sábado, 13 de dezembro de 2008

Da Repressão a Liberdade de Escolhas......

As pessoas são realmente surpreendentes, quando falamos a verdade, não acreditam e vice-versa. Como se mudar de idéia, opinião, condutas e conceitos, fosse algo de outro mundo.Hoje escutei em um tele jornal local algo sobre o AI5, um dos momentos vergonhosos da nossa história, mas que felizmente após muitas lutas, podemos vivenciar nos dias atuais a democracia.
O Ato Institucional Número Cinco, ou AI-5, foi um instrumento de poder que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira conseqüência foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano.
E agora, aqui estamos, 40 anos depois, vivendo em um país ainda em desenvolvimento, porém com a bandeira da liberdade de expressão. O que tem haver a frase inicial deste post com o AI 5? os processos de mudanças, todas as possibilidades de mudar, mutar, evoluir e permitir-se.
Eu mudei, evolui, mutei e apaixonei-me, e vou me dar a chance de acertar ou errar, afinal estamos aqui apenas brincando de aprender e se evoluirmos um pouquinho, já terá valido a pena, ter passado por aqui.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Combinam?

Nossa, quase 2h da madrugada e eu aqui na companhia da minha insonia. Sempre tive dificuldades para dormir, mas nesses ultimos meses piorou, término de curso, fim de ano e a possibilidade de mudar significativamente minha vida parece que apagou o meu sono.
Interessante esses momentos limites da nossa existência, nos fazem repensar, pensar, repensar e pensar. Tudo poderia ser mais fácil, mas essa tendência humana de complicar tudo é demais. E nesse último mês um novo acontecimento tem mexido com minha cabeça, tudo bem, alguns amigos ao lerem isso irão dizer:" também ela nunca foi muito certa mesmo", mas vamos combinar, ter que escolher entre convicções,rotinas e a possibilidade de chutar o balde e arriscar não é "bolinho",medo?receio?covardia?descrença?sei lá, não tenho a mínima idéia do que seja, apenas que estou me sentindo a beira de um barranco, com a opção de me atirar ou cair(risos).
A velha maxíma de que casa de ferreiro ,espeto de pau, me serve direitinho agora. Será que devo consultar os búzios,cartas,runas ou tarô? Genteeeeeeeeeee, deixem uma luz aqui para essa pobre mortal.Mas falando sério,como é mais fácil a gente dar soluções ou sugestões para outras pessoas, mas quando o bicho pega para o nosso lado, ai acaba as teorias.Mas acho que vou dizer SIM.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Humanos com Direitos !!!

Europa - Há exatamente 60 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, 58 Estados membros da Assembléia Geral da ONU assinaram um documento que seria um marco na história dos direitos humanos no mundo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos colocou no papel todos os direitos que o homem tem a partir do momento em que nasce.(Fonte: O dia online)
Vamos combinar que essa declaração mesmo já com 60 anos, ainda deixa muitos humanos fora de sua proteção. Na verdade temos mais deveres do que direitos, e quando os poucos direitos são violados, se torna real o quanto a lei pode ser falha. Mas devemos continuar a luta para que de fato essa "Declaração Universal dos Direitos Humanos", realmente seja eficaz, e contemple os homens de bem e não se torne uma salva-guarda de criminosos e psicopatas.
Quando se vive e convive com realidades socias dispares é que nos damos conta do quanto ainda precisamos evoluir e obter informações em relação aos nossos direitos contidos nessa declaração. Infelizmente a grande maioria dos cidadãos desconhecem o que essa declaração contém de fato e o poder que temos se a usarmos de forma idônea e inteligente.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sonho e Realidade !!!

Que interessante são nossos sonhos, não os sonhos que temos quando dormimos e serviu para que Freud escrevesse a "Teoria dos sonhos", mas aqueles sonhos que planejamos como metas de futuro, que servem de combustível para que se ande para frente.
Ontem realizei o meu, é uma sensação impar, sem precedentes, um bem estar que nos remete praticamente ao nirvana(risos). Humanos precisam sonhar, precisam conservar esse olhar otimista sobre sua vida, e quando há pessoas que nos insentivam, que se tornam cumplices e compram nosso sonho e o pega como seu, aí é quase impossivel não realiza-lo.
Ter uma estima boa, auto confiança e crença em dias melhores pode ser a diferença entre o viver e o sobreviver. Eu apartir de ontem deixei de sobreviver ,para assumir minha condição de viver e existir, como um ser pensante e pleno.
E como tão bem traduz aquela frase: "sonho que se sonha só, é só um sonho, sonho que se sonha junto, é REALIDADE. Eu agora sou real,concreta, eu agora sou realmente o meu sonho.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mente Saudável, Pode Fazer a Diferença......

Fiz uma escolha profissioal que tem como princípio básico zelar pelo bem estar mental das pessoas. A saúde mental é uma grande aliada para que possamos vivenciar todas as experiências de forma saudável. Porém, há pessoas que possuem uma fragilidade bastante significativa para lidar com perdas,frustrações, dores, o que as leva à depressão e muitas vezes ao suícidio.
Hoje uma amiga, que perdeu muitas coisas, dentre elas pessoas que amava, me procurou , e encontravasse em um alto nível depressivo, isso muito me preocupou, o que levou-me a pensar como nos tornamos frágeis se não cuidarmos os sintomas emocionais que nossa psique emite.
As situações limites muitas vezes podem ser fatais para aqueles que não possuem recursos egoicos fortes e resistentes. Ao longo de nossa existência sofremos traumas que vão deixando cicatrizes e muitas destas marcas são tão latentes que basta uma nova perda para que se reabram como chagas.
Por tanto, é muito importante cuidarmos da nossa saúde mental,como cuidamos da saúde física,pois já diz aquela maxíma em latin: "mente sana in corpore sano".

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Reforma ou Retrocesso?

Mais uma vez o Brasil propõe e ira executar mudanças na ortográfia da língua portuguesa, em um país que investe tão pouco em educação e por consequência na formação e atualizações dos professores,faço a seguinte pergunta: "iremos reformar ou retroceder?"."A reforma da ortografia pretende unificar o registro escrito nos oito países que falam português - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal."(portal G1,globo.com)
Interessante, em um momento em que tantos cursos superiores foram reprovados nas provas do ENADE, e o ensino médio está levando poucos alunos aos bancos acadêmicos através das provas do ENEM,é chegada a hora de instalar-se a reforma ortográfica.
A cada nova pesquisa sobre a alfabetização e educação como um todo,de nossas crianças e adolescentes eu me assusto,por que na verdade estamos formando um exército de analfabetos funcionais, pessoas que desconhecem seu próprio idioma,que de certa forma assassinam as regras ortográficas e gramaticais.Incorpararemos a nossa escrita as letras,k.y,w,escreveremos "optimo",ao invés de "ótimo", o "vôo"perderá o acento,mas não apenas isso significará mudanças e reformas,mas o preocupante é que teremos uma produção textual cada vez mais empobrecida.
Vamos esperar até 2012 para que essa salada de frutas seja digerida.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Afeto ou Sexo??

O que está acontecendo com as relações afetivas? Ando preocupada com o descomprometimento das relações, parece que estamos de certa forma regredindo a era das cavernas, onde tudo se limitava ao impulso sexual, primitividade, necessidades bio-fisiológicas.
Não tenho mais encontrado um relacionamento com envolvimento emocional e afetivo, quando pessoas se encontram, parece já estar implicito que irão fazer sexo. E a qualidade dessas relações,onde fica? Minhas relações não diferem desta realidade, mas aos poucos vamos nos dando conta que cada transa vai se abrindo um vazio, deixando uma sensação de abandono, uma falta de qualquer coisa.
Já nem agrego a essas relações a continuidade ou fidelidades, afinal, se não há afeto como pensarmos que teremos cumplicidades. Somos machos e fêmeas exalando hormônios sexuais, como se constantemente no cio. Estamos de certa forma em uma situação limite, ou nos entregaremos ao sexo pelo sexo, caímos num embotamento afetivo, nos tornando assim assexuados,ou ainda adeptos do auto-prazer.
Certo ou errado, talvez tenhamos que rever conceitos, e por consequência assumirmos que ainda pensamos afetivamente como adolescentes, que queremos sim alguém que nos ame,que se apaixone, afinal todos buscamos algúem que seja para sempre.Como canta jota quest: "Quero um amor maior, amor maior que eu...."