sábado, 29 de agosto de 2009

Brasil das Desigualdades ....

Sábado de muito sol nessa capital alegre dos pampas, dia perfeito para sair e caminhar por entre a natureza,afinal ainda há natureza por aqui, embora o avanço do mundo urbano já esteja estreitando esse convívio.
O Brasil com seus conflitos políticos e sociais, gastando milhões de reais para engordar as contas bancárias dos parlamentares. A gripe suína ainda vitimizando, a violência urbana deixando pais sem filhos. E seguimos como gado ao matadouro.
As minorias ainda sendo segregadas e tratadas como meros "diferentes", como por exemplo os representantes do universo LGBTs, que buscam reconhecimentos de seus direitos enquanto cidadões. Incrível essa sociedade, movimentada por hipocrisias.
Essas pessoas devem votar,pagar impostos, trabalharem, mas em contra ponto não são reconhecidas como unidade familiar. Esta para ser votado o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo, mas a bancada representada por religiosos a condena.
A velha moral de "cuecas", há universo mais hipócrita que as entidades religiosas? Óbvio que não, a séculos os ditos representantes de Deus massacram minorias em nome da fé.
Mas iremos continuar a lutar por um mundo mais humano e igualitário, onde a cor da pele, a preferência sexual, não serão fatores importantes para que se possa viver melhor.
Mas é "finde", o bom ócio, e com esse calor atípico ,vamos a umas e outras cervejas geladas.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

I LOVE PSICOLOGIA.....

Dias radiantes em POA, e já é quinta-feira, tudo muito rápido e muitas coisas nos passam desapercebidas. Talvez seja este um dos motivos, que esteja afastando humanos de humanos.
Por falar em humanos, hoje é dia 27 de Agosto, data comemorativa para mim, afinal é o "Dia do Psicólogo". Lembro quando fazia a graduação e havia comemorações neste dia e eu imaginava, um dia serei uma psicóloga.
Quando escolhemos nossa profissão, junto à escolha vem muitas fantasias e projeções de futuro, sonhamos alto e imaginamos que de alguma forma salvaremos o mundo. Mas quando entramos de fato na realidade, nos damos conta de que grande parte era mesmo fantasia.
É uma linda profissão, mas ao mesmo tempo gera algumas frustrações, descobrimos que somos tão humanos que muitas vezes não vencemos nossas próprias limitações. Nos deparamos com dores tão reais que fogem ao nosso entendimento.
E o mais importante de tudo, descobrimos que somos grandes demais para caber em páginas de livros teóricos e estigmatizadores. Então acordamos para o mundo real.
Mas temos um dia específico, e devemos usá-lo para tentar refletir sobre o que realmente estamos fazendo, tentar quebrar dogmas e paradigmas e com sorte conservar nossa crença no semelhante.
Aos meus colegas,um feliz DIA DO PSICÓLOGO, e que possamos exercer nossa profissão com dignidade,ética e respeito pelo outro.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Chegando Perto das Tradições .....

Terça-feira primaveril nesta cidade alegre dos pampas, estamos por aqui aproveitando as temperaturas amenas da transição de estações.
Porto Alegre está se movimentando, pois o já popular acampamento farroupilha começa a tomar forma e por um(1) mês viveremos as tradições gaúchas. Gaúchos de todas as querencias estarão por aqui em uma grande cidade de lonas. E terá seu climax no dia 20 de setembro,com desfiles e honras as bravos farrapos,que lutaram por um Rio Grande melhor.
Bom ser daqui, poder viver de perto nossas tradições já esquecidas por muitos, óbvio que nem tudo é festa quando pessoas se reunem. Nós ultimos anos tivemos serios casos de violência.
No restante do Brasil tudo igual, pizzas e mais pizzas, nada que choque,afinal possuimos talento para pizzaiolos. Infelizmente a máxima do: "justo pagar pelo pecador" ainda persiste.
Mas ainda terça, vamos aproveitar o sol, as noites estreladas e passear pelo parque da harmonia, munidos de nosso chimas e quem sabe de uma confortavel pilcha.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

POA = Porto Alegre É D+++++ ....

Madrugada de segunda-feira, não esta muito frio, estrelas e uma radiante lua enfeitam esta noite. O domingo foi de sol, aliás temperatura de primavera,ideal para caminhadas e um chimas a beira do velho Guaíba.
Porto Alegre é inovadora, com consulta pública, os portoalegrenses decidiram pelo "NÃO", na votação deste domingo, e a orla do estaleiro ficará livre dos prédios residenciais. Um avanço e nos torna pioneiros neste tipo de manifestação.
O povo gaúcho agradece e a natureza também. Óbvio que sempre tem a parte contrária, e mesmo sendo uma votação facultativa , houve expressivo número de eleitores as urnas,inclusive quem votou em branco ou anulou. Aí pergunto: "pq sair de casa e votar branco ou nulo?", vai se entender né?
Mas enfim, uma nova semana, de H1N1, pizzas brasilienses, arquivamentos de denuncias, coligações para a corrida que irá nomear os sucessores ao trono do sr. Lula da Silva e por aí vai o povo tupiniquim.
UMA EXUBERANTE SEMANA A TODOS NÓS.