terça-feira, 31 de março de 2009

Família X Escola X Violência = Caos Social

Terça-feira, 31 de Março e parece q o verão não quer ir embora das terras gaúchas, será esse calor que está ajudando a grande "onda" de violência nas escolas públicas desse estado? Nos últimos dias os meios de comunicação só noticiam esses fatos.
Será esse um fenômeno novo? Claro que não, esse tipo de comportamento é muito comum, porém com o passar dos anos houve tantas modificações, que essa violência adquiriu requintes de crueldade.
São meninos e meninas exteriorizando seus conflitos familiares, sociais e emocionais, como se eclodindo suas dores e revoltas em direção a quem está apenas tentando orientá-lo, os "professores".
Outro desvio comportamental em moda é o "Bullying", onde um individuo, ou vários cometem violência contra alguém que julgam fraco ou diferente dos conceitos da turma, violência essa tratada na midia através da novela global das 21h.
De quem é a responsabilidade? de pais,escolas,amigos,internet? Cada dia mais, as famílias estão se tornando autónomas, as inúmeras tarefas fora de casa, acabam por deixar a criança e o adolescente sob cuidados de terceiros ou a sua própria sorte.
Muitas famílias também acreditam, ser a escola a responsável por essa educação, longe disso, afinal, esses mesmos professores também delegam a outros o cuidado de seus filhos,mal remunerados,estressados e desvalorizados esses professores também passam ao papel de vitimas dessa violência muitas vezes gratuita.
É preciso um reforma social, informações que concientizem pais,professores e governo, é preciso ações efetivas e um olhar profissional para todo esse caos, bem mais que violência urbana, podemos sim estar diante de sérios comprometimentos psíquicos, onde esses jovens podem no futuro engrossar as estatísticas de superpopulação do sistema carcerário.
Fica o alerta, olhar diretamente para o que acontece dentro de nossas casas, antes de responsabilizar outros por nossas falhas e limitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário