sábado, 18 de abril de 2009

Brasil, O Grande Tapete da Miséria.....

Finalmente chegou o fim de semana, por aqui um lindo dia de sol, tipico dia de outono. Eu muito cansada, não só fisicamente, mas mentalmente. Estou em um novo e surpreendente trabalho, e tenho vivenciado experiencias que me teem feito pensar.
Quando olhamos a vida apartir do nosso "umbigo", sequer temos a dimensão do que acontece logo ali a nossa frente. Quando escolhi fazer psicologia, imaginava ser essa uma profissão limitada a "quatro paredes", felizmente estava equivocada.
A realidade social de uma grande parcela dessa sociedade que vive em constante miseria, não somente a economica. Essa semana me deparei com situações "sulreais", seres humanos sobrevivendo em condições que nem a imaginação mais fertil poderia idealizar.
E essas situações me fazem repensar o quanto ainda precisamos evoluir, o quanto vivemos em um mundo desigual, onde a linha limitrofe entre o "bom" e o "ruim" é tenue.
Tenho chegado em casa quase sem atividade cerebral, as imagens vistas durante o dia parecem paralisar meu cérebro, e fico repensando o meu papel humano e profissional.
Quantas dores, quantas miserias emocionais há nos "bolsões" de miseria, Porto Alegre em determinadas áreas se parece com a Africa, populações em constante risco.
Sinceramente, me pergunto, onde está o país em desenvolvimento? Quem está sendo beneficiado por todas as "bolsas" governamentais? A realidade q vejo todo dia em nada tem haver com o PIB que os governantes estao divulgando.
Descobri que pisamos diariamente sobre um grande tapete de seres miseraveis, desassistidos, esquecidos e condenados a morte em vida.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Chocados e Perplexos !!!

Gente, alguém tem uma receita de como transformar 24 horas em 30 horas? Pois é, nem eu e olha que estou precisando,meus dias faltam horas e até uma certa "normalidade".
Falando em normalidades, meu querido estado RS esta cada dia mais surpreendendo no quesito violencia domestica. Essa semana dois crimes chocou e impactou o povo gaúcho.
Uma mãe não suportando mais o comportamento violento do filho "viciado" em crack, o matou após ser agredida a facadas. O limite do desespero, segundo avaliação da justiça a mãe irá responder o crime(?) em liberdade.
O outro crime que esta movimentando a midia sulista é o da empresária que assassinou o marido, a irmã e a sobrinha de apenas 6 anos de idade. Um crime barbaro e premeditado.
Para as autoridades medicas locais, a mesma com diagnóstico de depressão e sob tratamento, foi vitima de um suposto surto psicótico.
Após os crimes a ré confessa aguarda avaliação psiquiatrica para saber se será encaminhada a uma instituição penal forense para criminosos com desvios psiquicos.
Diante de tais acontecimentos é inevitável se pensar, que cada dia mais nos seres humanos estamos perdendo o nosso controle sobre nossos atos. Estamos sucumbindo as pressões sociais e raciocinar já não parece mais ser uma caracteristicas inerente a espécie humana.
Meu questionamento é: "A quem responsabilizar , nesses casos de extremo descontrole, caberia a quem detectar esses possiveis "surtos"? Sinceramente não sei, o que sei é que, além de todas as misérias já vivenciadas pela humanidade, o descontrole mental esta se tornando uma epidemia mundial. Hora de auto avaliações.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ação e Reação !!!!

Sei, ando sumida né? Pois estou mesmo, trabalho novo, uma nova rotina e menor tempo por esse mundo virtual. Aqui no sul do sul ainda calor, nada de esfriar. Senti saudades de estar aqui deixando um pouco da minha realidade para quem gosta de ler meus post.
Por falar em realidade, coloquei uma frase no meu MSN que diz assim: "O que difere um HOMEM de um "homem", são suas prioridades. Explico, quantas vezes conhecemos alguem, um anonimo, que durante um periodo se faz presente, investe, se dedica a seus objetivos.
Um belo dia resolvemos recompensa-lo por tanto esforço e partimos para concretizar tantas teorias, tudo muito bom, tudo perfeitinho. Embora saibamos que nada nessa vida é definitivo, porém inevitavel se fantasiar uma possivel continuidade.
Mas eis que nos deparamos com aquela maxíma infalivel, que diz: "todo principe ,vira sapo". Sim, pois essa pessoa cria suas prioridades, as quais não estamos mais inseridas, mais que normal bater uma decepção, afinal, partindo do inicio onde havia ou houve tanto investimento, horas de MSN, ligações,e-mails.
E depois dos objetivos atingidos, somos descartadas, ou trocadas por outros velhos ou novos interesses, ai que eu digo, nada melhor que ter a experiência para tirar tudo de "letra", e termos a certeza de que, muito embora acreditem os "homens"ser eles a aproveitar-nos, muitas vezes somos nós mulheres que os aproveitamos.
Então "guris", cuidado com suas prioridades, não esqueçam que toda ação vem implicita uma reação. E não sejam tolos em crer que foram voces que conquistaram. SEMPRE é a mulher que se deixa conquistar. Minha homenagem a um "homem" que precisa aprender a ser somente um HOMEM.

domingo, 12 de abril de 2009

Coelhinho da Páscoa que Trazes Pra Mim.....

Aqui estamos, mais um domingo, para muitos um domingo especial, afinal é Páscoa. Quantas mensagens, e-mails,scraps recebemos desejando-nos uma "FELIZ PÁSCOA", que nossos sonhos renasçam , assim como Jesus renasceu.
Buenas, e na segunda-feira, será que lembraremos dos reais significados que as sagradas escrituras pregam? Ou estaremos todos contabilizando os ovos de chocolate, presentes ganhos ou falando mal dos que não nos presentearam?
Querendo, ou não, assumindo ou não, somos hipocritas, vale mesmo a velha maxima que diz: "faço o que digo, mas não o que faço", e assim seguiremos pecadores.
A muito já não alimento datas católicas, sou da opinião de que conceitos e valores devam ser concretos, não apenas existirem em determinadas datas do ano.
Devo ser bom ou ruim, conforme julgar, fazer o bem, caridade, filantropias por ideais e não por que o calendario assim o diz.
Vivemos as margens de valores, muitos são seguidos apenas pelo senso comum, muitos sequer acreditamos. Por que agimos dessa forma? Sinceramente não sei, talvez para fugir do julgo dos amigos, parentes, vizinhos, que irão me ter como um pagão,pecador.
Creio que quem possui telhado de cristal, não deve jogar pedros no telhado de vidro do vizinho. Cansei de seguir regras que a mim não foi perguntada se aceitei, algumas convenções quebro, afinal a fidelidade deve ser a meus princípios.
Então, desejo que usem os chocolates que ganharem para ativar seus hormonios do prazer, ou guarda-los para o período da TPM, afinal suas substancias ajudam a amenizar os sintomas.