sábado, 30 de maio de 2009

Amigos e Amizades !!!!!!

Finalmente eis que estamos no fim de semana, eu realmente cansada. Por aqui frio e chuvinha miúda, bom para não abandonar a cama.
Creio que assim como eu, alguns dos leitores do meu blog deve ter estranhado o novo "Layout", pois é, uma dessas boas surpresas da vida. Quando resolvi criar esse blog foi assim meio que de brincadeira, não sabia e confesso que ainda não sei utilizar todas as ferramentas, mas nada como se conhecer a pessoa certa.
Um amigo muito querido, apesar do imenso oceano que nos separa, me presenteou com essa nova formula do meu blog, ele apesar de silencioso, o lê sempre e é o responsável pelo blog ainda estar no ar. Ele não me deixou deletar, convencendo-me de que escrevo bem( risos).
Então o post de hoje vou dedicar ao PAULO, esse meu amigo luso, sensível,por vezes engraçado, em outras tímido, mas que possui o que julgo de mais caro no ser humano "Carater". Ele hoje representará todas as pessoas que fazem parte da minha essência, amigos que nunca me deixaram desistir, mesmo quando eu acreditava ter todas as certezas.
Tudo de certa forma na vida se extingue, amores, paixões, projetos se frustram, mas o único sentimento que guardamos como um tesouro é o da AMIZADE. Essa palavra por vezes tão vulgarizada.
Vamos ao "finde", aproveitar o ócio e tirar o melhor da vida, e aos meus amigos declaro meu amor,respeito e reconhecimento, e a Paulo digo que não desista de ser como é, pois por vezes a vida pode ser até uma viagem de trem, porém podemos e devemos escolher viajar de primeira classe.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Das "Bolsas Tudo", As Cotas Abrangentes......

Ela chegou, finalmente a tão esperada sexta-feira esta ai. Aqui nesse sul do sul do Brasil, o frio realmente chegou, e creio que agora para ficar em nossa companhia. Eu adoro.
Semana movimentada, cheia de grandes e surpreendentes acontecimentos em todas as esferas da vida. Estou cansada, porém com aquela sensação confortável de dever cumprido.
Esse país sempre nos surpreendendo com suas politicas de educação, já não bastasse as tantas 'bolsas tudo" do governo federal, viramos também o país das cotas.
Há tantas cotas, que não será surpresa se for criada uma nova etnia. Há cotas para afrodecendentes, índios, PNEs, idosos, enfim, tudo que é julgado como diferente e desfavorecido, eis que o governo cria uma modalidade nova de assistencialismo.
Pois bem, tanto se falou, tanto se questionou o vestibular e a forma desigual que brasileiros chegam aos bancos acadêmicos das universidades e faculdades gratuitas, que apartir de 2010 será usado o desempenho do ENEM para ajudar os estudantes de escolas públicas de ensino médio a chegarem até a graduação.
Ao meu ver, essa é uma preocupação que deveria estar implantada já no ensino fundamental, onde teoricamente já deveria estar sendo investido na formação dos professores e refletiria na aprovação e aprendizado desses jovens.
Mas somos igualmente o país do apagar de incêndio, e será esse um investimento criado para esbarrar nas controvérsias. Já esta havendo opiniões contrarias, politicos, universidades, que discordam desse famoso "jeitinho" brasileiro.
Mas é sexta, dia da tão esperada esticadinha depois das 18h, do jogar de conversa fora, de desestressar e acordar sem o despertador.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dúvidas ???

Quinta-feira, pode até parecer exagero, porém queria eu que já fosse o fim de semana. Quando os dias já não parecem mais oferecer as horas necessárias, fica-nos uma sensação de que algo foi esquecido.
Por aqui, dias de sol, amanhecer e anoitecer de inverno, coisas de sul brasileiro. Vivemos em um país que criou regras e comportamentos assistencialistas, vícios complicados de erradicar. Trabalhar na área social e comunitária é um exercício constante de elaboração de frustrações.
A vida se demonstra com tantas emergências e urgências, que nos faz sentir impotentes diante da realidade. E fico a me perguntar, como há pessoas que vivem sem sequer olharem pela janela.
Há por vezes um instalar-se de egoísmo e descomprometimentos que me assustam. Profissionais relapsos, sistema falho e pessoas abandonadas a sua própria sorte. Ontem verbalizei meus questionamentos enquanto profissional capaz de exercer minha profissão.
E hoje mais uma vez me vi em xeque diante das minhas escolhas. É inevitável nosso olhar utópico sobre a realidade social, fantasiamos inúmeras possibilidades e poder de resolver as dores do mundo.
Confesso que as vezes essa frustração me faz reduzir a marcha, repensar meu papel até mesmo como ser pensante. Mas ainda teremos de viver a sexta-feira, antes de partirmos para o relaxante ócio do fim de semana.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Coisas de Humanos !!!!

Nossa já é quarta-feira, essa semana esta bem movimentada, felizmente de bons e excitantes acontecimentos. O ser humano consegue ser surpreendente de forma prazerosa quando se disponhe a isso.

Talvez todos nos em algum momento da vida já tenha colocado em "xeque" sua escolha profissional, eu tenho repensado muito a minha. As vezes creio ter feito a escolha errada, em outras certezas absolutas de escolha certa.

É mágico quando conseguimos fazer com que o outro sinta-se bem diante do que falamos, e até mesmo teorizamos. Coincidentemente essa semana passei por experiencias interessantes com a minha profissão.

Pessoas sofrendo por suas perdas afetivas, como se tornam frageis e vulneráveis, seres que no dia-a-dia representam papeis de muralhas, ficam como crianças desamparadas diante da ausencia do ser amado.

Tenho falado muito de relaçoes unelaterais por aqui, e por vezes parece ser essa a modalidade de relacionamentos do Século XXI, onde deveria existir dois, só um investe, só um planeja, só um projeta e só um ama intensamente.

E pasmem, cada dia mais os homens, figuras fortes, estão se fragilizando, estão sofrendo as dores dos amores rompidos, deprimindo diante das frustrações do famoso "pé na bunda".

O desuso de relacionamentos seguros, reais e comprometidos, levam de certa forma ao medo, receio e fuga de possiveis relações duradouras. Estamos sim, em uma realidade, embora em um momento pareça irreal, mas são relações que de certa forma já nascem para falir.
Para finalizar o devaneio de hoje, precisamos realmente rever nossos conceitos, elaborar nossos medos, arrumar nossas gavetas e seguirmos a ser tão somente humanos.

domingo, 24 de maio de 2009

O País do Assistencialismo .....

Já é domingo, quase hora de nos despedirmos do fim de semana, iremos todos em busca da rotina que nos cega e limita.
As vezes complica fazer parte desse sistema, porém há situações inevitáveis que precisamos compactuar, trabalhar é uma delas, pois em tempos globalizados isso é fato e um privilégio de poucos, seja visto a massa de desempregados desse país tupiniquim.
Ontem comentei de estar fazendo o senso do "Bolsa Família", pois esse programa foi ampliado para beneficiar, índios, moradores de rua e sem terras. Esse beneficio oferece as famílias com crianças em idade escolar o valor de R$120,00 reais, com o comprometimento da criança frequentar regularmente os bancos escolares.
Não sou a favor do assistencialismo, mas é preciso reconhecer que essas "bolsas tudo", da administração atual do Brasil, serve para redimir o governo de suas falhas administrativas, afinal sai mais em conta alguns milhões de reais em bolsas, do que financiar moradia, educação e saúde de qualidade.
E no fim das contas, sobra mais em caixa para viagens e salários vergonhosos dos nossos legisladores, congressistas e toda a equipe que esta grudada nas "tetas" do governo federal.
Mas ainda é domingo, temos umas horas de ócio, aqui com sol e calorzinho, então vamos ao churras, cervejas geladas e chimarrao no fim da tarde.