fonte: wikipedia)
Gosto de postar conceitos, pois ninguém é obrigado a sabe-los decorados. Com tanta violência, atos muitas vezes insanos , me fizeram repensar sobre meu aprendizado. Tenho acompanhado alguns depoimentos de criminosos, onde verbalizam seus atos sem nenhum resquício de culpa, onde a falta de culpa também faz parte das características dos psicopatas.
E o mais interessante no personagem psicopata da referida novela, é que ele passa uma ideia de "normalidade" psíquica e emocional, remetendo-me a pensar, com quantos psicopatas convivemos rotineiramente sem percebermos, quantas pessoas interessantes não fazem parte da nossa rotina, com esse transtorno de personalidade.
Talvez tenhamos de rever conceitos, e adquirir muito cuidado nessa nova forma de conhecer pessoas"a internet", pois sem querer poderemos estar sentenciando nossa própria morte.

terça-feira, 31 de março de 2009

Família X Escola X Violência = Caos Social

Terça-feira, 31 de Março e parece q o verão não quer ir embora das terras gaúchas, será esse calor que está ajudando a grande "onda" de violência nas escolas públicas desse estado? Nos últimos dias os meios de comunicação só noticiam esses fatos.
Será esse um fenômeno novo? Claro que não, esse tipo de comportamento é muito comum, porém com o passar dos anos houve tantas modificações, que essa violência adquiriu requintes de crueldade.
São meninos e meninas exteriorizando seus conflitos familiares, sociais e emocionais, como se eclodindo suas dores e revoltas em direção a quem está apenas tentando orientá-lo, os "professores".
Outro desvio comportamental em moda é o "Bullying", onde um individuo, ou vários cometem violência contra alguém que julgam fraco ou diferente dos conceitos da turma, violência essa tratada na midia através da novela global das 21h.
De quem é a responsabilidade? de pais,escolas,amigos,internet? Cada dia mais, as famílias estão se tornando autónomas, as inúmeras tarefas fora de casa, acabam por deixar a criança e o adolescente sob cuidados de terceiros ou a sua própria sorte.
Muitas famílias também acreditam, ser a escola a responsável por essa educação, longe disso, afinal, esses mesmos professores também delegam a outros o cuidado de seus filhos,mal remunerados,estressados e desvalorizados esses professores também passam ao papel de vitimas dessa violência muitas vezes gratuita.
É preciso um reforma social, informações que concientizem pais,professores e governo, é preciso ações efetivas e um olhar profissional para todo esse caos, bem mais que violência urbana, podemos sim estar diante de sérios comprometimentos psíquicos, onde esses jovens podem no futuro engrossar as estatísticas de superpopulação do sistema carcerário.
Fica o alerta, olhar diretamente para o que acontece dentro de nossas casas, antes de responsabilizar outros por nossas falhas e limitações.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Ainda é Só Segunda-feira!!!!!

Dei uma sumidinha, por aqui nas bandas do sul do Brasil ainda calor, pelo jeito o tal aquecimento global estacionou em POA. Por falar em aquecimento global, será que todos aderiram a "Hora do Planeta"? Bem, eu fiz minha parte, mesmo sendo um ato simbólico, vale como um alerta de que se cada um fizer sua parte , ainda é possível salvar a terra.
Nesse país tupiniquim, nosso presidente ainda produzindo pérolas, deve ter sido inspirado pelo Santíssimo Papa. Há defensores de que o Sr. Lula da Silva é apenas distraído e nada intimo do bom senso, também há controvérsias, particularmente penso que o representante "mor" de uma nação deve possuir no minímo auto critica, e reconhecer seu despreparo cultural e intelectual.
Das duas, uma, ou usa seu segundo mandato e busca progredir ou fica de "bico" calado. Sou petista ativa, mas reconheço as graves deficiências desse governo "lula lá". Enquanto isso, lá para as bandas o nordeste, a polícia indicia a mãe da menina de 9 anos estuprada pelo padrasto e q teve que se submeter a um abordo.
Lembram? houve excomunhões, protestos, pois é , sou a favor de responsabilizar essa mãe por negligência e conivência, essa e tantas outras que fecham os olhos para o que acontece em seus lares doces lares. Não é aceitável que uma mãe não perceba mudanças comportamentais, emocionais e físicas em suas filhas.
Buenas, ainda é segunda-feira, teremos uma semana para nos depararmos com pérolas ,produzidas não por ostras, mas por autoridades,pessoas comuns. Então pé no mundo real e luta contra essas barbaridades sociais.