sábado, 3 de outubro de 2009

Fim de Semana, e com SOL !!!

Sábado de sol radiante neste sul gaúcho, bom para um "chimas " no parque, ou programar aquela "polar" no fim de tarde. Depois de tantas expectativas e campanhas, o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar as olimpíadas de 2016. Muito bem, há brasileiros orgulhosos ( os atletas) e outros preocupados ( cidadãos comuns). Afinal não somos assim tão desenvolvidos e civilizados. A pergunta é : " Que tamanho terá o tapete para esconder a miséria,a violência, as pizzas brasilienses? ". Com certeza deverá ser muito grande, por que miséria pouca é bobagem. Mas não serei eu a tirar o brilho da ocasião, embora acredite que estes milhões de reais que serão investidos para as olímpiadas, devessem ir para a saúde e educação. Só seremos desenvolvidos quando deixarmos de fazer festa para inglês ver. É finde, vamos ao chimas ou a polar, o resto deixaremos para filosofar na segunda-feira.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Já é Outubro......

Parece irreal, mas chegou Outubro, daqui a exatos 2 meses o ano ira se despedir. E com a proximidade do fim, é inevitável não fazermos um balanço das nossas conquistas ou planos que não se realizaram e fica a sensação de impotência diante da brevidade do tempo. Há quem goste de dizer que o tempo cura tudo, as dores, as perdas,as saudades ou que ele é aliado para realizações. Mas com rotinas cada vez mais pesadas, acumulos de atividades, estamos bem mais seletivos em nossos fazeres, e já não sobra tempo para os pequenos prazeres. Estamos nos perdendo no nosso próprio tempo. Mas a vida é real, a um certo concretismo em nossas ações, e já resta pouco de afeto,dedicação,exclusividades e verdades. Somos ou estamos, um exército de solitários afetivos. Mas vamos falar de mundo real, e deste país que sempre produz pérolas e nos faz ficar a margem do progresso. No proxímo final de semana seriam realizadas as provas do ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio), uma chance para quem sempre estudou em escolas públicas e deficitárias a chegar as universidades. Mas com a crise e todas as dificuldades socio-economicas, a escola pública também acabou por absorver alunos de classes não tão desfavorecidas. Eis que algum seguidor da "lei de Gerson", resolveu pegar as provas e disribuí-las para quem pode pagar por elas, e as provas foram canceladas. Pergunto: " quem irá dar conta das frustrações de milhares de jovens que investiram horas de estudos se preparando?"; "E os sonhos abreviados por conta de um espertalhão que quis tirar vantagem?" Este país será sempre um prospecto de desenvolvimento, enquanto não houver consciência coletiva. Mas enfim, é este o Brasil tupiniquim, que herdou a cultura de trocar espelhos e pentes.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Voltando !!!!

Nossa, tanta coisa acontecendo e eu fiquei sem internet por dias. Como muitos sabem estou aqui no RS ,sul do Brasil, e parece que a natureza resolveu cobrar as dívidas do povo deste estado assim como os habitantes de SC. No último sábado, estes dois estados foram dramaticamente atingidos por temporais que causaram destruições e mortes. Complicado administrar tantas tragédias, mas enfim somos um povo bravo que consegue resurgir como fênix. Em Honduras, a coisa também esta complicada, e até a ONU não está sabendo administrar esta crise política. Por aqui todas as formas de coligações estão sendo amarradas para as proxímas eleições. Eu? ainda vivenciando as boas e más surpresas da vida, confesso que embora em alguns momentos pense em fazer escolhas definitivas acabo por retroceder. Por que concluo que a vida é feita de pequenos, mas não menos prazerosos momentos. E também concluo que somos reflexos uns dos outros, resumindo, se me valorizo, também sou valorizada,e por ai vai. A semana esta voando, já é quarta-feira, o bom e velho dia do "sofá", aliás estou gostando muito deste móvel domestico,ou nem tão doméstico assim. Descobri que as vezes um simples sofá pode nos propiciar incríveis sensações. Então vamos viver a vida, e reaprender a reconstruí-la a cada amanhecer.