sábado, 27 de fevereiro de 2010

A pedido.....

Bem fui desafiada a escrever um artigo direcionado ao público português, confesso que meu único contato com Portugal é através das relações de amizade via net com pessoas de várias cidades deste país ( Lisboa,Porto,Aveiro, São José da Madeira, Ilha da Madeira) ,que tem em sua história a nossa descoberta.

Também creio ser necessário confessar que como brasileira, tive algumas restrições com vosso país, por várias passagens, onde portugueses e brasileiros não foram tão amigos. Deve ser resquícios lá de 22 de abril de 1500.

Afinal Pedro Álvares Cabral , não só descobriu o Brasil, mas deixou como herança vários descendentes, crias geradas por sua tripulação em nossas mulheres índias, em troca levaram as riquezas e deixaram seus espelhos,pentes e onde começou a miscigenação em terras brasileiras.

Mais de 500 anos depois, tivemos problemas diplomáticos com Portugal, onde profissionais brasileiros foram boicotados em terras lusas.

Mas cá estamos no século XXI, e aos poucos vamos nos conhecendo e estreitando nossos laços, afinal de alguma forma somos parentes (risos).

Conheci alguns portugueses, pessoas inteligentes e por vezes muito bem humoradas, com certeza por influência da globalização e o grande acesso a grande rede de computadores , a internet. Mas sei que Portugal é feito bem mais que de pessoas da net, é um país importante e influente em muitas esferas mundiais.

Sei também que portugueses e portuguesas apreciam nossos homens e mulheres, nos vêem como um povo alegre, acessível e disponível, o que muitas vezes gera uma certa generalização. Não posso também deixar de registrar que eu própria já me apaixonei por um cidadão português, mas que infelizmente não teve um final feliz.

Já que estou a confessar minha atração por Portugal e por portugueses, não posso deixar de registrar que meu poeta preferido é Fernando Pessoa ,e sou fã de Pedro Abrunhosa e suas melodias sugestivas.

Não sei nada da política portuguesa, do futebol , apenas o que passa na mídia do Brasil, mas prometo me interar sobre a realidade de Portugal e quem sabe assim poder trocar bem mais que pentes e espelhos, poder trocar informações inteligentes que possam servir de elos de ligação entre dois universos que possuem o mesmo idioma,com a única diferença que eu os acho ótimos e vocês são optimos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

De Volta ao Recomeço !!!

Confesso que esta paradinha não era para ser tão longa, mas às vezes vamos perdendo motivações , sejam por quais motivos forem. Creio ser inerente ao ser humano, criar projetos e abandoná-los. Mas há movimentos que fazemos, que por vezes não nos é permitido voltar, a única escolha é seguir em frente. Morar no Brasil, tem vários significados,ou talvez várias facetas. Somos um povo divertido, trabalhador, tropical. Porém, também temos coisas que não nos gera orgulho. A política é uma delas, afinal esta em todos os jornais o velho é bom jeitinho brasileiro. Há pessoas com uma grande atração pela "Lei de Gerson", que perdem valores em busca de ganhos fáceis. Quem está na vitrini da corrupção é o governo do distrito federal , afinal em terras quentes, não é de bom tom, guardar dinheiro em "meias". Embora eu também tenha minhas ideologias politico-social, não posso deixar de dizer que nunca se teve tantas CPIs , como no governo do senhor Lula da Silva. Será que é apenas coincidência, ou Lula errou o dedo ao escolher seus aliados? O Brasil é um país por vezes surreal, onde o BBB (Big Brother Brasil) detém mais público, e gera inúmeros pontos de discussão, do que a própria vida real. Humanos, por vários motivos, sentem-se atraídos pela vida alheia, vivem suas frustrações,sonhos e até seu dia-a-dia em função do outro. Será um sinal de pobreza intelectual ou apenas uma característica puramente da espécie humana? Não sei as respostas, apenas sei que para quem possui atividade neuronal suficiente para desenvolver pensamentos coerentes, não se sente confortável ao viver e conviver com tanta pobreza no que se refere ao intelecto. Sei que não só brasileiros lêem este blog, mas sou uma cidadã, consciente do meu papel como formadora de opinião, e seria hipocrisia tapar o sol com a peneira, por que também me sinto por vezes envergonhada em estar inserida neste contexto social. Um país com tantas riquezas naturais, mas que em um contraponto que assusta, possui pessoas corruptas, uma mídia que coloca no ar um reality show, onde um dos favoritos é um ser machista,homofóbico e por vezes acéfalo, não deve se considerar emergente. Creio que para recomeçar esteja bom, pois com certeza ainda produziremos muitas pérolas, que supostamente farão parte de primeiras páginas dos jornais mundiais. E ainda será ano de eleições. Vivas a liberdade de expressão...