sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Povo Anestesiado.....

Sexta-feira nublada e fria em Porto Alegre, enquanto o mundo está hipnotizado pelos jogos da copa, a vida continua seu curso quase normal.

E por falar em mundo, hoje se perdeu um grande representante da literatura mundial, morre aos 87 anos José Saramago, para quem gosta de ler e ama a palavra escrita, esta perda é realmente lamentável. Em tempos virtuais, onde a palavra escrita esta cada vez mais abreviada, perder Saramago é depararmo-nos com uma grande lacuna na arte escrita.

Aqui no Brasil, enquanto milhões de brasileiros se inibiriam em frente à TV assistindo os jogos do mundial de futebol, há lá pelos lados de Brasília muitos profissionais da política felizes com seus novos salários, sem contar com a lista de aumentos e tributos que estarão à espera dos ressacados torcedores.

Também ontem, lá pelos lados do planalto central, foi votado o “Estatuto Racial”, algo semelhante à constituição, mas direcionado aos negros e negros deste país tupiniquim, que engatinha rumo a um suposto desenvolvimento, e ainda deixa debaixo do tapete seus ranços preconceituosos e os camufla com leis, liminares e emendas que tentam amenizar as dividas sociais com a raça negra.

Enquanto é oferecida ao povo a morfina em forma de “bola”, os políticos traçam suas estratégias para mais uma vez fazer valer a velha e ainda viva “Lei de Gerson”.