quarta-feira, 11 de março de 2009

Todos Chegaremos a Meia Idade !!!!

A chamada crise da meia-idade, conhecida popularmente como “crise dos 40 anos”, é caracterizada por um período de transição da idade adulta para uma fase de avaliação e reafirmação da vida profissional e emocional. Normalmente este período compreende a idade entre quarenta e cinqüenta anos, porém, pode variar de pessoa para pessoa.(fonte:http://www.portalveneza.com.br/psicologia)
Segundo os ginecologistas, também uma fase marcada pela queda hormonal, tanto feminina como masculina referente a sexualidade, causando inseguranças em ambos os sexos. Essas inseguranças aliadas a fatores sócio-culturais acabam por deflagrar a crise.
Já a psicologia vê que bem mais que fatores hormonais, a crise da meia idade esta ligada ao tempo, quando se é jovem o tempo é relativo, depois dos 40 anos esse tempo passa a importar, já que segundo o IBGE a sobre vida humana é de +ou- 73 anos, causando medos e inseguranças.
É nessa fase da vida que computamos realizações e ponderamos o que fizemos,o que temos e somos, e quanto tempo ainda teremos para construir coisas. Em contra ponto, se pode obter situações positivas nessa fase da vida, pois a maturidade teoricamente nos delega maior liberdade de realizações, podemos fazer transformações por prazer e não somente por obrigatoriedade.
Certo mesmo, que passar por essa fase, se assemelha a adolescência, onde não se sabe ao certo quem somos, com igual insegurança. Devemos sim, fazer reciclagens e priorizar sofrimentos e ganhos. Produzindo, trabalhando e nos permitindo o direito ao prazer.
Todos envelheceremos, um processo inevitável para quem ainda se encontra vivo, e a dica é, se a crise de meia idade está interrompendo aquisições, deixando a depressão e o medo nos invadir, hora de procurar ajuda profissional, pois pior que o ficar velho e se perder a saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário