sábado, 15 de novembro de 2008

Nostalgia Talvez .......

Hoje fiquei um bom tempo olhando para a folha em branco sem saber sobre o que escrever, sei que muito embora não deixem comentários,muitas pessoas estão lendo meu blog,o que me deixa muito feliz.Em momento algum construí expectativas de ser uma escritora,resolvi criar esse espaço como forma de expor o que penso e como percebo as mudanças,comportamentos e o que vejo ao meu redor.Sexta – feira,meu dia preferido,muito embora esse texto vai estar no blog no sábado,estou escrevendo-o na sexta,coisas de Elaine,bem voltando a meu dia preferido,quando adolescente e depois lá pelos meus 20 e poucos anos,eu acreditava na liberdade,pois tenho uma alma cigana,o tempo passou,e agora com mais de 40 anos percebo que muitos dos meu credos ficaram no passado. Estranho é o amadurecer, deixamos muitos sonhos no passado, adquirimos outros, muitas coisas aconteceram,outras tantas ainda virão,pessoas conhecemos por 1 minuto,1 hora,1 dia,1 semana,1 mês,1 ano,e derrepente se vão como a fumaça e resta só as boas e más lembranças. Tenho notado que cada vez mais estamos nos afastando uns dos outros, isolados, solitários, autônomos e por vezes tristes. Já não há cumplicidades, dedicação, respeito, solidariedade entre os seres humanos,quando vão ao encontro do outro já é com uma proposta de barganha,nada é gratuito. Às vezes fico nostálgica na sexta, talvez por que me remete aos meus 16 ou 17 anos, onde nesse dia saia sem rumo para bem viver a vida, e hoje nem sempre vou ver o mundo lá fora, às vezes por opção, outras por falta de opção, mas o certo é que o egoísmo humano esta nos transformando em exércitos de solitários.Então vamos cantar aquela da Sandra de Sá,que diz: “Solidão dá um tempo e vá saindo,de repente eu tô sentindo,que você vai se dar mal.”

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Qual o teu fetiche?

Antes de pensar qual o teu fetiche, vamos primeiro saber a origem e o que significa “Fetiche”. Um fetiche (do francês fétiche, que por sua vez vem do português feitiço e, este, do latin facticius "artificial, fictício") é um objeto material ao qual se atribuem poderes mágicos ou sobrenaturais, positivos ou negativos. Inicialmente este conceito foi usado pelos portugueses para referir-se aos objetos empregados nos cultos religiosos dos negros da África ocidental. O termo tornou-se conhecido na Europa através do erudito francês Charles de Brosses em 1757. Em psicologia o fetichismo é uma parafilia. O objeto do fetiche é a representação simbólica de penetração, tem conotação sexual, é um objeto parcial e não representa quem está por trás do objeto. Os fetiches mais comuns na sociedade ocidental são os pés (no Brasil, a adoração por pés recebe um nome especial: podolatria), os sapatos e a roupa íntima. Os objetos usados na prática do sadomasoquismo são fetiches.((http://pt.wikipedia.org/wiki/Fetiche) Muito bem,agora já sabemos um pouco sobre o fetiche, engraçado como algumas pessoas ainda sentem-se envergonhadas em verbalizar suas fantasias,fetiches, desejos e tesão. As dificuldades em lidar com a sexualidade e o sexo ainda faz com que muitas pessoas fiquem na velha prática de “papai e mamãe”. O prazer sexual é um direito e até um dever de qualquer pessoa saudável, afinal esse prazer também faz parte das vantagens adquiridas com a evolução humana, pq descobrimos que fazer sexo não é só indicado para procriar. Conheço pessoas que sentem-se atraidas com as mais diversas coisas,desde objetos até profissões,isso mesmo,enfermeiras,médicos,bombeiros,”guardinhas”ops,eu conheço um guardinha,tive idéias,risss,etc e tal. Então a pergunta do dia é: Qual o teu fetiche? Sei deve estar pensando,e o teu Elaine qual é?(risos),hum o meu é viver intensamente todas as emoções que o estar viva me proporciona,todinhas.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Tu tens Medo do Que?

Definição de medo para leigos: “O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.” Então qual teu medo? O meu medo maior é de perder a naturalidade dos meus atos,deixar de ter essência.As vezes passamos a vida toda em busca de agradar as pessoas que nos rodeiam,mas há um momento que necessitamos nos agradar. Quando crianças,nossos pais nos assustavam com o bicho papão,a cuca,o velho do saco e tudo mais que julgavam que teriamos medo.Quando adolescentes os medos continuaram,mas com novos nomes: ‘medo das “espinhas”,medo de não crescer,medo de não ser aceito pela turma,medo de não ter namorado(a)”,enfim muitos e muitos medos. Bem,crescemos e viramos gente grande,e da-lhe mais medos,novamente com novos nomes:”medo de não casar,medo de não ter filhos,medo de não conseguir emprego,medo das contas do fim do mês,medo de ficar impotente ou frigida,medo de ser traido,etc e tal” E hoje,agora,nesse exato momento qual o teu medo? Hum ,vai me dizer que não tem nenhum? Que feio mentir(risos). O certo é que como diz o ditado: “o medo tira a vontade de ganhar”,e é a mais pura verdade,então vamos exorcizar nossos bichos papões,nossas espinhas,afinal crescemos e o unico medo real é o de não conseguirmos ser nos mesmos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Porto Alegre é Demais !!!!!!!

Sou gaúcha, nasci, cresci e vivo em Porto Alegre, uma cidade em desenvolvimento, com um dos mais belos pores-do-sol do mundo, tem um rio que é lago, uma chaminé que já não solta fumaça, um cais que não é mais do porto, o brique da Redenção, porém tem vida, tem gente alegre e hospitaleira, tem Mário Quintana,o teatro São Pedro,e agora no mês de novembro em outros 53 passados,a feira do livro,a maior feira a céu aberto da América latina,que esse ano homenageia o estado de Pernambuco,e em conseqüência dessa homenagem tivemos a ilustre presença do mestre Arianu Suassuna,um homem que sabe usar a palavra como poucos. Bom poder ser porto-alegrense por esses motivos, e não sermos reconhecidos só pela violência urbana, ou a corrupção na política. Realmente Porto Alegre é demais, o centro da cidade nessa época fica vivo, com gente pensante, curiosa, com ipês roxos e amarelos ornando as histórias dos livros, a magia que isso gera. Sou fascinada por livros e tudo que aprendemos, mesmo a era da internet, não supera o prazer de tocar, folhar um livro, o cheiro, as letras ali expostas simetricamente, que alem da historia, da pesquisa, do enredo, trazem muito de quem o escreveu. Confesso, sou bairrista, me orgulho da nossa historia, dos Farrapos, de Prestes, até de Getulio Vargas. Cada estado, cada cidade, possui seu encanto próprio, mas a nossa sempre é a melhor, por que é nela que crescemos que construímos nossos sonhos, tivemos nossos filhos, é a nossa cidade que nos acolhe quando nos sentimos sozinhos, feito colo de mãe, é bom ter do que se orgulhar, e ter a feira do livro é um privilégio, embora o livro ainda não seja tão accessível, quanto à internet,pois por mais absurdo que pareça,é mais barato ir à Lan House, do que comprar um livro. Escreveu Quintana: “No fim tu hás de ver que as coisas mais leves são as única que o vento não conseguiu levar:um estribilho antigoum carinho no momento precisoo folhear de um livro de poemaso cheiro que tinha um dia o próprio vento...”

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Homem X Mulher: Só Amigos?

Resolvi escrever sobre esse tema, por que tenho um melhor AMIGO, sei que o convencional é mulheres terem melhores AMIGAS, mas eu quebro convenções e tenho sim um melhor “AMIGO”. Engraçado como as pessoas reagem de formas variadas a esse respeito, algumas céticas, outras sem opinião definida. O certo é que isso mexe com o imaginário, ficam buscando informações, tentando certezas que nem elas próprias possuem, qual a dificuldade enfrentada por essas pessoas, para que não entendam que pessoas de sexos opostos, podem sim terem somente uma relação de amizade, sem nunca terem, ou a virem criar possibilidade ter algo com intuito sexual. Eu, particularmente acredito que são indivíduos com problemas ou dificuldades com suas relações interpessoais.Homens e Mulheres podem existir tão somente uma relação de amizade? Boa pergunta. Há uma tendência em transferir nossas dificuldades como forma de aliviar através do outro o que não conseguimos gerir em nós. Já por várias vezes me senti desconfortável em ter que argumentar e tentar provar que estavam equivocadas quando afirmavam que tínhamos um “caso” e não estávamos assumindo. Hoje desisti,quando questionada afirmo que sim,o incrível é que ainda dizem: “é mesmo; ta falando serio?” Etcha povo indeciso, mas me divirto com isso, porém, não tem como não ter um olhar profissional para esses comportamentos, um tanto patológico, pois em pleno Século XXI, as pessoas não conseguirem se relacionar de forma madura, sem sexualizar, é preocupante. Roberto Carlos compôs uma música em homenagem a Erasmo Carlos, “... meu amigo de fé, meu irmão camarada...” como forma de dizer o quanto te-lo como amigo era importante, e ate onde sei, não são homossexuais, e com certeza foram elogiados por tão sublime prova de amizade, Então, por que homens e mulheres não podem ser só amigos?Teremos que compor musica também? O que sei é que não faço sexo com meu melhor amigo, e a amizade que temos é gratificante e prazerosa, por que somos maduros e sabemos o nosso real papel nessa tão maravilhosa convivência. Digo-vos, tenham um melhor AMIGO, mulheres, e homens conquistem uma melhor AMIGA, saberão o quanto prazeroso à vida pode ficar, sem o ranço do pré conceito.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Gostar é um Erro?

Por que deixamos as pessoas nos magoarem? Ou será que é a gente que se magoa? O certo é que esse sentimento é muito ruim. Tenho um defeito, ou um dos meus defeitos, o de ser muito fiel aos meus amigos, me entrego a eles, invisto minhas melhores expectativas,e confesso,espero reciprocidade. Humanos, que estranhos somos, por que possuímos essa mania de gostar, de se importar com o outro, deveríamos poder ser autônomos emocionais em certas situações, assim muitas dores e frustrações seriam evitadas. A minha teoria de que nascemos para viver aos pares às vezes parece irreal e falha, mas também tenho outro defeito, pouco nobre, eu guardo magoas, dores e decepções, e mesmo que tenha que pagar um preço alto, não volto atrás, sou justa, dou chances,desculpo,dialogo, mas não sei tolerar reincidências.Ruim? Pode ser, mas sou assim. Hoje fui surpreendida por mais uma decepção,doeu,foi ruim, mas às vezes esses acontecimentos servem para que possamos reciclar nossa conduta ou comportamento, acho que estou precisando ser menos tolerante e resgatar o amor próprio, e o mais importante, aprender a dizer NÃO, não a tudo que me faz mal. Tudo bem, estou sendo dramática, pode até ser, mas é um saco a gente se sentir desvalorizado,e uma dica,nunca digam para quem se impota com vocês,que zela pela amizade,”mas báh,tu não me deixa em paz,ou tu não me dá folga”,por que esse ligar pode ser também que estamos querendo ser cuidados.As vezes é bom desabafar,evita-se assim infartos e úlceras gástricas,quem sabe eu aprenda a viver como diz o Zeca Pagodinho:”....deixa a vida me levar,vida leva eu....” O certo é que eu deveria ter escolhido a medicina veterinária e não a psicologia, primeiro por que os bichos só te fazem mal como forma de defesa quando se sentem agredidos, e segundo, por que psicólogo trás a obrigatoriedade de ter explicação para os comportamentos dos humanos, dos que pagam e dos que fazem parte da nossa intimidade. Mas como eu já disse, eu gosto de gente, é pasmem, também sou gente, mulher, escorpiana, rancorosa e cheinha de falhas e pecados. E como diz Rita Lee: “... por isso não provoque, é cor de rosa choque...”.

domingo, 9 de novembro de 2008

Será que o Nome do Bicho Papão é Domingo a Noite?

Por que para algumas pessoas o domingo a noite se transforma em um bicho papão? Muitas pessoas sofrem da DDN (depressão do domingo à noite), a depressão não é só uma falha química da Dopamina e da Serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo humor e pelo estado afetivo de um indivíduo, é também responsável por comportamentos nem sempre considerado os mais adequados. A depressão vem se tornando junto com o stress e a hiperatividade, o mal do século. As relações humanas cada dia mais embasadas em pequenos momentos, nem sempre com a certeza de continuidade, o mercado de trabalho priorizando a qualidade total e a disputa nem sempre honesta, tem trazido para nós humanos graves conseqüências insalubres ao nosso bom funcionamento físico e mental. É preciso entender que esses sentimentos que afloram aos finais de domingo ou em outro dia da semana, estão muito ligados à forma como vivemos nossa vida e tudo que nos cerca, saber lidar com a solidão, as frustrações não é tarefa fácil, porém, o caso se agrava quando não respeitamos os sintomas.A depressão tem sintomas que podem muito bem serem confundidos com uma tristeza sem causa aparente,com sentimentos derrotistas,isolamentos sociais,mas a diferença é quando se tornam recorrentes,e sendo assim merecem um olhar especial. Não é nada confortável se sentir um estranho no próprio ninho, nesse caso, nossa mente. Sempre digo que carregamos em nossa cabeça um inimigo intimo o “cérebro” esse órgão ainda tão misterioso para a ciência. O cérebro tem armazenado nossa psique, nossas defesas, nossos sonhos e planos de futuro, e juntando tudo isso com a química existente em cada neurotransmissor, carregam uma bomba sempre prestes a explodir. Parece bobagem, mas muitos suicídios acontecem no domingo à noite,assim como nas festividades de fim de ano,por quê?Bem, talvez por que sejam dias e datas que estão ligados ao fim, sim o domingo embora seja o primeiro dia da semana, é encarado como o último do fim de semana, o natal uma data ligada à família, e muitos já perderam entes queridos, ou não conseguiram por várias razões constituírem a sua própria, o ano novo traduz o termino de um e o começo de outro, mas também existem aqueles que o vêem tão somente como algo que finda, sonhos não realizados, amores não concretizados, e assim, se estabelece primeiro uma saudade que não se sabe do que,depois um vazio profundo,igualmente parecendo descabido e por fim uma tristeza que coroe a alma,pronto,eis ai, a tal “Dona Depre”. Não há receitas de bolo, porém existem profissionais habilitados e indicados, para que junto com o portador da depressão, possam desvendar as causas desse estado deprimido, e buscarem o tratamento mais adequado. Eu particularmente acredito que quando nos sentimos desconfortáveis em determinada situação devemos buscar ajuda, às vezes uma simples troca de rotina já faz a diferença, melhorando o humor. É preciso acreditar que nem sempre as dores do mundo são só nossas,que somos apenas mais um ,nesse vasto universo,e se permitir compartilhar com outros, nossos sentimentos,nos ajudará a seguir em busca de uma vida com maior qualidade e relações mais saudáveis.