quarta-feira, 21 de abril de 2010

De Tirandentes às Baratas.......

Por aqui ainda chuvas, amanhecer já com ares de inverno. Dia 21 de Abril, quarta-feira e feriado, aliás, este é o país dos feriados, o brasileiro adora paradinhas estratégicas, dizem que desestressa.

Por que é feriado? Houve um tempo que por aqui tínhamos mártires, que acreditavam ser possível haver salvação, um deles Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, morto por enforcamento em praça publica, por defender ideias dispares a de seus algozes, tipo caça as bruxas como nos tempos de Joana D’arc.

Pois bem, algumas décadas e passagem de séculos depois, apenas sobraram os algozes, como as baratas que sobreviveram após o dilúvio ou o desaparecimento dos dinossauros.

E para preservação da espécie criaram Brasília, a capital deste Brasil Varonil, que hoje comemora seu cinqüentenário. Está cidade construída no centro do país, foi o sonho do eldorado de JK.

Hoje já não há enforcamentos em praça publica por aqui, mas ainda se morre com cordas no pescoço, tanto literal ou em forma de discriminações socioeconômicas.

Brasília? Buenas está lá com seus políticos (ou nossos afinal neste caso somos nós os culpados por alimentar a sobrevivência das baratas). Imponente, com palácio (o da Alvorada), granjas (a do Torto).

Alvorada lembra o renascimento, o despertar de um novo dia, JK deve ter pensado nisso quando construiu Brasília, mas não se concretizou o sonho. Mas tem o “Torto”, isto sim combina muito bem com a atual imagem política do Brasil.

No futuro teremos prédios “Meias”, “Cuecas”, afinal parece que depositar dinheiro em bancos esta démodé.

Mas vamos aproveitar o feriadinho, afinal Tiradentes morreu para que brasileiros cansados pudessem ter seu dia de ócio. E Brasília? Também vamos festejar, afinal até as baratas merecem descanso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário