quinta-feira, 22 de abril de 2010

De Cabral a Leonardo.....

22 de Abril de 1500, supostamente ou historicamente a data em que Pedro Álvares Cabral, descobriu o Brasil. Dizem os entendidos que foi por acaso, que ele queria mesmo era descobrir a Índia. Mas descobriu muitas índias por aqui, até deixou descendentes.

Foi neste ano, que começou a bagunça brasileira, herdamos o jeitinho, o dom da barganha e se fez a “lei de Gerson”. Mas nem tudo é só engodo em terras tupiniquins. Apesar de Cabral, somos um povo heróico, brado e retumbante.

E buscamos o nosso sol de um novo mundo, lutamos todos os dias para que de fato, nos brasileiros possamos dar o nosso grito do Ipiranga.

Mas 22 de Abril, não o de 1500, e sim o de 1986, também é uma data de descobertas. Uma data que descobri que não estamos vivos apenas para respirar, e o dom da vida é uma oportunidade de crescimento, autoconhecimento.

Vou hoje homenagear meu filho Leonardo, “BAM” para todos que convivem e aceitam a sua diferença e limitações físicas. Agradecer por te-lo, e de poder reconhecê-lo como um ser humano completo e com olhar brilhante e sorriso acolhedor.

Em uma sociedade segregadora, hipócrita, onde todos os dias ouvimos historias e estórias de descasos, abandonos. Sobreviver já é um premio. Ser ou ter um deficiente não é tarefa fácil, mas é um exercício diário de superação, revisões de conceito e valores.

Sou humana, imperfeita e falha e também aprendiz, mas sei que me torno melhor todos os dias da minha existência, por que aprendi a reconhecer que a vida se faz presente nos pequenos gestos, e que viver é o bem maior que possuímos.

Por isso, agradeço as forças do universo, por ter o privilégio, de ter aprendido, não sem dor, revolta ou auto piedade, mas superado o momento de “sou coitadinha” descobrir o quão rica é a convivência com o diferente.

E como diz a musica: “CADA UM SABE A DOR E A DELICIA DE SER O QUE É...”

quarta-feira, 21 de abril de 2010

De Tirandentes às Baratas.......

Por aqui ainda chuvas, amanhecer já com ares de inverno. Dia 21 de Abril, quarta-feira e feriado, aliás, este é o país dos feriados, o brasileiro adora paradinhas estratégicas, dizem que desestressa.

Por que é feriado? Houve um tempo que por aqui tínhamos mártires, que acreditavam ser possível haver salvação, um deles Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, morto por enforcamento em praça publica, por defender ideias dispares a de seus algozes, tipo caça as bruxas como nos tempos de Joana D’arc.

Pois bem, algumas décadas e passagem de séculos depois, apenas sobraram os algozes, como as baratas que sobreviveram após o dilúvio ou o desaparecimento dos dinossauros.

E para preservação da espécie criaram Brasília, a capital deste Brasil Varonil, que hoje comemora seu cinqüentenário. Está cidade construída no centro do país, foi o sonho do eldorado de JK.

Hoje já não há enforcamentos em praça publica por aqui, mas ainda se morre com cordas no pescoço, tanto literal ou em forma de discriminações socioeconômicas.

Brasília? Buenas está lá com seus políticos (ou nossos afinal neste caso somos nós os culpados por alimentar a sobrevivência das baratas). Imponente, com palácio (o da Alvorada), granjas (a do Torto).

Alvorada lembra o renascimento, o despertar de um novo dia, JK deve ter pensado nisso quando construiu Brasília, mas não se concretizou o sonho. Mas tem o “Torto”, isto sim combina muito bem com a atual imagem política do Brasil.

No futuro teremos prédios “Meias”, “Cuecas”, afinal parece que depositar dinheiro em bancos esta démodé.

Mas vamos aproveitar o feriadinho, afinal Tiradentes morreu para que brasileiros cansados pudessem ter seu dia de ócio. E Brasília? Também vamos festejar, afinal até as baratas merecem descanso.

terça-feira, 20 de abril de 2010

A Quem Interessa??!!

Chuvas no sul deste Brasil varonil, uma mudança significativa no clima, que até ontem ainda lembrava o desértico verão. As mudanças climáticas influenciam diretamente o comportamento dos seres vivos, dentre eles os da espécie humana.

É fato que o clima frio aproxima as pessoas, facilita as relações que se tornam mais intimistas, como se passássemos de um show orquestrado para um show acústico, estilo bossa nova.

Mas nem tudo tem conotação poética, estamos mais para cenas surreais, estilo Almodóvar. A violência em bairros rurais de Porto Alegre, em Belém Novo (minha terra natal), a delegacia de polícia foi alvo de tiros e queima de viaturas, algo inusitado para um bairro que parou no tempo e conserva ares provincianos.

O por quê? Ninguém sabe, pode ter sido um ataque isolado de vândalos ou até mesmo represália a atuação do corpo policial que cumpre todas as regras da profissão e não viola direitos civis e humanos (?).

Já na área urbana e quase central da capital dos pampas, um novo impasse entre comerciantes e a comunidade GLBTs, mais especificamente no shopping “Nova Olaria”, um conhecido ponto de encontros sociais de grupos homossexuais.

Segundo os comerciantes, alguns representantes deste “segmento social”, usam o local como ponto de encontro para praticas sexuais em banheiros, maculando assim a moral e os bons costumes dos porto alegrenses.

Já outros, argumentam que estes mesmos freqüentadores não consomem nos estabelecimentos, o que gera quebra de faturamento, afinal o local não é uma ONG.

Tema polêmico, mas segundo algumas opiniões tudo é reflexo da omissão administrativa do referido shopping, que enquanto gays e simpatizantes deixavam muitos reais ($) nos caixas de bares, pizzarias e cinemas, foi usado ouvido de mercador e fechar de olhos. Afinal, tudo, ou quase tudo é permitido quanto custo beneficio equivalem.

Está ai, uma nova luta entre os capitalistas e os militantes que buscam assegurar o direito a livre expressão e a liberdade de exercer a sexualidade em suas diversificadas formas.

Mas e os ortodoxos? Coitados, ainda se chocarão enquanto os reais ($) não estiverem circulando.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Todo dia é dia de indio?

Bem, para quem acompanha meu blog, já deve ter notado que muito uso o termo “tupiniquim” para conceituar o atraso político social do meu país. Pois é, hoje é dia 19 de abril, data dedicada ao “dia do índio”.

Interessante, quando há dividas sociais é criado um dia específico? Como dia da consciência negra, paradas gays, dia da mulher e por ai vai. Mas isto não impede que indios,negros e gays sejam mortos,segregados e com direitos restritos. Até se queima indios,negros e gays em praças desde Brasil varonil.

Mas ainda temos índios no Brasil? Com tanta miscigenação, matança e séculos de afunilamento das terras e cultura indígenas, mais algumas décadas veremos índios só em fotos.

Bem provável que hoje, em plena junção políticas para firmarem alianças para as próximas eleições, teremos grandes resgates do quanto o povo indígena foi e é importante para o país.

E como cantava Baby Consuelo, nos bons tempos das músicas com consciência social “todo dia, é dia de índio...”

Em tempo, e mudando um pouco o foco do assunto, ontem foi achado morto o “suposto” assassino em serie de Goiás. Suicídio por enforcamento na cela onde se encontrava preso. Parece que os responsáveis por sua soltura ganharam indulto por suas avaliações errôneas.

E vamos em frente, por que uma vez tupiniquim sempre tupiniquim...