quinta-feira, 6 de maio de 2010

Que bom que ainda estamos nos chocando !!!!

Madrugada de quinta-feira, ter a insônia como companheira às vezes não é tão ruim, afinal se estivesse dormindo não ouviria os sons da noite e o roncar dos meus fantasmas. Já falei aqui sobre minha péssima relação com o tal dormir, por vezes penso que deveria ter um manual que nos ensinasse os passos do sono.

Como não existe, ou eu não fui informada da sua existência, vou voltar ao caso da tal procuradora da justiça do estado do RJ, a senhora Vera Lúcia de Sant'Anna Gomes, 57anos. Que torturou, humilhou e violou a infância de uma menina de dois anos, que estava sob sua guarda.

Hoje com o decreto da sua prisão preventiva, a mídia publicou fotos (a foto ilustrativa deste post é de direito da TV Globo) da menina com as marcas da violência sofrida por esta senhora. O juiz entendeu que, se a deixasse solta a mesma usaria de subterfúgios e ameaças para dificultar as investigações.

Pois bem, há inúmeras perguntas que venho me fazendo ao longo da semana, desde que esta barbárie foi vinculada a mídia. Uma delas é: “Como este suposto ser humano obteve o direito de adoção”?” ou ainda, “Quem são os profissionais que a avaliaram e a consideraram apta a tal intento?”

Vamos combinar, que não apenas o código penal e a constituição devam ser revisados e modernizados, para que se adéqüe a esta nova sociedade contraventora. Mas os conselhos responsáveis por profissionais, não apenas cobrem anuidades vergonhosas, mas sim fiscalizem o trabalho oferecido por seus associados.

Quem sabe um dia teremos um país que seja feito e gerido por brasileiros conscientes da importância de uma infância amparada, não apenas por “bolsas tudo”, mas por famílias estruturadas, bem remuneradas e com acesso ao atendimento básico de saúde. E muito utopicamente, que um dia a saúde mental e a busca por psicoterapia, deixem de ser vista como coisa de "madame" ou de louco.

E enquanto noticias assim ainda nos chocarem, é por que ainda há possibilidades de evolução.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Bandalheiras Tupiniquins ...

Quarta-feira fria aqui nos pampas, dia de futebol e do velho e não tão antigo sofá. Em tempos de relações fugazes e até mesmo unilaterais, em alguns momentos me parece que está havendo a busca por um par e não só um parceiro. Será o prenuncio do inverno, de noites gélidas e pés solitários?

Voltando ao caso da procuradora da justiça do estado do RJ, hoje saiu à liminar que irá indiciá-la pelo crime de tortura e abuso de vulnerável. Afinal, como dizem os senhores magistrados: “Contra fatos não há argumentos”.

Mas como estamos no Brasil, país que deixa qualquer ostra com ciúmes, tamanha é sua produção de pérolas, está na mídia mais um escândalo envolvendo o beneficio oferecido pelo governo federal, o PROUNI, programa que teoricamente deveria beneficiar estudantes de baixa renda.

Pois bem, foi constato que estudantes de classe média alta, cursam medicina patrocinados pelo referido programa. O velho é bom apadrinhamento, muito comum entre os profissionais da política e seus colegionarios.

Uma vergonha, já que somos um país de analfabetos funcionais, onde a educação forma seres robotizados e sem senso critico, deve ser esta a explicação por sermos ainda obrigados a irmos às urnas por lei. Um povo alienado é um prato cheio para manipulações de terceiros.

Mas segue a saga, afinal ainda não esta no ar a campanha política 2010, que irá divertir nosso tempo em frente à TV de alcance de massa.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Não é Piada, ou Somos uma Piada?

Dias frios, sol, nevoeiros que fecham aeroportos por terras gaúchas. Os colorados (eu) ressacados por perderem o campeonato gaúcho para os “bananas de pijamas” (o grêmio), mas enfim é assim, a vida é feita de perdas e ganhos em todas as esferas.

O senhor Lula da Silva, desta vez viajou pertinho, foi fazer uma visitinha ao Paraguai (creio que não para comprar whisky, afinal brasileiro gosta é de cachaça), onde encontrou o presidente Fernando Lugo, querem parcerias econômicas e até para conter a violência entre as duas fronteiras.

Pois bem, o Sr. Lugo pede ao presidente brasileiro que conceda asilo a alguns refugiados do seu país, parece piada, mas viramos o paraíso para quem resolve suas questões internas hospedando seus desafetos em terras tupiniquins.

Lendo as notícias nos sites afins, não com surpresa vejo que nas próximas eleições teremos candidatos bastante conhecidos, dentre eles funkeiras, ex-bbbs e atletas. Viraram moda neste país usar a suposta visibilidade da mídia para se lançarem candidatos.

Segundo as notícias, teremos um grupo animado pós Clodovil Hernandes, dentre eles, Romário, Vampeta, o ex-bbb Cleber Bam Bam (será que está procurando a Pedrita?) a funkeira e agora evangélica Tati Quebra- barraco. Todos querem uma vaga de deputado estadual.

Piada? Que nada, o triste retrato de como é feita a política neste país que jura que desenvolveu. Resta-nos ainda sonhar utopicamente que teremos a inteligência de votar (mesmo que ainda a “cabresto” e obrigados por lei) que saberemos separar o joio do trigo.

Mas ainda é só segunda-feira, o Brasil é uma maquina incansável de fabricar pérolas, afinal adoramos usar colares e até cocares.