sábado, 24 de julho de 2010

Vamos Evoluir??

É sábado outra vez, mesmo quando não há nada programado é muito bom quando chega o fim de semana. Somos seres interessantes, nos adequamos a “quase” todas as situações e quando ficamos assim descomprometidos ,estamos mais propensos as surpresas e invenções do estar vivo.

Estamos em ano de eleições, interessante observar o interesse por assuntos tabus ou pouco comentados. Tem se falado do voto aos 16 anos, da maior idade penal e da legalização da maconha. O que eles têm em comum? Os adolescentes, jovens que ainda estão buscando sua identidade junto a esta sociedade que ainda engatinha rumo ao desenvolvimento.

Tudo que gera polemica aguça nosso olhar e prende nossa atenção. Particularmente penso que nossa sociedade ainda não esta suficientemente madura para aprovar mudanças tão significativas, que irá diretamente afetar nossos jovens.

As políticas publicas ainda precisam se tornar eficazes, para que possam orientar e trabalhar com prevenções no âmbito da saúde e educação. Não que os jovens não saibam distinguir o certo do errado, esquerda de direita, o problema maior esta na falta de conhecimento dos pais, cuidadores e dos professores.

Parece-me que o se tornar “adulto”, apaga a fase da adolescência, e buscamos criar novas regras, como se as descobertas não fizessem parte da condição do ser humano. A vida é lúdica, e como tal é preciso inventar, tentar e testar para que possamos aprender.

Não faço apologias à liberação da maconha, mas penso que tudo que é proibido desperta maior curiosidade, com raríssimas exceções, os da minha geração vez ou outra experimentaram a canabis ou marijuana e claro ouviram “Marley”.

Vamos esperar novas teorias sobre temas tão controversos. Bom “finde” a todos nós.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Controvérsias das Mudanças...

Frio, aliás, muito frio por terras gauchas, a quarta-feira chega com prenuncio de temporais e a volta das chuvas, clima comum nesta época do ano. Mesmo que para muitos o frio não seja assim tão bem vindo, teremos que conviver com esta companhia gelada.

No Brasil o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, e facultativo aos 16 anos, com base nisso e nas estatísticas alarmantes de crimes cometidos por adolescentes, muito se esta discutindo sobre as alterações no já arcaico código penal brasileiro, tendo no momento foco na maior idade penal, que hoje é de 18 anos e a proposta é baixá-la para 16 anos.

Com muitas controvérsias, já que este realmente é um assunto polemico, algumas pessoas estão construindo fóruns para discussões. Afinal no nosso tão precário sistema carcerário, como faríamos para absorver esta nova população que irá triplicar e deixar os presídios ainda mais superlotados?

Numa sociedade que faz distinção entre pobres e ricos, brancos e negros, homens e mulheres, heteros e homossexuais, teríamos imparcialidade para julgar crimes cometidos por adolescentes? A mesma punição dada para o Joãozinho que mora na vila e não conheceu seus pais, será a mesma dada ao João que mora na mansão do bairro de luxo e têm pais presentes, acolhedores e empresários públicos e influentes na sociedade?

Há quem pergunte, qual pena deveria ser maior, para quem mata ou para quem viola outro sexualmente? Sinceramente não vejo diferenças nos dois crimes, ambos matam um tira literalmente a vida, o outro mata o psíquico, que se refeito será com cicatrizes dolorosas.

Enfim, teremos muito que discutir para não cairmos em armadilhas que nos levem ao lugar comum, e deixar o justo pagar pelo pecador.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Subjetivamente Subjetivo ( redundante eu sei, proposital)....

Segunda-feira, frio, chuva e aquela velha sensação de ressaca. Sempre interessante chegarmos a uma nova semana e poder fazer uma varredura nos acontecimentos do fim de semana .Curados dos efeitos inebriantes dos aditivos etílicos, nosso olhar fica mais critico, e por conseqüência podemos fazer um balanço imparcial sobre os fatos.

Ainda dando noticia o caso “Bruno” e sua estranha forma de resolver os problemas. A passionalidade nem sempre é o melhor caminho e agir como “Jack” em nada soluciona nossas crises diante da vida.

Interessante somos não por que possuímos raciocínio, que teoricamente nos diferencia dos demais animais desta fauna. Mas por que em determinados momentos cremos pertencer a um universo que só cabe nosso próprio umbigo.

Já escrevi alguns textos, que foram aqui publicados, e como é comum a mim, não costumo usar nomes, apelidos ou qualquer outra referencia que identifique o meu interlocutor, todavia, é comum que vez ou outra alguém se identifique com o conteúdo aqui explicito.

Óbvio que em alguns casos escrevo sobre situações que de alguma forma me atingiram, positiva ou negativamente, mas como já diz o nome do meu blog, “Subjetividades”, que nada mais quer dizer que a leitura pessoal de cada um sobre determinada situação.

Quem gosta de ler, com certeza já se deparou com textos que parecem ser escritos especialmente pra nós, depende muito do estado emocional e o problema que estamos enfrentando. Mas insisto, tudo é uma questão de SUBJETIVIDADES.

Mas como possuo mais que um neurônio, sempre dou um jeitinho de deixar explicito nas entrelinhas onde quero chegar, uma qualidade que possuo e não uso de falsas modéstias para verbalizá-la, por que inteligência se tem ou não, uma questão de sorte. E para ser inteligente não é preciso ter corpo de miss ou usar chapinha( mesmo por que, chapinha e chuva não combinam).

Vivas para a autenticidade e a coragem de fugir das mesmices e não se esconder atrás de provedores e viver uma vida dupla.Eu quero sempre o melhor , e o melhor é poder ser eu com alegria e veracidade de ação.