segunda-feira, 19 de abril de 2010

Todo dia é dia de indio?

Bem, para quem acompanha meu blog, já deve ter notado que muito uso o termo “tupiniquim” para conceituar o atraso político social do meu país. Pois é, hoje é dia 19 de abril, data dedicada ao “dia do índio”.

Interessante, quando há dividas sociais é criado um dia específico? Como dia da consciência negra, paradas gays, dia da mulher e por ai vai. Mas isto não impede que indios,negros e gays sejam mortos,segregados e com direitos restritos. Até se queima indios,negros e gays em praças desde Brasil varonil.

Mas ainda temos índios no Brasil? Com tanta miscigenação, matança e séculos de afunilamento das terras e cultura indígenas, mais algumas décadas veremos índios só em fotos.

Bem provável que hoje, em plena junção políticas para firmarem alianças para as próximas eleições, teremos grandes resgates do quanto o povo indígena foi e é importante para o país.

E como cantava Baby Consuelo, nos bons tempos das músicas com consciência social “todo dia, é dia de índio...”

Em tempo, e mudando um pouco o foco do assunto, ontem foi achado morto o “suposto” assassino em serie de Goiás. Suicídio por enforcamento na cela onde se encontrava preso. Parece que os responsáveis por sua soltura ganharam indulto por suas avaliações errôneas.

E vamos em frente, por que uma vez tupiniquim sempre tupiniquim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário