terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Oscilações Humanas....

Lembram que comentei estar lendo de tudo nesses dias de inércia carnavalesca? Pois é, hoje li um texto bastante interessante que falava sobre os vários humores e sensações que vivenciamos no nosso dia-a-dia.
A psiquiatria classifica essa variação de humor de "Distimia",um humor depressivo, que oscila em momentos específicos da vida e da rotina. Todos nós já vivenciamos essa salada de fruta de humor, as vezes acordamos alegres,dinâmicos, um minuto a frente estamos desanimados, melancólicos, e logo a seguir já estamos novamente a construir planos.
A de se ter o cuidado, para não se auto diagnosticar, é preciso observar com que frequência e qual a duração desse mudar de humor.
Somos humanos, e altamente influênciados pelo meio ao qual pertencemos, e não tem como não ser atingido por essas mudanças. Quando chove, ficamos mais saudosistas, com dia de sol, mais exuberantes, a noite um pouco introspectivo, até ai, tudo dentro do esperado. O que deve nos preocupar é quando essas sensações começam a prejudicar nossa funcionalidade, nosso trabalho, as relações afetivas e sociais.
Afinal, em tempos autónomos, todos já experimentamos aquela sensação de abandono, a velha sensação de solidão,mas o bom é poder reconhecer quando essa tristezinha ou euforia, já se tornou companheira efetiva de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário