sábado, 17 de julho de 2010

Diferenças e Afeto...

Chegou o sábado outra vez, a vida esta cada vez mais dinâmica, os dias, semanas, meses e anos passam com uma rapidez que às vezes não dá tempo de fixarmos o olhar. Tudo parece como uma viagem de carro em alta velocidade, quando algo nos chama a atenção, já passou e resta apenas o esforço em manter aquela imagem na memória.

E esta mesma dificuldade de fixar memória se traduz na forma efêmera das relações humanas, já não a tempo de fixar olhares, de efetivar carinhos e querer continuidades. Tudo é uma grande viagem a 200 km/h.

Mas ainda é possível buscarmos mudanças, no país Hermano, a Argentina, foi aprovada a lei que legaliza o casamento entre pares de iguais (homossexuais), um avanço importante nas relações homo afetivas.

Já no país tupiniquim, ainda estamos engatinhando, hora progredimos, hora retrocedemos, como se o afeto tivesse gênero sexual exclusivo e definido como verdades absolutas. Vivenciamos séculos de ranços preconceituosos, onde os crimes contra homossexuais ainda estampam as paginas de noticias policiais, até quando?

Sejamos um dia, apenas humanos, com direitos que nos assegure a liberdade de externar nossos afetos, sem medos e receios de sermos colocados a margem dos falsos moralismos. Quem sabe, meus netos,bisnetos, possam um dia assumirem seus desejos sem precisarem freqüentar guetos ou andar a sombra do que é dito como “normalidade”.

Não me prendo a conceitos e preceitos, convenções, quebro e brigo e luto por direitos que possam ultrapassar as barreiras do esperado. Não gosto de mesmices e faço de tudo um pouco para me conservar dentro das minhas diferenças com autenticidade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Entrelinhas do Desejo...

Agora realmente o inverno chegou por terras gaucha, as baixas temperaturas já causam suas primeiras vitimas, claro que os menos favorecidos são os primeiros a sofrerem as conseqüências.

Somos um país que lança campanhas de tudo um pouco, lamentável é saber que muitas doações, ou são desviadas ou simplesmente depositadas em lixões.

Ainda repercutindo o caso “Bruno”, embora com todos os caminhos levando a sua culpabilidade, ainda falta à prova cabal “os restos mortais” da ex-namorada do goleiro. Mas a vida segue, entre crimes passionais, corrupções e o desejo de dias melhores.

As pessoas ainda tentando viver a vida alheia, projetando suas culpas, falhas, frustrações e seus sentimentos de inveja sobre o outro. Ainda é possível se detectar uma sutil baixa estima nestas pessoas, muito embora se possa ver explicitada nas entrelinhas de seus discursos.

Hoje estou diferente de ontem, e com toda certeza muito melhor no amanha, afinal é este o objetivo da evolução dos humanos, deixarmos de andar sobre quatro patas e assumirmos a posição ereta.

O que lamento, é que muitos ainda não possuem o olhar evolutivo sobre a vida, e andam fixados em conceitos e preconceitos que aniquilam as relações com seus iguais. Talvez ainda consigamos evoluir a ponto de sermos a razão das diferenças que somam dentro de um contexto maior, o bem viver.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

É Preciso Seguir....

Madrugada de segunda-feira, ainda acordada e revendo o fim de semana. Por aqui às vezes frio, em outro momento calor. Como a representar a ambigüidade dos sentimentos, ou seria ambivalência?

Acabou a copa do mundo de futebol, parabéns aos espanhóis, agora chegada à hora de voltarmos ao mundo real, sem vuvuzelas ou jabolanis. O mundo continua redondo, porém o jogo é outro.

Como complicamos o que é simples, às vezes sem querer, em outras deliberadamente. Usamos de dissimulações, de jogos dúbios e por vezes desleais na tentativa de obter controle sobre o que não tem controle.

Em meio a este turbilhão de sentimentos que parecem não combinar, eis que é encontrado um Oasis, o encontro das amizades. Como é bom poder rir entre amigos, não precisar usar mascaras ou interpretar papeis que em nada condizem com nossa personalidade.

O que lamento é que ainda existam pessoas que resistem a assumirem seus afetos, seus querer bem, e se disfarçam em cenas de bobo da corte, como a querer divertir a si próprio, enrolado em suas próprias mentiras.

Mas é hora de assumirmos nossa cara real, seguir em frente, mesmo que as decepções por vezes deixem nublados nossos pensamentos, mas como na natureza, embora chova o sol nunca deixa de chegar no horário marcado.

Uma exuberante semana a todos nós...