sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cumplicidade, o segredo do bem viver.....

Quando escolhi a psicologia como profissão, na verdade não tinha a real ideia da importância dessa escolha, hoje quando pessoas me procuram e se colocam em minhas mãos, como se eu tivesse formulas magicas para suas dores é que me dou conta das minhas responsabilidades.
Cuidar do outro, ajuda-lo a ver as coisas com mais clareza, não é o suficiente, aprendi que para estar disponível e inteira como profissional, é preciso estar inteiro e saudável como humano. Precisamos ter nossas coisas internas arrumadas, organizadas, pois seremos o espelho do outro. É de extrema satisfação, poder ver no olhar de alguém que estamos ajudando, e o segredo é bem simples, basta nos colocarmos em seu lugar.
Amo o que faço, mas ainda me assusto com a solidão emocional que habita as pessoas, suas fragilidades ao lidar com as intemperes da vida e do dia-a-dia. Nós humanos estamos nos tornando ermitões afetivos, talvez por situações que não derão certo, por lembranças que ainda machucam, não sei ao certo.
O que noto é que precisamos nos desarmar, pois nenhuma situação é igual a outra, assim como pessoas, não é porque "A" me feriu que "B" também o fará. Temos o péssimo habito de generalizar, rotular, e acabamos por esquecer que também erramos e acertamos.
Digo que a vida é um arco-íris, ou nos tornamos daltónicos ou desfrutamos de todas as cores, só não podemos ficar inercies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário