sábado, 28 de fevereiro de 2009

Escrever: Saudável e Mágico....

Mais um fim de semana que chega, muitos ainda no embalo do Carnaval, mas o mês finda, com ele as férias escolares, o veraneio, o acordar tarde e dormir tarde, enfim todas as contravenções que cometemos nas férias deixam agora espaço para o mundo real de fato. Como já comentei anteriormente por aqui, eu tenho insónia, durmo em média de 3 a 4h por noite, muito pouco, mas infelizmente já me acostumei a esse ritmo. E como forma de usar esse estar acordada resolvi escrever, construi esse blog, que amadoramente venho mantendo, já pensei em deleta-lo, mas um amigo me convenceu a continuar. Existe muitas pesquisas que afirmam que escrever sobre nossos sentimentos, atividades, vivências, ajudam a prevenir e a manter algumas enfermidades sob controle. Tenho o hábito de devanear escrevendo desde a adolescência, e mesmo hoje aos 44 anos, ainda tenho guardado tudo que produzi nessa fase tão especial do nosso desenvolvimento. Escrever, mesmo sobre nossos sentimentos mais íntimos e absurdos, nós leva a buscar um maior entendimento sobre quem somos, nossos comportamentos diante de fatos e de pessoas. Sempre adorei ler e escrever, talvez por isso tenha escolhido como profissão entender o comportamento humano, suas expectativas, frustrações e limitações emocionais. O ato de escrever nos propicia o auto conhecimento, condição indispensável para poder entender o outro em sua totalidade. Aprendemos a receber criticas, a lidar com nossas frustrações, medos, nos tornamos livres, possuidores de super poderes que nos remetem a lugares quase reais. Então, vamos embarcar nessa instigante e surpreendente viagem que é o escrever.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Por que????

Faz tempo que não deixo nenhuma pergunta, então hoje será essa: "Por que nos apaixonamos?", para alguns cientistas, nos apaixonamos por haver necessidade de procriar, ou seja,busca-se um parceiro(a) para juntos dar continuidade a espécie. Entra aqui a atração sexual, a sexualidade está presente no reino animal, desde os primórdios da existência de vida na terra.
Pois bem, se a finalidade é apenas procriar, por que sofremos tanto com as separações, por que buscamos geralmente o par errado? Bom, esses mesmos cientistas afirmam, que todo esse movimento emocional é produzido pelo nosso tão misterioso cérebro, que cria situações bio-fisiológicas no momento que identificamos um possível par.
Nós humanos precisamos dessas relações, como forma de sobrevivência, a afetividade não necessariamente esta ligada a sexualidade e vice-versa, o ato do sexo é instintivo, necessidades hormonais incitricas nos humanos.
E quando essas ligações são interrompidas, todo o processo criado para o dito acasalamento, se perde e cria-se um novo processo, as perdas nos remetem ao luto, as perdas afetivas não são diferentes, há estágios a serem cumpridos, até estarmos novamente disponíveis pra uma nova paixão, funciona como um ciclo vicioso,PAIXÃO X DESLIGAMENTO X SOFRIMENTO X LUTO X PAIXÃO.
Então, sofremos por que estávamos acostumados com as sensações boas que o estar enamorado nos propiciava, e o rompimento faz com que se sinta falta dessas sensações, como a abstinência de drogas ou álcool que leva a um sofrimento físico e mental. Parece papo de doido, mas não é, apaixonar-se pode ser tão viciante e nocivo como qualquer droga, caso não saibamos vivenciar cada etapa adequadamente, pois assim como a overdose de narcóticos mata, o amor também.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Só HUMANOS !!!!

Geneticista explica o conceito de "raças" e propõe a sua "desinvenção" Essa caracterização da espécie humana, proposta em 1767 pelo naturalista sueco Carl Linnaeus (1707-78), marca a primeira divisão "científica" da humanidade em "raças". Somado a crenças ancestrais e estudos científicos posteriores, o trabalho de Linnaeus colaborou para a consolidação do conceito de que a humanidade se divide em "raças" e para a justificação de todos os subprodutos dessa lógica, como o racismo. O doutor em genética humana Sérgio Pena trata da questão racial por meio de um recorte biológico e propõe a "desinvenção" do conceito de raças. Em formato de ensaio, o livro trata do tema de forma, ao mesmo tempo, sintética e atualizada. (Fonte: Folha Online)
Finalmente, alguém com coerência, e após a teoria de Darwin, essa parece-me a mais adequada para o Séc. XXI, já que todos os movimentos e protestos por igualdades estão se desgastando diante de politicas e leis frágeis desse país.
Particularmente creio que já esta na hora de podermos ser vistos tão somente como "humanos", de poder educar nossas crianças sem precisar incluir em seu vocábulario adjetivos chulos para classificar pessoas. Ando cansada de ler artigos e protestos contra preconceitos, e assinar manifestos a favor de minorias.
Bom será o dia que não precisarmos mais de passeatas,ONGs,guetos,para expressar nossas opiniões e afetos. Utópico talvez, mas há de se sonhar em dias melhores, onde possamos ser livres não só no pensar, mas no comportamento, na liberdade que é nosso direito de fato.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Agora é Choque de Realidade !!!

Finalmente acabou o Carnaval, gente sinceramente cansei de descansar, agora apartir de hoje tudo voltará a normalidade. Amigos que retornam das férias,o trabalho que até nos fez sentir saudades, pessoas de nossas relações que sequer lembraram de nós no feriado, voltarão dizendo-se cheios de saudades, como se fossemos crianças esperando o papai noel.
Mas, enfim o ano vai começar nesse país, que enquanto todos pulavam e extravasavam suas energias, continuou vivo,com misérias humanas e sociais, mortes matadas e as mortes "morridas", as estradas com km de congestionamento.
O salário mínimo teve alta de 12%, e com certeza será gasto com medicamentos pelos aposentados, provavelmente a cesta básica sofrerá um aumento significativo em nome da inflação ou do PIB que não subiu. Como todos que retornam ainda se encontram anestesiados pelas vivências carnavalescas, isso ainda estará delegado a segundo plano.
Na verdade, sofre quem teve que permanecer na realidade, ralando, contando moedinhas para sobreviver, outros sequer na realidade estiveram, mas é o Brasil,país tropical, rico na natureza, pobre nas politicas sociais, que atrai o mundo nessa época de folia.
Agora é hora de tirar a fantasia, lavar a cara e voltar a ser palhaço de cara limpa. Bom retorno a quem retorna a essa agridoce realidade.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Oscilações Humanas....

Lembram que comentei estar lendo de tudo nesses dias de inércia carnavalesca? Pois é, hoje li um texto bastante interessante que falava sobre os vários humores e sensações que vivenciamos no nosso dia-a-dia.
A psiquiatria classifica essa variação de humor de "Distimia",um humor depressivo, que oscila em momentos específicos da vida e da rotina. Todos nós já vivenciamos essa salada de fruta de humor, as vezes acordamos alegres,dinâmicos, um minuto a frente estamos desanimados, melancólicos, e logo a seguir já estamos novamente a construir planos.
A de se ter o cuidado, para não se auto diagnosticar, é preciso observar com que frequência e qual a duração desse mudar de humor.
Somos humanos, e altamente influênciados pelo meio ao qual pertencemos, e não tem como não ser atingido por essas mudanças. Quando chove, ficamos mais saudosistas, com dia de sol, mais exuberantes, a noite um pouco introspectivo, até ai, tudo dentro do esperado. O que deve nos preocupar é quando essas sensações começam a prejudicar nossa funcionalidade, nosso trabalho, as relações afetivas e sociais.
Afinal, em tempos autónomos, todos já experimentamos aquela sensação de abandono, a velha sensação de solidão,mas o bom é poder reconhecer quando essa tristezinha ou euforia, já se tornou companheira efetiva de viagem.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ainda Abduzidos Pelo Carnaval, E É Segunda-feira !!!

Porto Alegre, nesse fim de semana parecia a filial do inferno, gente o calor do mundo esteve aqui, já falei por aqui tantas vezes"eu odioooooooooooo o verão". Fiquei em casa, que novidade(risos), e resolvi ler, aliás ando lendo de tudo, até receita de bolo.
Não sei se já pararam para pensar nos inúmeros significados que podemos dar as palavras, as vezes a mesma palavra, colocada em um paragrafo diferente faz um estrago dos grandes. Buenas, ando por tantos lugares nessa net que até dá medo,risss, hoje resolvi ler sobre o mundo gay, esse universo tão discutido e pouco entendido. Na minha pratica profissional e nas minhas relações pessoais tenho estado ligada diretamente a essa realidade, daí minha curiosidade e necessidade de aprender muito mais.
As vezes o que não entendemos, gera uma serie de mal entendidos, e se não cuidarmos cairemos em graves armadilhas do preconceito. Parto sempre do pré suposto, de que só posso não gostar,criticar ou me colocar isento, se pelo menos tiver conhecimento.
Está para ser votado no congresso a PL/122, que garantirá direitos aos homossexuais de poderem processar legalmente os homofóbicos, eu já assinei inúmeros abaixo-assinados a favor da aprovação desse projeto de lei.
Mas continuo acreditando ser subdesenvolvido ter que existir leis para proteger cidadãos que pagam seus impostos, por que alguém os julga diferentes.
Enquanto isso o Brasil se acaba no samba, e o povo com certeza irá dançar na quarta-feira,lógico depois das 12h, momento que todos acordarão para o mundo real.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Só Mais Um Domingo.....

Aqui em Porto Alegre, quente ainda, a cidade praticamente deserta, como de costume os porto-alegrenses migraram para o litoral. Quem ficou, seja por que o trabalho não permitiu ir viajar, ou dinheiro sumiu antes de aparecer, procura achar alternativas para sobreviver ao Carnaval.
O mundo continua vivo, as guerras,as mortes, os nascimentos tudo igualzinho. Mas muitos brasileiros só se darão conta disso na quarta-feira a tarde, é quando a vida volta ao eixo normal.
As estradas ainda servindo de leito de morte, agora a pouco ouvi no tele jornal, já morreram muitos e estamos no segundo dia do feriado. Estranho esse instinto humano, de criar situações de perigo e cair em sua própria armadilha.
Até a Internet está deserta, meu MSN está com zero contato online, os telefones não tocam nem por engano, é o reflexo da debandada, dos amigos reais e virtuais, todos buscando satisfazer seus desejos e vontades , enfim, assim é a raça humana que como as aves buscam o melhor habitat para dançar e acasalar.
Por aqui mais um fim de semana que finda, teoricamente, pois o feriado e o marasmo ira até a quarta-feira de cinzas, para os sobreviventes um belo domingo.