terça-feira, 10 de abril de 2012

Normal X Anormal

Então, ressurgindo das profundezas da rotina, é aquela rotina que absorve nossa suposta normalidade e nos atira a valas comuns.

Hoje assistindo TV, um daqueles programas importados dos EUA, que a televisão brasileira adora comprar e nos fazer engolir a seco, como se de alguma forma fosse possível adequar as realidades. Pois bem,o referido programa abordava a relação mãe e filho,nem sempre a idealizada por ambas as partes,e um dos questionamentos foi a normalidade da maternidade,e sem querer como naqueles insights,me vi retrocedendo e lembrando também que um dia fui questionada sobre a tal normalidade.

Quanta relatividade e por que não subjetividade há no conceito normal e anormal, eu pessoalmente tento não me colocar dentro dos padrões esperados, tanto de comportamento, quanto do pensar, afinal ousar é o que nos faz ir à frente.

Nunca me imaginei fazendo parte de estatísticas ou catalogadas em regras de como ser em determinada idade ou fase da vida. Gosto de observar meu corpo envelhecendo,perdendo resistência,mas com um cérebro dinâmico e fora do risco de desenvolver o Alzheimer.

Se buscarmos na história, muitos dos grandes gênios em algum momento foram diagnosticados anormais, loucos. Mas a arte,literatura,ciência,não seriam o que vemos hoje ,se não fosse a ousadia da loucura produtiva e criativa.

Rotular, ou esperar seqüência de atitudes e comportamentos, só em linha de produção, por que nós humanos seremos sempre uma grande e surpreendente caixa de Pandora.