sábado, 20 de dezembro de 2008

Príncipe ou Sapo???

Essas coisas de relacionamentos amorosos são complicadas, as vezes nos perguntamos por que escolhemos o errado, porque o amor não pode ser o idealizado.
Eu sempre digo que o maior erro dos relacionamentos, são as projeções, esse movimento que fazemos ao imaginar o outro um princípe e esquecendo que também é humano. Ontem um amigo estava muito chateado com o rumo do seu relacionamento, as vezes em uma aparência física forte , escondesse um poço de fragilidades.
Me deixa muito triste quando constato esses desencontros afetivos,e a pergunta inevitavel: de quem é a culpa? Na verdade não há culpas, há sim responsabilidades, responsabilidades nossa de ter deixado as coisas irem sem controle, nossa de ter projetado um princípe em um sapo.
O certo é que não há receita de bolo para o amor,paixão, apenas acontece, o que deve existir é o respeio mútuo, lembrar que todos somos seres com emoção,e o desejar é que nos move em frente.
O segredo de um bom relacionamento e nunca esquecer que somos humanos, mas podemos sempre ficar melhor.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Saio do Trilho na TPM.....

MULHERES, as vezes parecemos ETs, calma, eu não estou falando de forma a degrenir nossa evolução, vou falar hoje sobre a TPM.Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres.No entanto apenas 8% das mulheres tem sintomas muito intensos.(Fonte:Gineco.com.br).
Confesso, eu tenho TPM, e acreditem, faço cacá , etcha coisinha que tira a gente do trilho, coitados daqueles que precisam conviver com nós mulheres a beira de um ataque dos nervos(risos).
A TPM possui vários sintomas, eu tenho quase todos(brincadeirinha),só fico um tanto quanto com:fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;raiva, irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais. Não é fácil ser mulher, em um mundo competitivo e ter que conviver com a TPM, mas existem tratamentos que podem ajudar nós pobres seres a vivenciar essa etapa do mês com mais qualidade, tais como:Consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que se sente antes e depois da menstruação, assim juntos poderão achar o melhor caminho.
Então homens desse meu Brasil varonil, tenham paciência com essas(eu)mulheres vítimas dessa desordem fisico- hormonal que não é fruto da nossa imaginação.
Agradeço por me suportarem, pois eu mesma as vezes não consigo, e mulheres busquem ajuda, por que viver com qualidade não tem preço.Boa sorte para nós.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Por que Não?????

A prática profissional da psicologia é fantástica, nos deparamos com situações surpreendentes. Me faz pensar o quanto nós mulheres ainda desconhecemos à nós mesmas. Uma mulher, de 55anos me procurou extremamente culpada por que se viu atraída por outro homem que não era seu marido. Como uma mulher casada à 30 anos pode sentir atração por outro homem, isso é errado, verbalizou ela. Eu sou velha, casada, isso não é certo.
A auto estima é fundamental, e onde está escrito que o casamento acaba com o desejo, tesão e o "ser" mulher? Em nenhum lugar, somos e seremos seres hormonais, porém com outra intensidade com o passar dos anos, mas a essência de fêmea, essa é eterna e só depende de nós consevá-la ativa.
Muito me preocupa, como profissional da saúde mental, constatar que mulheres em pleno Séc. XXI acreditam que a idade anula sonhos, desejos e orgasmos. E que escolhem assassinar esses sentimentos por convenções e envelhecerão feridas e deprimidas, sem terem se permitido viver a plenitude de sua condição de mulher-fêmea.
Já não se faz confortável nos dias de hoje o papel de mulher "Amélia", pois a mulher de verdade nos novos tempos, precisa e deve ser "MULHER".

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Meu Certo Alguém!!!

Adoro música, e para me ajudar no post de hoje vou pegar emprestado pedaços da música do Lulu Santos, "Um certo alguém".
"...E quando um certo alguém Cruzou o teu caminho E te mudou a direção...", pois é um certo alguém cruzou meu caminho e mudou algumas das minhas direções já escolhidas, engraçado essas coisas do acaso.
"...E quando um certo alguém Desperta o sentimento É melhor não resistir E se entregar...", esse certo alguém lê meu blog todos os dias, sempre esperando "NOS" encontrar, hoje resolvi homenagea-lo e dizer-lhe que estou adorando essas mudanças no meu caminho.
E vocês, já identificaram seu "certo alguém"? As vezes nosso certo alguém chega de surpresa, nos invade, nos toma por completo, aproveitem os dias finais de 2008 e agarrem seu certo alguém.
"...Quis evitar teus olhos Mas não pude reagir Fico à vontade então Acho que é bobagem A mania de fingir Negando a intenção..." E acreditem ,mesmo parecendo insanidade, vou seguir o que disse meu amigo Alex: " Deixe vir...."
Hoje esse post é teu meu "Certo Alguém luso".

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Retrospectiva Interna......

O ano de 2008 está chegando ao fim, inevitável aquele velho balanço do que se fez e de tantas outras coisas que apenas ficou na lista de coisas a realizar. Repensar e refazer, dar continuidade ao que deu certo, rever o que se fez de errado. Muitas pessoas estão planejando as festividades, as natalinas em família e o reveilon no mundo. Mas muito mais importante do que apenas comemorar, é a retrospectiva interna, essa é a mais complicada, nos olhar, ver nossas falhas, dores, frustrações,o amor que não aconteceu, a promoção no emprego que ficou para o proxímo ano, a viagem dos sonhos, que ficou só no sonho, tantas coisas, tantos vazios.
Porém, há as coisas boas, estamos vivos, nossos filhos, pais, amigos, estão por perto,nossa capacidade de sonhar está intacta, a crença em dias melhores ainda pulsa,enfim, estamos prontos para enfrentar o novo ano, inteiros, com nossa força refeita para ser testada novamente.
E como crianças, estamos a imaginar se papai noel irá nos trazer o que pedimos, se ao acordar no dia 25 de dezembro, estará ali na árvore de natal, um pedaço de tantos sonhos que cultivamos nesses 366 dias de 2008. Reflitamos sobre nós, sobre o que fizemos para que esse presente nos seja ofertado pela vida.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Seduza para Seduzir-se.....

Estava procurando um assunto interessante para postar hoje, e em uma dessas viagens pela net, me deparei com alguns textos que abordavam a sedução, e pasmem, existem cursos para se aprender a grande arte do seduzir. Eu particularmente creio que o ato de seduzir não requer cursos, depende unicamente das sensações e vontades que o outro nos provoca.
No reino animal não há cursos, os machos possuem esse talento desde sempre, usam seu melhor para atrair a fêmea, dançam, mostram seu canto, sua plumagem, sua força física, na busca do seduzir sua escolhida. No reino animal humano, parece que muitos machos e fêmeas perderam esse jeito, essa dança, tudo ficou muito objetivo, parecendo que o sexo é algo inevitável.
Um bom jogo de olhares, um flerte, um sorriso, humm, isso aguça nossos hormônios, saber olhar, saber ficar ali fazendo uma dança ficticia de acasalamento, provoca sensações incríveis, reconhecer no outro esse "sex appeal", aliás não é para quem quer, é para quem tem. É fundamental ter esse jeito especial de seduzir, de convidar o outro a entrar na dança, e quando se começa esse movimento, nosso corpo se solta, nosso cérebro libera a adrenalina e ficamos ali horas e horas aproveitando essa sensação rara de prazer.Portanto, aproveite e busque dentro de ti esse dom de seduzir, e aprenda que sensualidade não é vulgaridade, e deixe teu pavão te seduzir.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Domingo!!!!

Em um dos meus posts anteriores já escrevi sobre as muitas sensações que o dia de domingo provoca, vai de uma nostalgia até a sensação vazia da solidão. Quando o tempo vai passando, a vida seguindo seu curso, vamos também sentindo uma saudade não se sabe do que, um querer não se sabe de quem, e assim o dia de domingo vai acontecendo.
Andamos as vezes a procura de algo, de alguém, de qualquer coisa que nos preencha o vazio que vai crescendo com o passar dos anos. Sempre acreditei que nascemos para vivermos aos pares, e quando o tempo passa, e ainda estamos sós, essa vontade de ter um porto seguro, uma mão que nos procure na madrugada cresce, e qualquer sinal de que a encontramos é como o arco-íris depois da chuva.
Mas a segunda-feira chega, e todas essas sensações dominicais se recolhem, para esperar o proxímo domingo, por que a vida é dinâmica, não há muito tempo para se perder com vontades adolescentes. E eu, tu e todos aqueles que acreditam que sempre haverá tempo para sonhar, esperaremos que hoje o domingo seja de sol...E como canta Tim Maia:"...Eu preciso descobrirA emoção de estar contigoVer o sol amanhecerE ver a vida acontecerComo um dia de domingo..."
BOM DOMINGO PARA NÓS!!!