sábado, 6 de junho de 2009

Estamos Fazendo Sexo ou Amor???

É sábado aqui nessa cidade riograndense, a sexta-feira foi até tranquila para a realidade em que trabalho. Fim de tarde com amigas e depois surpresas agradáveis de começo de noite.
Aqui a lua cheia está radiante, iluminando essa noite fria de finalzinho de outono. Assim como nas marés, a lua influencia nossa libido e todos os instintos ligados ao prazer.
Em dias de relações fugazes, descomprometidas e até mesmo anônimas, o sexo como ato vem se mutando ao longo das décadas.
Lá na minha adolescência, fantasiamos o sexo por amor, na época da minha mãe o sexo era sem orgasmos femininos e com o intuito de procriar.
Hoje com meus 44 anos bem vividos, me dou conta que essa geração do século XXI, vivência o sexo com liberdade e libertinagem. Talvez já tenhamos parado para repensar nossa condição de "macho" e "fêmea", ou ainda de certa forma estejamos apenas passando em sigilo pela nossa sexualidade.
Parece papo de doido, mas não é, por mais que saibamos que o o sexo faz parte do estar vivo, muitas pessoas ainda o encaram com tabus e pudores.
As vezes a afetividade, deixa de ser ponto chave para um bom e prazeroso encontro dos sexos opostos(ou não tão opostos assim). A bem da verdade, é necessário assumirmos que fazer sexo está cada vez mais fácil, pois buscamos prazer e sensações emergenciais.
Para mim particularmente, sexo é liberdade de expressão e ação, encontro de duas pessoas despudoradas e liberais a ponto de encararem o sexo como algo que transcende o matrimonio ou contratos vitalícios de vida a dois.
Então deixo aqui uma pergunta para que possamos refletir, e que se encontre as respostas para algumas vontades que por vezes nos invadem, aquela vontade de ter alguém para cuidar e ser cuidado. O que é fazer sexo, ter orgasmos ou construção de um dueto de afeto?
Mas chega de devaneios, é sábado, dia de festas, namoros , flertes e resgate das energias perdidas durante a semana escravizante. E como diz Arnaldo Jabor: "Amor é cristão,Sexo é pagão,Amor é latifúndio,Sexo é invasão,Amor é divino,Sexo é animal,Amor é bossa nova,Sexo é carnaval".

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Caráter e Ética, Natos ou Adquiridos???

Eis que chegou a sexta-feira, as vezes parece que não iremos vencer a pesada carga da rotina, mas aqui estamos exaustos, porém ainda respirando. Aqui nessa Porto Alegre gélida "tudo como Dantes, no quartel de Abrantes".
Hoje vou devanear um pouco sobre carater e ética, e para deixa-los claros vou postar seus conceitos.
O caráter no Brasil ou carácter em Portugal, em psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.[1]. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.
Todos os conceitos retirados da wikipedia, gosto de trabalhar com conceitos, pois refletem a credibilidade que tento passar no que escrevo e posto aqui.
Porquê abordei esses dois conceitos? Por que tenho notado a falta vergonhosa desses dois traços de personalidade nas relações humanas, sejam elas nas relações socio-afetivas, quanto nas profissionais. Os seres ditos humanos estão cada vez mais se distanciando desses valores, que diferem na hora de escolhermos de que lado da estrada queremos caminhar.
Deixo aqui uma semente para reflexões, talvez possamos pontuar e organizar de forma racional , como anda nosso comportamento.
Mas é sexta, dia da esbornia e aproveitar a vida, beberemos com moderação(ou não) e amaremos com exagero.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Religião, Fé e Religiosidade.......

Ser gaúcha não tem preço, mas confesso que se adaptar aos primeiros dias gélidos do ano é uma tarefa arrepiante(risos), aqui o frio parece ter chegado com toda força, e estamos sensíveis a seu efeito.
Tenho escrito coisas sobre comportamentos afetivos, realidades sociais, amigos, uma infinidade de assuntos que de certa forma acabam interessando a um ou outro visitante desse espaço. E hoje estive pensando, óbvio que não sem motivo sobre religião, fé e religiosidade.
Em dias, digamos tão individualistas, acabamos mesmo sem perceber recorrendo a Deus, mas noto que não o Deus descrito na bíblia, mas a uma energia que nos leve talvez a descobrir o real sentido da vida.
Até os mais ordotoxos dos cientistas, estão se rendendo aos efeitos benéficos da fé, essa palavra tão pequena, mas que muitos acreditam mover montanhas. Isso me faz pensar nas minhas próprias montanhas e de que forma as estou removendo ou escalando.
Humanos que somos, não raro culpabilizamos o outro por nossas dores, fracassos ou frustrações, e esquecemos de um detalhe bastante relevante que é nossa parcela de responsabilidade sobre nossos erros e acertos.
Também não raro, culparmos o senhor Deus por nossas perdas e decepções, sempre tendenciosos a nos julgarmos injustiçados. Mas a pergunta básica é: somos usados ou nos deixamos usar?
As relações humanas são quase que em sua totalidade, baseadas nos ganhos secundários, e não doe muito vez ou outra nos perguntarmos os porquês das situações que vivenciamos. O que, mesmo inconscientemente estamos ganhando de fato.
E quem sabe possamos descobrir que a linha ténue que separa, religião, fé e religiosidade está intimamente relacionada com o que damos e o que esperamos do outro.
Mas é quarta-feira, dia reconhecido como o dia dos enamorados, e com esse frio sulista, nada melhor que um bom vinho (tinto seco, é claro) e uma boa companhia.

terça-feira, 2 de junho de 2009

( DES ) Humanos !!!!!

Ta bom, confesso eu adoro frio, mas vamos combinar não é preciso ser siberiano. Aqui nessa capital não tão alegre o inverno antecipou-se e esta abusado que só sentindo para acreditar.
A semana profissional começou movimentada, e cada vez mais me convenço o quão complicado e viver e conviver com o semelhante. Embora saibamos que somos seres que nascemos e dependemos do nosso grupo de iguais como forma de sobrevivência e aprendizado, essa relação esta cada dia mais difícil.
Sei que não posso de forma alguma desacreditar na condição do "ser" humano, porém é uma arte que ainda estou longe de dominar, seu entendimento pleno.
Somos miseráveis no que se refere a lealdade e respeito ao outro, usamos muitas vezes de dissimulações e artimanhas que esbarram nas barreiras dos valores morais.
Ainda, não sem dores e sofrimentos, alcançaremos quem sabe o equilíbrio em nossas relações interpessoais, afinal qual será o verdadeiro sentido de aqui estarmos se não o de aprendermos a sermos um pouco melhor e evoluir nessa pirâmide humana.
Mas sobrevivi a segunda- feira, agora viver a terça até chegarmos finalmente a sexta-feira, essa sexta que em especial estará carregada de emoções, romantismos, esperanças e lembranças de sonhos que vivemos.

domingo, 31 de maio de 2009

Mudar, Mutar ou Aprissionar-se ???

Genteeeeeeeee, aqui o frio chegou a toda força, depois de um sábado com chuvas, hoje o domingo é frio e com vento. Eu adoro dias assim, quisera ser somente um urso para hibernar. Mas sou apenas uma humana, que convive com seus iguais e as mudanças também me atingem.
Por falar em mudanças, estava hoje falando com um amigo, ele um tanto apreensivo, pois sente que a vida o esta colocando em "xeque", e terá mesmo com receios de sucumbir a mutação do estar vivo.
Tenho notado, que algumas pessoas estão escolhendo permanecerem reféns das rotinas por receio de migrarem para o novo.
Estamos de certa forma, nos tornando deprimidos por escolha, viciados nas queixas confortáveis do esconder-se em desculpas. Cada dia mais dependentes de terapias, antidepressivos, ansioliticos e estabilizadores de humor, como se isso garantisse o bem estar paradisiaco.
Em uma reportagem da net, alguns psiquiatras se mostram preocupados com o aumento assustador de dependentes químicos licítos. Pessoas que optaram por uma sensação falsa de bem estar.
Sabemos, eu também devido a minha pratica profissional, que não é fácil lidar com as pressões, sejam elas criadas pelo meio, ou as que ricamente produzimos em nossa mente. Porém sabemos, que a vida é feita de escolhas, e nem sempre o papel que nos delegamos é de estrela principal do filme da vida.
Somos dependentes diretos do comportamento do outro, afinal somos nós, mesmo sem perceber que os criamos como nossa imagem e semelhança. Então, antes de culpa-los vamos reflitir como estamos lidando com nossa essência e que meios de fugas estamos fantasiando para burlar as mudanças inevitáveis.