sábado, 13 de junho de 2009

A Fé e Suas Facetas ......

Escrevi esse texto para postar sábado, mas fiquei sem internet o fim de semana todo, então vou posta-lo hoje como homenagem postuma aos santos(risos). Boa semana a todos nós.
Sábado, aqui nessa província chamada Porto Alegre, um misto de sol e nuvens, típico dia de finalzinho de outono. Vencemos a semana árdua e por vezes injusta e cá estamos em mais um fim de semana.
Ontem foi "dia dos namorados", data em que casais enamorados reforçam suas juras de amor eterno e fidelidade incondicional. Tudo estória da carochinha, porquê com certeza hoje muitas destas já caíram no esquecimento e retornarão no proxímo ano e talvez com nova formação esse par.
Enfim, na sequência desse clima de cupidos,corações e paixões é comemorado hoje o dia de Santo Antônio, reza a lenda o santo casamenteiro. Muitas mocinhas e balzacas hoje estão acessando o livro da vovó em busca de simpatias para conquistarem sua cara metade.
Nos cultos afros hoje é dia de "Bara", o orixá linha de frente, filho de iemanjá a senhora das águas salgadas . Credos, Ceitas e Religiões, muitos são os caminhos percorridos em busca de de paz e prosperidade.
Pelo sim, pelo não, já fiz meus pedidos a Bará, para que ele me ofereça clareza nas minhas escolhas, e possa seguir trilhado o caminho que escolhi.
Mas é finde, seja com Stº Antônio, Bará, estaremos todos aproveitando o doce ócio, fruto de uma semana de labuta.
Desejo a todos que tenham a paz que precisam, a luz que necessitam para seguir com sua missão nesse espaço terreno. Amém, para quem é de amém, e Saravá, para quem é de Saravá.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

De Eros a Psiquê, Todos Buscam Seu Amor !!!

Sexta-feira, estive ausente sem vontade de escrever, em um desses momentos Down da vida. Por aqui hoje chuvinha miúda, frio acolhedor e finaleira da semana de trabalho.
Aqui no Brasil hoje é o "Dia dos Namorados", ontem por ser feriado fiquei no ócio e resolvi ir papear no chat do UOL, é o que me chamou a atenção foi o grande número de nicks fazendo alusão a esse dia 12/06/09.
Algumas datas especiais, possuem o poder de mobilizarem sentimentos que julgávamos adestrados, o tal do "amor" é um deles. Em tempos de relações descompromissadas e sexo fugaz, surpreende essa necessidade humana de encontrar seu par.
Essa data, assim como o Natal deixa implícito o ganhar presente, o ter alguém com quem estar. Talvez esteja ai a procura desesperada por alguém aos 45 do segundo tempo.
Existem registros afetivo-emocionais que são verdadeiras armadilhas do nosso sub consciente, jogadas de mestre desse mecanismo cerebral que consegue burlar qualquer regra pré estabelecida.
Temos 365 dias anuais para nos disponibilizarmos a buscar um amor, uma paixão, mas sem pestanejar escolhemos viver autonomamente nossa afetividade, ouvindo tão somente nossa libido. Mas eis que no dia 12/06 como mágica renasce a vontade e necessidade de ter alguém para chamar de "meu".
Humanos, como somos complexos, indecifráveis, previsíveis e inteligentemente óbvios. Não sei ao certo que descarga hormonal invade nosso cérebro nessas datas, mas sei que essa vontade subita de ter alguém vem carregada de um certo egoísmo.Não somos Eros, nem Psiquê, mas queremos viver a intensidade do AMOR.
Mas enfim, é sexta-feira, hoje mais romântica e libidinal do que nunca, desejo sorte aos avulsos e uma noite das arábias para os enamorados. Eu? hum, ainda sem minha tampa da panela(risos), mas estou bem, por que sexo é sexo, amor é amor.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Aprendendo a Ser Apenas Gente....

Quarta-feira de novo, para quem leu o meu post de ontem, no final do mesmo escrevi sobre as ambivalencias dos acontecimentos e sentimentos. E por coincidência ou não, o dia foi bastante complicado.
É inevitável quando escolhemos como ofício cuidar de gente, não haver uma dose de envolvimento afetivo, os vínculos afetivos só se estabelecem quando há disponibilidades e sabemos que nenhuma teoria cientifica é mais eficaz que se estar inteiro para reconhecer a dor do outro.
Quando escolhi ser psicóloga, fiz essa escolha por acreditar que vale a pena se investir no semelhante, que oferecer acolhimento é um grande antídoto para muitas tristezas.
Tenho me deparado com situações de estados solitários desumanos, de misérias emocionais e desamparo. Confesso que as vezes peco por ser assim, um recepitaculo das mazelas humanas, mas escolhi e já não posso desistir.
Quando somos mães, pais, irmãos, avós,ou qualquer outro grau de parentesco, seja esse por consanguiniedade ou afinidade, cada historia que nos chega acabamos por nos identificar. Anti ético? pode até ser aos olhos dos conselhos profissionais, mas para o que precisa é um ato de reconhecimento e valorização da sua condição de desamparado.
Estou longe de ser a perfeição de atos, mas tento tirar dos meus erros um mapa para acertar logo mais a frente. Um desabafo de quem todos os dias precisa superar seus próprios conflitos em prol do semelhante.
Uma boa quarta-feira a todos nós.

terça-feira, 9 de junho de 2009

(Ambi)Valentemente Humanos!!!

Passou o fim de semana, sobrevivemos a segunda-feira, por aqui frio daqueles de "renguiar cusco". Cada dia mais complicado deixar a cama as 6h da matina quando o despertador insiste em nos atirar ao mundo real.
Por falar em mundo e real ou realidade, estamos vivenciando dias terminais, aviões que insistem em cair, centenas de vidas perdidas e corpos desaparecidos. Situações que nos fazem ter certezas de que aqui realmente só estamos de passagem.
Somos passageiros de uma nave, desgovernada por nossos atos e comportamentos suicidas. Nosso modo egocêntrico de julgar-nos intocáveis e infinitos, acaba por nos fazer crer em uma onipotencia utópica e desastrosa.
As vezes me questiono enquanto ser pensante, racional e por vezes emocional, não um questionamento vago ou pueril, mas me faço dezenas de perguntas na tentativa de me descobrir.
Com certeza, quase todos nós já tenhamos nos perguntado o porquê nos deixamos servir de moedas de troca, porquê muitas vezes nos deixamos usar como halibe de supostos "querer bem".
Não sem decepcionar-me constato que somos o que deixam que sejamos, procuramos tristemente muitas vezes agradar a terceiros, mesmo que isso seja uma violência contra nossas crenças.
E seguimos a ganhar migalhas afetivas por puro medo de nos sentirmos sozinhos e desprotegidos. Quando noticias de mortes, de violências nos chegam e chocam, paramos perplexos a nos perguntar quem somos nós nessa terra de gigantes.
Vou confessar que ando muito decepcionada com minhas escolhas, atos e comportamentos, e tal constatação me deixa com um sentimento de orfanilidade(orfã), ou como cantava Caetano Veloso: " Sem lenço e sem documento".
Mas ainda é terça-feira, e sem medo de errar digo que ainda viveremos experiências ambivalentes essa semana, que nos fará amarmos-nos e odiarmos-nos com a mesma intensidade.