sábado, 9 de maio de 2009

Maconha, Um barato Legal???

Obaaaa é sábado, aqui no sul do sul desse país tropical, um lindo dia de sol. Nada como o fim de semana para recarregar as energias para uma nova jornada.
Mas hoje não é um sábado comum, em alguns países e em alguns estados brasileiros, aconteceu a "Marcha pela Maconha", assunto controverso e que gera polêmicas.
Nos anos 70 usar a maconha era uma forma de RG, muitos ativistas, grandes nomes que contribuiram para mudanças significativas para o Brasil, faziam uso da maconha.
Hoje no Século XXI, muitos jovens e muitos adultos fazem uso da maconha, alguns a usam para relaxar, outros por vicio constante. Mas negar sua existencia é hipocrisia.
O mercado do trafico é real, gera renda, e é um grande captador de mão-de-obra clandestina. A droga é uma mercadoria que sobrevive, por que há publico consumidor. O dono da "boca" é um prestador de serviço, por mais impactante que isso possa´parecer.
Muitas comunidades sobrevivem e vivem , por e pelo trafico, muitas famílias são sustentadas e protegidas pelo traficante.
Essa marcha pela maconha, é bem mais que ideologia e liberdade de expressão, é um alerta para que possa haver uma revisão das leis desse país.
Não é apologia, ou um levantar de bandeira a favor da maconha ou de qual quer outra droga, classificada como ilícita, mas uma busca sensata por medidas que realmente possam fazer mudanças nessa realidade.
Bob Marley, Novos Baianos, Raul Seixas, o movimento Hyppe, são apenas figuras ilustrativas do uso da maconha. Hoje a maconha é apenas uma porta para trilhar o longo caminho da drogadição.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Realidade Contraditória !!!

Finalmente quinta-feira, essa semana esta sendo penosa e pesada, as vezes nos perguntamos: "o que estamos fazendo aqui?". Foi o que fiz essa semana, não só me questionando sobre o que faço aqui, como também por que faço assim?
As vezes não há respostas concretas e objetivas, apenas é preciso vivenciar cada etapa. Porém sou uma constentadora de carteirinha, e as poucos respostas que obtenho não me satisfazem.
Ando totalmente sem tempo, mas sempre atenta a tudo que acontece.Aqui no bairro onde moro e trabalho, o medo do momento é a tal "febre amarela", as filas nos postos de vacinação estão quilometricas.
Comportamento bastante contraditório, se for levado em consideração que 60% das pessoas que estão nas filas, vivem em situação de risco. Há um medo quase mortal de ser contaminado pela febre amarela, mas parecem não terem medo dos efeitos fatais da drogadição.
Enfim, ainda a semana esta em andamento, sexta-feira ainda não chegou, teremos então de encarar a vida de frente. Construindo resistências e suportando frustrações.Aprendi que não há receita de bolo quando se trata de relações humanas.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Banalizando o Cotidiano.......

Sei que ando sem tempo, mas cada dia que passa preciso de mais horas para realizar tudo que preciso. Domingo foi bom, cheio de surpresas, a segunda-feira tumultuada.
As vezes complica mexer no que já nos parecia resolvido, e derrepente nossa vida sofre mudanças radicais, e ficamos nos perguntando como iremos administrar.
Com certeza muitos de nós em algum momento da vida, por várias situações , acabamos por fazer escolhas que nos parecem as mais coerentes, mas acaba havendo outras situações que fazem nos parecer que erramos na escolha inicial.
Mas enfim, por aqui em terras gaúchas, ainda tudo muito violento, alias parece ser a palavra da moda"violência", já nos soa banal.
Ando cansada, não apenas fisicamente,por consequência de uma jornada "pesada" de trabalho, mas emocionalmente.
Se fossemos mais racionais, nos daríamos conta de quantas coisas,pessoas,oportunidades perdemos. Minha profissão é por vezes frustrante, talvez por sermos também humanos.
Toda segunda-feira é penosa, pois há sempre muitas mortes, prisões,dores,medos e solidões na minha rotina de trabalho. Sentimentos esses produto exclusivo das desigualdades sociais, da droga que se alastra , feito fogo em vegetação seca.
Há culpados, vitimizados e inertes, o que fazer contra esse rastilho de pólvora que é o mercado da drogadição? Não sei, e sinto-me impotente, nesse Brasil varonil, tudo parece insolucionavel.
Mas ainda é terça-feira, teremos muitas horas a percorrer até o próximo fim de semana.