sexta-feira, 5 de junho de 2009

Caráter e Ética, Natos ou Adquiridos???

Eis que chegou a sexta-feira, as vezes parece que não iremos vencer a pesada carga da rotina, mas aqui estamos exaustos, porém ainda respirando. Aqui nessa Porto Alegre gélida "tudo como Dantes, no quartel de Abrantes".
Hoje vou devanear um pouco sobre carater e ética, e para deixa-los claros vou postar seus conceitos.
O caráter no Brasil ou carácter em Portugal, em psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente à uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.[1]. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.
Todos os conceitos retirados da wikipedia, gosto de trabalhar com conceitos, pois refletem a credibilidade que tento passar no que escrevo e posto aqui.
Porquê abordei esses dois conceitos? Por que tenho notado a falta vergonhosa desses dois traços de personalidade nas relações humanas, sejam elas nas relações socio-afetivas, quanto nas profissionais. Os seres ditos humanos estão cada vez mais se distanciando desses valores, que diferem na hora de escolhermos de que lado da estrada queremos caminhar.
Deixo aqui uma semente para reflexões, talvez possamos pontuar e organizar de forma racional , como anda nosso comportamento.
Mas é sexta, dia da esbornia e aproveitar a vida, beberemos com moderação(ou não) e amaremos com exagero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário