quarta-feira, 1 de abril de 2009

A Camuflagem dos transtornos Mentais !!!

Buenas, aqui no sul do sul desse Brasil já é madrugada de quarta-feira, ainda quente para o horário, por que ainda estou acordada? Lembram, tenho insonia.
Confesso que já faz muito tempo que deixei de acompanhar novelas, pelo simples fato de tratarem a realidade como inexistente ou simplesmente colorirem com cores demais. Mas a novela global, que deveria ser das 20h, mas passa as 21h, vem tratando de alguns assuntos interessantes ligados a distúrbios psíquicos, como a esquizofrenia e a psicopatia.
Desde os tempos da graduação, a psicopatia me cativou, dentre tantos transtornos mentais é essa que me instiga a pesquisar. O indivíduo psicopata me fascina por sua inteligência, seu senso de "realidade", são sedutores e audazes.
Psicopata, a rigor designa toda pessoa que sofre de doença mental seja neurose ou psicose ou tem personalidade psicopática. Contudo essa última categoria nosológica em especial, dá o nome ao grupo conhecido como sociopatas. Estes por sua vez, na perspectiva psicanálitica são os portadores de neuroses de caráter ou perversões sexuais.(Fonte: wikipedia)
Gosto de postar conceitos, pois ninguém é obrigado a sabe-los decorados. Com tanta violência, atos muitas vezes insanos , me fizeram repensar sobre meu aprendizado. Tenho acompanhado alguns depoimentos de criminosos, onde verbalizam seus atos sem nenhum resquício de culpa, onde a falta de culpa também faz parte das características dos psicopatas.
E o mais interessante no personagem psicopata da referida novela, é que ele passa uma ideia de "normalidade" psíquica e emocional, remetendo-me a pensar, com quantos psicopatas convivemos rotineiramente sem percebermos, quantas pessoas interessantes não fazem parte da nossa rotina, com esse transtorno de personalidade.
Talvez tenhamos de rever conceitos, e adquirir muito cuidado nessa nova forma de conhecer pessoas"a internet", pois sem querer poderemos estar sentenciando nossa própria morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário