sábado, 28 de março de 2009

Meu "Pávio" é Curtíssimo......

Hoje vou revelar um dos meus pontos de frustração, eu sou uma pessoa que me considero sociável, educada e divertida, mas as vezes me sinto perdida nesse mundo onde pessoas travam guerras em defesa de seus egos inflados.
Nunca usei meu conhecimento, ou minha suposta inteligência como arma para prejudicar ou menosprezar alguém.Creio que cada um de nós possui conhecimentos relevantes para sua realidade. Eu, ainda me choco quando me deparo com pessoas que necessitam se auto afirmar a qualquer preço.
Estudei, desde muito pequena tive contato com a palavra escrita, curiosa por natureza, sempre busquei informações sobre todas as áreas, critica ao extremo, mas só me manifesto com conhecimento de causa.
Não lido muito bem com arrogâncias, com pessoas que se consideram melhores que as demais. Tenho formação universitária, mas essa não foi gratuita, custou muito caro e 8 anos da minha vida, noites acordada, filhos renegados a segundo plano, tudo em nome da profissão que escolhi e que amo muito.
Sempre gostei de gente, de suas diferenças, seus olhares subjetivos sobre a vida. Tenho uma baixa tolerância com comportamentos infantis , vindos de quem já deveria ter crescido. Também sou da opinião de que oportunidades a gente cria, se elabora projetos e metas e os perseguimos, foi o que fiz.
Mas, vida é feita de pessoas e "pessoas", e devemos sempre procurar olhar o melhor em cada uma. Papo estranho para um sábado, mas as vezes viajo na "maionese" e fico teorizando sobre esse zoológico que é o fazer parte de uma sociedade que ainda esta engatinhando no critério respeito pelo proxímo.

sexta-feira, 27 de março de 2009

A Insônia Produziu esse Texto ....

Hoje foi um dia daqueles, com grandes acontecimentos, muitas informações, trabalhar com "gente" não é "bolinho". Sei, escolhi essa profissão, mas as vezes dá uma complicadinha. Tenho notado que cada dia mais as pessoas estão sentindo necessidade de serem ouvidas, e os consultórios de psicoterapia viraram um grande refúgio para essas pessoas.
Há crises existenciais,sexuais, de convivência social, problemas profissionais, mas a situação mais preocupante, para mim ainda é a solidão. Não aquela solidão literal, mas aquela que sentimos mesmo quando estamos acompanhados. É essa solidão que faz nascer comportamentos suicidas, egoístas,unilaterais.
Pessoas as vezes completamente estranhas se unem,ou se ofendem, se agridem gratuitamente,sem muitas vezes se darem conta de que assim o fazem por defesa, ou para esconderem suas fragilidades. Quantas pessoas passam por nossas vidas ao longo da nossa existencia, centenas, e agora com a era da internet, todos os dias conhecemos alguém, alguns nos cativam, outros nos chateiam, outros nos excitam, alguns ainda povoam nossos sonhos e pecados.
A única verdade nessa salada de frutas é que gente precisa de gente, somos seres que nascemos para interagir com nosso semelhante, seja concordando ou discordando. Por que por mais que possa ser diferente um homem de uma mulher, assim mesmo vale a pena essa fusão. E o grande prazer dessa vida é a capacidade de união de iguais, nesse caso "humanos".

quinta-feira, 26 de março de 2009

POA é Tudo de Bom !!!

Bom, parece que finalmente o outono se faz presente por essas bandas do Rio Grande, noites com aquele friozinho que nos dá vontade de ficar hibernando. Hoje é o aniversário de Porto alegre, a capital mais alegre desse pampa.
Porto Alegre, capital gaúcha, com seu clima subtropical úmido, é uma das cidades mais arborizadas do país, além de ter um pôr-do-sol considerado um dos mais lindos do mundo. No dia 26, esta bela metrópole, nascida em 1772 e batizada com o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, completa 237 anos. Durante este período, mudou várias vezes de nome: Porto de Viamão (século XVIII), depois Porto do Dorneles, em seguida Porto de São Francisco dos Casais e, finalmente, Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. (http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=13&p_secao=59)
Nasci, Cresci e estou envelhecendo aqui, tenho raízes e meus frutos cada dia mais lindos. Essa cidade é mágica, aconchegante, dinâmica e apaixonante. Como cada um de seus filhos, nativos ou os adotados que por aqui se aprochegam e não mais querem sair.
É a capital do "báh", "bem capaz", "tchê", "chimas", "churras", da "polar", essa é daqui, do "brique da redenção", do rio/lago "guaíba", da "usina do gasômetro" e do por-do-sol em ipanema.
Porto Alegre é demais, ou como canta Kleiton e Kledir: " Deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre ,tchau", quem sai, logo quer estar de volta, afinal, tem lugar melhor que nossa casa? POA é assim, casa de mãe, com cheiro de café novinho e de pão feito em casa.
Então ,se aprochegue vivente, e vem pra POA tu tbm. Essa é minha homenagem , a cidade que me fez a mulher que sou "I love You Poa".

quarta-feira, 25 de março de 2009

Não Querem Brincar? Não Desçam Para o Play......

Já falei aqui sobre as mensagens subliminares nos comerciais de TV, mas elas existem nos diálogos, principalmente entre homens e mulheres. Hoje tive uma experiência com esse contexto, um longo diálogo, com mensagens implícitas.
Ai me pergunto, por que alguns homens usam essa técnica em seu discurso mas não conseguem objetivar suas ações?Hum, interessante, creio eu, que alguns homens ainda estranham a objetividade de algumas mulheres, e escolhem esse jogo dúbio de palavras, como forma de dizer sem dizer.
Pareceu estranho? mas não é, ainda nos dias atuais, há uma grande dificuldade em ser objetivo, mesmo que saibamos que as relações homemXmulher evoluiu consideravelmente,porém ainda algumas atitudes remetem ao receio.
Quem não gosta desse jogo de pega, não pega, quer e não quer, da tão falada dança do acasalamento, creio que quase todos nos, o que difere é ter bem claro onde ser quer chegar, pois saber-se onde é muito importante, irá dar segurança ao outro para dizer sim.
Mas enfim, quando essa brincadeirinha não evolui, fica uma sensação de que nos tiraram o doce da boca, e feito crianças ficamos sem saber o por que.E ai entra aquela sábia frase: " não sabe brincar, não desce para o play".
Então uma dica para os "pavões" de plantão, se abrirem seu lindo leque, dêem continuidade na dança, pois não muito raro, quando essa dança é interrompida, a dona "pavoa", vai buscar um leque mais colorido.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Desse Jeito, Logo Terei um Colar de Pérolas Vaticanescas...

Mais uma pérola do santíssimo senhor Bento XVI, antes de adentrar em terras africanas e parecendo desconhecer as milhões de vitimas do HIV, o dignissimo afirmou que o uso da camisinha agrava a incidência da doença, pois o uso de preservativos leva a promiscuidade e com isso as contaminações pelo vírus da AIDS.
Buenas, eu sinceramente já não sei onde começa a desinformação e começa a completa falta de bom senso dos representantes da igreja. Fico-me a perguntar como em tão pouco tempo uma instituição religiosa pode produzir tantas asneiras em nome da fé.
Milhares de pessoas morrem todos os dias vitimizadas pelo HIV, a África é um continente que sofre com essa doença, já não bastasse tantas outras missérias que disseminam aquele povo.
No Século XXI, onde campanhas e mais campanhas são publicadas e defendidas todos os dias quanto ao uso de preservativos, da importância de relacionamentos sexuais seguros e responsáveis, nos deparamos com declarações desse tipo.
Até quando viveremos sob o julgo dessa instituição? Já fiz esse questionamento muitas vezes, mas infelizmente não tenho a resposta. Resta-me chocar-me e continuar a lutar e criticar esse tipo lamentável de comportamento.