sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como Usamos a Liberdade??

Sexta-feira!!! Maravilha, o oásis dos trabalhadores desse Brasilzão, dia nacional da traição,de butekos, de baladas e motéis lotados. Coisas que o estar vivo nos seduz.
Todos buscam usar sua liberdade de escolha em uma sexta-feira a noite, ou sua falsa liberdade,por que como se diz por esses pagos: "burro amarrado ,também pasta", e assim as traições passam quase como lícitas.
Liberdade, amo essa palavra, e creio que já fiz bom uso de seu real conceito, e por falar nessa tal liberdade, um amigo do meu filho resolveu assumir o personagem de badboy,e se deu muito mal, e agora no auge de seus 22 anos está vendo o sol nascer "quadrado",ou na linguagem do crime,"puxando cadeia".
Foi pego em flagrante delito,art:157 do código penal brasileiro, com pena que varia de 4(quatro) a 10(dez) anos de reclusão em regime fechado.
A pergunta é: "o que leva um garoto de 22 anos,com família, que supostamente o orientou com valores morais e sociais, a sair de casa,armado e roubar?". Sinceramente,venho fazendo-me essa pergunta desde o dia que soube do fato.
Sou mãe de um guri, dessa mesma idade, e tornou-se inevitável não ficar com medo,receio e de pensar: "puxa, poderia ser o meu". E novamente dúvidas, onde nós pais estamos errando, até que ponto devemos responsabilizarmo-nos ou a sociedade como um todo?
A criminalidade é uma escolha ou uma condição imposta por essa sociedade capitalista e globalizada? ou ainda é a "lei de Gerson" que esta movendo esses jovens? Culpa das drogas,atualmente do crack?
Eu não tenho todas essas respostas, apenas sei que a nos pais,cuidadores ou responsáveis,cabe o papel de orientar, mas não temos como ter poder sobre o livre arbítrio.
Mas enfim, é sexta, estamos nós livres e iremos usufruir dessa condição o melhor que pudermos e soubermos. Mesmo porque,dificilmente esse fato irá nos tirar o espírito aventureiro e desbravador de uma noite de sexta-feira.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Lembranças em Dias de Chuva !!!!

Ainda chovendo por aqui, aliás chovendo não, toda água do universo está em solo portoalegrense. O Brasil as voltas com o número crescente da tal gripe suína, a política gaúcha pegando fogo, pois a senhora governadora Yeda Crusius não anda muito popular entre seus servidores.
Finalmente acabou a novela Michael Jackson, resta saber quando irão fundar seu memorial.Nós humanos somos deveras estranhos, quando vivo foi o protagonista de inúmeros escândalos, morreu virou um símbolo da bondade,seja revisto depoimentos de seus "amigos"na cerimonia de enterro.
É, as vezes tudo parece chover no molhado. E voltando a falar em chuva, que interessante lembranças nos invadem em dias chuvosos, uma nostalgia boa, de tempos vividos, do cheiro do café, do bolo da avó e das cantigas de mãe.
Relembramos amores, momentos alegres compartilhados a dois. Dos banhos de chuva quando crianças, e até os involuntários depois de crescidos. Aquela preguiça para levantar, ou o soninho no meio da tarde ao som da chuva no telhado.
Coisas simples, que vamos deixando esquecidas no baú da memória, coisas que nos desculpamos dizendo que a vida é corrida. Tantas coisas perdemos em nome da corrida diária para sobrevivermos nesse mundo globalizado.
Já não temos tempo de nós olhar, de folhar vagarosamente o livro de nossas lembranças. De certo,se tempo houvesse seríamos menos solitários, menos egoístas e muito menos umbigocentristas.
Enfim, é quinta-feira, a sexta chegando, mais um fim de semana de ócio, e o que fizemos de nós e por nós?

terça-feira, 7 de julho de 2009

Presos a Éra das Cavernas no Século XXI .....

Nossa, a natureza é muito mágica, essa madruga por essas bandas da capital gaúcha, vivencíamos uma versão moderna do dilúvio. Toda a água do universo caiu sobre Porto Alegre, por consequência o caos se instalou.

Quando chove por aqui, tudo alaga, o transito fica pior, queda de árvores e energia, e claro o serviço telefônico, ônus do crescimento não planejado.

E por falar em dilúvio,modernidades e crescimentos, as vezes penso que o tal Noé não escolheu bem seus pares de humanos para salvar. Se notarmos as relações humanas nos daremos conta do quão desgastadas estão.

Ontem vivenciei uma situação, que me fez repensar a forma como homens e mulheres estão se vendo, não generalizando, mas há homens que ainda vêem a mulher como alimento, e esquecem-se das sutilezas.

Há algum tempo atrás escrevi um post sobre as cantadas, e nós mulheres passamos por cada uma, o homem com certeza esqueceu como se torna mais sedutor quando se pre disponhe a fazer a dança do acasalamento.

Essa dança que os demais seres vivos conservam e torna as relações mais excitantes. Tenho consciência que esse comportamento primitivo masculino de tacapes e puxões de cabelo, perduram ainda hoje no séc. 21 por responsabilidades de nós mulheres.

Em busca das igualdades entre os gêneros, alimentamos comportamentos machistas e igualmente nos tornamos primitivas.

Mas senhores homens, por favor não generalizem, ainda há mulheres que apreciam as sutilezas e perspicazias masculinas.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Recomeçando!!!!

Ai ai ai, segunda-feira outra vez, aqui frio, tudo bem iremos nos acostumar, afinal estamos longe do verão. O fim do ócio nos proporciona uma certa prostração mental, pegamos todos meio no tranco.
Mas cá estamos em uma nova semana, depois de um fim de semana de sol, muitos flertes e aconchegos. A gripe suína, A e/ou ainda H1N1, sendo o bicho papão do mundo, o "universo" as voltas com o funeral do Michael Jackon e o senhor Lula da Silva se demonstrando o amiguinho de infância do sr. José Sarney.
É o Brasil e suas surpresas políticas, esse povo consegue se aliar uns aos outros, mesmo declaradamente inimigos ideológicos , para não perderem a "boquinha".
Eu por aqui vencendo minhas frustrações com o humanos em prol de ainda conseguir ser uma psicóloga(risos). Confesso que ando muito decepcionada com o comportamento humano. Porém em contra partida, tenho encontrado pessoas maravilhosas(ufa, ainda bem).
Na verdade, são essas dissonâncias que fornecem o equilíbrio, muito embora as vezes não saibamos entende-las. Mas continuaremos a buscar a combinação perfeita entre o pensar e o agir, afinal somos teoricamente seres racionais.
Teremos pela frente cinco longos dias para continuarmos a perseguir nosso eldorado, alguns o chamam de felicidade,outros de amor e ainda os que preferem vê-lo como o sexo perfeito. Ah humanos quão interessantes e intecifraveis somos.
UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS NÓS.