quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Só HUMANOS !!!!

Geneticista explica o conceito de "raças" e propõe a sua "desinvenção" Essa caracterização da espécie humana, proposta em 1767 pelo naturalista sueco Carl Linnaeus (1707-78), marca a primeira divisão "científica" da humanidade em "raças". Somado a crenças ancestrais e estudos científicos posteriores, o trabalho de Linnaeus colaborou para a consolidação do conceito de que a humanidade se divide em "raças" e para a justificação de todos os subprodutos dessa lógica, como o racismo. O doutor em genética humana Sérgio Pena trata da questão racial por meio de um recorte biológico e propõe a "desinvenção" do conceito de raças. Em formato de ensaio, o livro trata do tema de forma, ao mesmo tempo, sintética e atualizada. (Fonte: Folha Online)
Finalmente, alguém com coerência, e após a teoria de Darwin, essa parece-me a mais adequada para o Séc. XXI, já que todos os movimentos e protestos por igualdades estão se desgastando diante de politicas e leis frágeis desse país.
Particularmente creio que já esta na hora de podermos ser vistos tão somente como "humanos", de poder educar nossas crianças sem precisar incluir em seu vocábulario adjetivos chulos para classificar pessoas. Ando cansada de ler artigos e protestos contra preconceitos, e assinar manifestos a favor de minorias.
Bom será o dia que não precisarmos mais de passeatas,ONGs,guetos,para expressar nossas opiniões e afetos. Utópico talvez, mas há de se sonhar em dias melhores, onde possamos ser livres não só no pensar, mas no comportamento, na liberdade que é nosso direito de fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário