sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Caráter e Ética,não se Compra...

Às vezes me sinto uma alienígena em terras tupiniquins.Lembram daquela musica que dizia assim: “que país é esse?”, pois é, eu também me pergunto isso toda vez que leio os abusos e arbitrariedades cometidos em prol da conquista de um cargo político.

Há anos tramita no congresso nacional a PL/122/2006, que tem por objetivo criminalizar a homofobia no Brasil, inúmeras tentativas para que seja votada e sancionada tem sido feita ao longo desses anos, e ainda nada.

A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, conseqüentemente, contra a homossexualidade, e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceito e discriminação contra homossexuais.( Fonte: Wikepédia)

Pois bem, 2010 ano de eleições, e muitos candidatos levantaram bandeiras de igualdades sociais, liberdade de expressão e por ai vai, tudo para ganharem votos. Muitos ativistas da causa LGBT’s também usaram a política como forma de conseguirem ser ouvidos, como é o caso do ex-BBB Jean Wyllys, eleito deputado federal pelo PSOL/RJ.

Agora na corrida do 2º turno, eis que não surpresa, leio notícias e mais notícias sobre os atuais candidatos mudando o discurso. Pressionados pelas igrejas( todas), retiram das suas propostas temas importantes como a homofobia e o aborto.

Circulou na mídia,uma declaração do senhor Índio da Costa, (DEM),vice do senhor José Serra (PSDB),que diz:” O vice de Serra deve utilizar o mesmo discurso “enganador” dos evangélicos fundamentalistas quanto ao PLC-122/06, com exemplos estapafúrdios quanto à vigência da lei caso aprovada. Segundo Índio da Costa, um dono de restaurante poderá ser preso caso impeça um “casal gay de fazer sexo” dentro do seu estabelecimento.”(Fonte: http://www.mundomais.com.br/exibemateria2.php?idmateria=1721)

Preciso escrever mais alguma coisa? Resta-me repudiar toda e qualquer tentativa de retrocesso.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Culpa ou Responsabilidade?

Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, também acreditava que a libido amadurecia nos indivíduos por meio da troca de seu objeto (ou objetivo). Argumentava que os humanos nascem "polimorficamente perversos", no sentido de que uma grande variedade de objetos possam ser uma fonte de prazer, sem ter a pretensão de se chegar à finalidade última, ou seja, o ato sexual.

Embora não seja eu uma seguidora das teorias freudianas, tenho que reconhecer que ele contribuiu e muito para que pudéssemos entender como funcionamos psiquicamente.Suas teorias sobre a sexualidade humana nos propiciam ter uma noção dos nossos comportamentos por vezes patológicos.

Sou psicóloga, e como tal busco muitas vezes entender o que acontece ao meu redor com um olhar mais direcionado e critico, porém confesso que esta cada vez mais difícil estabelecer parâmetros para o comportamento sexual humano na atualidade.

O homem enquanto definição de gênero, esta cada vez mais distante do afetivo e do emocional, embora saibamos que heranças culturais e o instinto predador contribuam para isso, em contraponto as mulheres se perderam diante de suas conquistas e busca por igualdades, equiparando-se de forma distorcida ao mundo masculino.

Instalou-se ai um romper constante de valores e conceitos, perdeu-se identidade e tudo esta descomprometido. É esperado este furor sexual na adolescência, onde buscamos estabelecer nossa identidade sexual, na idade adulta lidamos com a sexualidade de forma mais tranqüila, mas é com a chegada da meia idade que o caos se instala.

A tão comentada idade de auto afirmação masculina, acaba por direcionar para relações fugazes, efêmeras e muitas vezes promiscuas. Homens com o comportamento adolescente, computando “transas” desqualificadas, apenas para garantir sua suposta virilidade.

Talvez seja chegada a hora de nós mulheres repensarmos nosso comportamento, e buscar identificar qual nosso real papel nesta roleta russa. Podermos mensurar qual a nossa responsabilidade nas atitudes inconseqüentes do homem do século XXI.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Nova Chance....

Dias primaveris por terras gaúchas, o friozinho que nos recebe pela manhã ainda nos faz lembrar o inverno, porém novos ares começam a se manifestar.

Nesta sexta-feira recomeça o horário eleitoral obrigatório e gratuito, nova chance dos candidatos mostrarem suas propostas a corrida até o planalto central. Tempos de reforçar alianças e correr atrás de novos aliados. Como se a vida fosse um mercado persa, onde tudo pode ser trocado a preço de bananas.Será resquício do descobrimento, onde levaram nossas riquezas e deixaram pentes e espelhos?

Pelo sim, pelo não, hora de afinarmos nosso senso de criticidade, podermos de fato fazer a melhor escolha. Saber se o melhor para o Brasil tupiniquim é o tucano ou a estrela, afinal a vida é feita também de símbolos, foi estes nossas primeiras tentativas de escrita no processo evolutivo.

O que não podemos é tratar este pleito apenas com ideologias, é preciso acreditar na eficácia das propostas. Estamos cansados da Lei de Gerson, ou do velho jeitinho. Acreditamos que já há palhaços demais na historia deste país, ironicamente agora representados por um palhaço de profissão que chega em Brasília com mais de Um milhão de votos.

Será a votação do Sr. Tiririca um protesto consciente ou mais um sinal da imaturidade política do povo brasileiro? Não podemos mensurar, afinal o Brasil abriu precedentes para que analfabetos funcionais governem, talvez seja este o momento de buscarmos uma educação eficaz, para que os novos políticos saibam no mínimo que ser alfabetizado vai além do saber desenhar seu nome.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Velho e o Novo RS....

Bom dia entramos numa nova fase agora, passada as eleições, pelo menos no que se refere as estaduais, afinal ainda teremos segundo turno para a presidência da republica.Momento de afinar discursos e correr atrás de alianças que solidifiquem a entrada no planalto central.

Após quase uma década sendo governado pela direita, eis que o Rio Grande do Sul volta as mãos do PT, para alguns sinais de retrocesso, para outros à volta de tempos de renovação e talvez a entrada do estado no desenvolvimento do resto do país.

Segundo alguns analistas políticos, somos nos gaúchos o povo que ainda vai as urnas por ideologia, esta o senhor Tarso Genro de volta e a bela reeleição de Paulo Paim ao senado federal.Bom saber que apesar de sermos o ultimo estado no mapa, somos um povo politizado e sabedor do que quer.

A democracia muitas vezes mascarada pelo velho jeitinho brasileiro ou pela imperial lei de Gerson, ainda sobrevive em terras farrapa.Não sou uma expert em política, mas consigo perceber que estamos caminhando rumo a novos tempos, Oxalá seja verdade, afinal precisamos de estímulos para dar continuidade ao que acreditamos.

Vamos torcer para que a estrela traga ao velho Rio Grande, tempos de fartura e igualdade social a este povo aguerrido e bravo.

domingo, 3 de outubro de 2010

Para Refletir ( XI )...

"Quando a fragilidade de caráter se instala, a vida segue na corda bamba..."

Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras;

Vigie suas palavras, porque elas se tornarão atos;

Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos;

Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter;

Vigie seu caráter, porque ele será o seu destino.

Autor Desconhecido