sábado, 23 de maio de 2009

Indios Reais, País de Faz-de -Conta.....

Finalmente é Fim de semana por essas "bandas" um lindo dia de sol, com promesas de calor.Nada melhor que dias radiantes para amenizar a correria da semana.
Porto Alegre ainda com suas misérias sociais, as pessoas ainda olhando para seu umbigo, e eu ainda teimando em acreditar que se pode fazer diferente.
Minha semana de trabalho foi dinâmica, alias tenho vivencido situações dignas de filmes sulreais. Para encerrar a semana, fui junto com meus colegas de trabalho fazer o senso do "Bolsa Familia" em uma reserva indigena.
Interessante universo, ao mesmo tempo que tentam manter suas origens, pedem para que sejam supridas suas necessidades "copiadas" do mundo branco. O Brasil possuiu dividas morais e sociais com muitas etnias, o que de certa forma nos remete de volta ao colonialismo.
Onde os portugueses trocaram espelhos,pentes por nosso ouro e nossas riquezas, até mesmo as humanas. E hoje minha geração e as proxímas deverão tentar amenizar esse "roubo" histórico.
Em meio a mata nativa, bugios, plantações,índios misigenados, lá estava a tecnologia, representada por celulares, TV e computadores. Um povo que há alguns Séculos atrás vivida da caça e pesca, hoje se preocupa com o sinal da telefonia móvel.
Mas enfim, estamos no Brasil, país de tantas "bolsas" e programas sociais, que servem tão somente para desviar o olhar do povo da real miséria, políticos que fazem jus a seus salários milionários criando as deprimentes leis de amparo assistencialista.
Buenas é sábado, vamos dar uma trégua a toda essa realidade, cair no ócio e ver a vida cor-de-rosa.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Coisas de Brasil il il........

Finalmente chegou a sexta-feira, 10 entre 10 pessoas esperam esse dia com ansiedade, afinal com dias cada vez mais exigindo horas extras, complica rotinas e cansamos mais.
Por aqui nessa cidade não tão alegre, dias de sol, calor, frio, uma mistura de estações em um só dia. O Brasil sempre produzindo noticias nem sempre para valorizar seu povo.
Como já sabem, não assisto Televisão, pois com raríssimas excessões, a TV aberta brinca com a inteligência do povo brasileiro. A nova pérola produzida pela nossa TV e que está na boca do povo e na midia, é a postura do Sr. Silvio Santos, dono e apresentador do SBT.
Esse senhor com QI duvidoso, tem em sua programação a figura de uma menina de 7 anos, chamada "Maisa", para muitos prodígio, para mim um fantoche na mão desse senhor. Segundo a midia, nos dois últimos programas de domingo do SBT, esse apresentador usou de seu poder para coagir, humilhar,expor,ridicularizar da tal menina.
Agora o caso encontra-se no MPF, e atraiu olhares do juizado da infância e juventude, bem como de profissionais da área da saúde mental. Até ai , "no problem". Mas sabemos, e essa é minha realidade profissional, que todos os dias crianças e adolescentes se tornam vitimas de adultos, que usam de seu poder para abusar e seviciar menores.
Essas relações perversas recheiam livros e teses de psicólogos e psiquiatras, especialistas em desenvolvimento infanto-juvenil. Mas a pergunta é, por que nosso olhar só se mostra interessado quando esses atos covardes atingem pessoas publicas ou quando se tornam matéria de meios de comunicação?
A resposta é simples, por que somos um povo conformado, um povo que adora vivenciar a vida do outro, que encontra em programas sensacionalistas o elixir para redimir e amenizar suas misérias.
Só seremos um povo desenvolvido, quando esses fatos deixarem de dar ibope para magnatas, e realmente todas essas leis servirem de fato para fazer valer direitos de um povo. Até lá seremos e continuaremos a ser plateia de um circo de horrores.
Mas é sexta, dia de buteko,cerveja gelada e jogar conversa fora, claro depois das 18horas. E que venha o finde.....

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Isolamento Afetivo, ou Medo de Envolver-se?

Quarta-feira, já estamos na metade da semana, e eu cansada, alias ultimamente este é meu estado normal. Por aqui frio,chuva e sol, coisas de RS.
A vida cada vez mais dinâmica, deixando-nos a sensação de que esquecemos de fazer algo, as relações igualmente velozes,descomprometidas. Por falar nisso, hoje ouvi uma musica que dizia assim: "por que está tão difícil se encontrar alguém para amar?".
Essa frase me fez pensar o quanto isso é verdade, já não se tem a quem dedicar afeto com continuidade, tudo muito fugaz. As pessoas, sejam homens ou mulheres parecem estarem envoltos em escudos de proteção contra a sentimentos que requerem envolvimento, cumplicidades e emoções que ultrapassem o desejo sexual.
Houve, ou esta havendo um desvincular emotivo-afetivo, estamos nos tornando seres assexuados afetivamente, onde o que impera é o prazer imedido.
E não noto isso so nas relações entre sexos opostos, as relações de amizade de um modo geral estão unilaterais, vivemos em um mundo individualista. Estamos com medo de nos envolver, de nos tornarmos frageis diante do amor ou da paixão.
Tenho tentado desvendar essas dificuldades de relacionamentos, mas não é fácil olhar o outro o tempo todo com olhos profissionais, pois também estarei correndo o risco de me tornar uma ermitã afetiva.
Ainda prefiro sofrer as frustrações de relações que não obtenho sucesso do que me isolar e deixar de tentar encontrar alguém para dividir espaço,sonhos,planos e conquistas.
Mas ainda é quarta, até o fim de semana estaremos ocupados demais com a rotina, e consequentemente estaremos impedidos de reflexões que possam nos remeter a "dores de cotovelo".

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Segunda-Feira Outra Vez !!!

Como passa rápido o fim de semana, quando nos damos conta, eis que já é segunda-feira. Meu domingo foi bom, com algumas decepções, porém com interessantes surpresas também.

As vezes fantasiamos, ou melhor, sempre fantasiamos o outro, e quando a relação termina fica aquela sensação de vazio e impotência. Sempre digo que as relações humanas são complexas e por vezes inteligíveis. E por falar em relações , não posso deixar passar em branco essa data de ontem.

Nesse domingo, 17 de Maio de 2009, foi comemorado,ou melhor, houve manifestações em muitos países contra a homofobia. Essa data foi escolhida como "Dia Internacional Contra a Homofobia", pois no dia 17/05/90 a OMS( Organização Mundial da Saúde), tirou do CID-10 e do DSM-IV, a classificação da homossexualidade como doença.
Essa data então, tornou-se um símbolo de luta pelos direitos da população GLBTs. Ainda hoje em pleno Século XXI, a homossexualidade é vista com preconceitos e discriminações.
Haverá, assim espero e torço , um mundo sem segregações, e cada cidadão terá o direito de poder expressar sua sexualidade sem ser visto como um contraventor.
Mas enfim, temos uma longa semana pela frente, com perdas, conquistas,alegrias, tristezas. Tudo isso forma nosso olhar ambivalente para com a vida, hora a amamos, em outra a odiamos. E assim seguimos em frente, em busca do eldorado chamado utopicamente de FELICIDADE.

domingo, 17 de maio de 2009

Frio, Sol e Domingo !!!

Domingo frio e com sol na capital dos "pampas", um típico dia de inverno gaúcho. As vezes nos decepcionamos com pessoas ou situações, mas a vida sempre nos prepara compensações.
Esse é o grande "barato" de ser humano, a imensa capacidade de reciclar sentimentos, afinal quantas vezes investimos em planos que já nascem para falir, mesmo assim estamos sempre reinventando novas formas de alcançar o sucesso.
Por falar em frio, chegou a estação do ano em que, os que nada possuem se tornam mais miseráveis. Difícil mensurar qual das misérias é a mais cruel, mais ainda fico com a minha tese de que a pior é a miséria moral.
A moral e o carater , são na minha opinião qualidades indispensáveis nas relações humanas, embora eu saiba que alguns valores andam meio esquecidos.
As pessoas buscam apenas um prazer imediato, sem planos de continuidade, ignorando o outro. Relações fugazes,vazias e desleais.
Sou radical nesse ponto, ofereço e exijo reciprocas, tento ao máximo fazer resgates, porém quando rompo elos, esse é definitivo.
Mas é domingo, dia de chimas, churrasco, jogar conversa fora, ou com esse frio tirar aquela "sonequinha", afinal amanhã já será segunda-feira, e tudo voltará a andar no ritmo da rotina.