quarta-feira, 21 de julho de 2010

Controvérsias das Mudanças...

Frio, aliás, muito frio por terras gauchas, a quarta-feira chega com prenuncio de temporais e a volta das chuvas, clima comum nesta época do ano. Mesmo que para muitos o frio não seja assim tão bem vindo, teremos que conviver com esta companhia gelada.

No Brasil o voto é obrigatório a partir dos 18 anos, e facultativo aos 16 anos, com base nisso e nas estatísticas alarmantes de crimes cometidos por adolescentes, muito se esta discutindo sobre as alterações no já arcaico código penal brasileiro, tendo no momento foco na maior idade penal, que hoje é de 18 anos e a proposta é baixá-la para 16 anos.

Com muitas controvérsias, já que este realmente é um assunto polemico, algumas pessoas estão construindo fóruns para discussões. Afinal no nosso tão precário sistema carcerário, como faríamos para absorver esta nova população que irá triplicar e deixar os presídios ainda mais superlotados?

Numa sociedade que faz distinção entre pobres e ricos, brancos e negros, homens e mulheres, heteros e homossexuais, teríamos imparcialidade para julgar crimes cometidos por adolescentes? A mesma punição dada para o Joãozinho que mora na vila e não conheceu seus pais, será a mesma dada ao João que mora na mansão do bairro de luxo e têm pais presentes, acolhedores e empresários públicos e influentes na sociedade?

Há quem pergunte, qual pena deveria ser maior, para quem mata ou para quem viola outro sexualmente? Sinceramente não vejo diferenças nos dois crimes, ambos matam um tira literalmente a vida, o outro mata o psíquico, que se refeito será com cicatrizes dolorosas.

Enfim, teremos muito que discutir para não cairmos em armadilhas que nos levem ao lugar comum, e deixar o justo pagar pelo pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário