terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 de Setembro

20 de Setembro, para muitos só uma data qualquer, para os gaúchos como eu, uma data que nos faz relembrar os bravos homens farrapos, que lutaram bravamente por ideais de um rio grande justo e livre.

O 20 de Setembro é bem mais que aquele amontoado de barracas e encontro para beberagens do parque harmonia, é a luta diária de cada cidadão gaucho, que briga por suas idéias, que trabalha com orgulho, que veste as cores do rio grande como uma armadura.

Para gaúchos como nós, que hoje buscam seu sustento fora do pampa, que lutam todos os dias para serem respeitados, o 20 de setembro é uma data para que tenhamos força, como teve Anita Garibaldi,que mesmo não tendo sangue gaucho,juntou-se a essa guerra e fez a diferença.

Sejamos Anitas, ximangos ou maragatos, sejamos gauchas e gaúchos, homens e mulheres que se orgulham de suas raízes, que não se intimidam ao serem chamados de bairristas, que falam tchê, capaz, baita, tri legal, que tomam chimas e dizem que a Polar é daqui. Que cantam gritando o hino rio-grandense e o canto alegretense, e claro o hino do colorado.

Que quando sentem saudades de Poa, cantam “deu pra ti baixo astral, vou pra porto alegre, tchau”. E é assim que nasceu o orgulho bairrista de ser gaucho,com os bravos farrapos,que tão bem são lembrados no hino do rio grande.

Como a aurora percussora, do farol da divindade, foi o 20 de setembro o precursor da liberdade...