quinta-feira, 3 de maio de 2012

Alerta!!!


Em algumas profissões fica quase inevitável não se manter olhares específicos, no meu caso então é impossível não perceber a perigosa linha tênue entre a vida intima e a vida pública que estão se tornando as redes sociais.


A liberdade de expressão foi um direito adquirido, depois de muitas lutas entre um governo ditador e uma população que buscava seu direito de voz. Hoje no século 21 há uma interpretação errônea desse direito.Somos todos os dias bombardeados por posts  que nos levam para dentro da intimidade de dezenas de pessoas.


Confesso que muitas dessas informações ao meu olhar, não são em nada relevantes, eu sobreviveria sem elas normalmente. Estamos perdendo a noção de limites saudáveis nas relações humanas.

As pessoas buscam a popularidade, sem darem-se conta do grau de exposição que estão se submetendo, um comportamento perigoso, pois pode levá-los a perda de valores importantes, que em um primeiro momento pode estar passando despercebido.

Não estou aqui defendendo a moralidade extrema, apenas ponderando a nudez de atitudes que se tornaram as redes sociais. Há um disperse diário de valores e intimidade que põe em xeque a necessidade de tal atitude.

O voyeurismo,assim como o exibicionismo,está classificado tanto no CID-10 como no DSM IV, como desvios de personalidade, e ver exposições intimas me preocupa afinal meu ofício é zelar pela saúde mental do meu semelhante. Muito embora ninguém tenha pedido meu parecer técnico,me reservo o direito de ter esse olhar,afinal todos os dias me são fornecidos indícios de um comportamento patológico em massa.

Deixo a dica, revejam seus conceitos, redirecione suas necessidades a exposição e reavaliem comportamentos, afinal sempre há tempo de retroceder.