sábado, 24 de janeiro de 2009

Se ainda não perdeu, cuide !!!

Fim de semana outra vez, o tempo parece estar passando mais rápido, diferente de anos atrás. Muitas pessoas compactuam dessas sensações. Devemos essa rapidez as muitas tarefas que vamos acumulando durante a nossa vida, as vezes cremos que o dia deveria ter 25 horas, para que pudéssemos dar conta de tudo.
A uns 20 anos atrás não era assim, porque? por que não produzíamos tanto, por que essa competitividade não era assim tão evidente, e o consumismo era menos presente. Hoje essa necessidade de ter, mais e mais, esta nos tirando muito, esta nos tirando a calma, o sono, o afeto, a convivência social e familiar. Estamos mais autónomos, mais isolados, mais solitários.
Perdemos, sem nos darmos conta que perdemos, por que a rotina nos absorve de tal forma, que não temos tempo de catalogar as perdas. Nossos amores estão nos deixando, nossos planos são substituídos por outros, e tudo nos passa desapercebido.
Quando nos daremos conta das perdas? Não sei, talvez quando a juventude e vitalidade nos deixar, e necessitarmos de cuidados, de afeto e atenção, e então nos daremos conta, de que os jovens que nos cercam, estão repetindo o mesmo ciclo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cumplicidade, o segredo do bem viver.....

Quando escolhi a psicologia como profissão, na verdade não tinha a real ideia da importância dessa escolha, hoje quando pessoas me procuram e se colocam em minhas mãos, como se eu tivesse formulas magicas para suas dores é que me dou conta das minhas responsabilidades.
Cuidar do outro, ajuda-lo a ver as coisas com mais clareza, não é o suficiente, aprendi que para estar disponível e inteira como profissional, é preciso estar inteiro e saudável como humano. Precisamos ter nossas coisas internas arrumadas, organizadas, pois seremos o espelho do outro. É de extrema satisfação, poder ver no olhar de alguém que estamos ajudando, e o segredo é bem simples, basta nos colocarmos em seu lugar.
Amo o que faço, mas ainda me assusto com a solidão emocional que habita as pessoas, suas fragilidades ao lidar com as intemperes da vida e do dia-a-dia. Nós humanos estamos nos tornando ermitões afetivos, talvez por situações que não derão certo, por lembranças que ainda machucam, não sei ao certo.
O que noto é que precisamos nos desarmar, pois nenhuma situação é igual a outra, assim como pessoas, não é porque "A" me feriu que "B" também o fará. Temos o péssimo habito de generalizar, rotular, e acabamos por esquecer que também erramos e acertamos.
Digo que a vida é um arco-íris, ou nos tornamos daltónicos ou desfrutamos de todas as cores, só não podemos ficar inercies.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Expectativas Mundiais

Assisti atentamente a pose de Obama, e fiquei emocionada, mas ao mesmo tempo preocupada. Não só os norte americanos,mas o mundo estão apostando alto nessa nova face e fase americana. De certa forma todos o estão vendo como um "Merlin" que irá fazer mágicas para as dores do mundo, O próprio Brasil espera que Obama consiga nos tirar do terceiro mundo, como se o fato de ser ele o primeiro presidente americano negro, fosse receber instruções de seus ancestrais africanos.
Esquecendo-se todos que mudanças são feitas a longo prazo, e que a população também possui suas responsabilidades. Ficaremos na torcida, e esperando que Obama consiga cumprir seu ciclo com competência e muita ajuda, e que nenhum homem bomba o veja como alvo.
Mudanças são sempre bem vindas, porém é preciso cautela com as expectativas e olharmos o futuro com esperanças e pés no chão.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ainda somos jurássicos......

As vezes me envergonho da minha condição de humana, pelas atitudes de outros humanos. Cada vez mais o mundo esta se diversificando, em comportamentos, crenças e atitudes que nos levam a repensar nossos valores e conceitos.
Um ponto dessa diversidade e divergência é a homossexualidade, os homofóbicos estão crescendo, ou talvez se mostrando, pondo a cara na janela. Tal comportamento me provoca naúseas.
Não aceito, e é um direito q me atribuo, de não concordar com tais atitudes, estamos em um novo tempo, onde conquistamos direitos de nos expressarmos e amar quem quisermos. Alguns dizem que é o fim dos tempos as relações homoafetivas, outros dizem que estamos diante de um terceiro sexo.
Vamos combinar, isso sim é uma grande asneira, pois só existe dois gêneros sexuais, masculino e feminino,o que pode parecer diferente é a forma como exercitam sua sexualidade. Não podemos compactuar com esse tipo de atitude, espero que a nova lei que ira ser votada no congresso seja homologada, considerando a homofobia um crime.
Que pena, que os preconceitos, precisem de leis punitivas, sinal de que ainda estamos parados no tempo, caso contrario não precisaríamos de delegacias especializadas , de cotas nas universidades e empresas e muito menos das paradas gays ou louvor a zumbi.
Rever conceitos e valores urgentemente.