quarta-feira, 15 de julho de 2009

Dificuldades com a Diversidade ......

Quarta-feira, sinto-me na Sibéria,aqui muito frio. Complicado romper o elo com o edredon quando o relógio desperta. Mas é preciso perseguir o caminho da velha rotina.
Ando pensando muito sobre o envelhecer, será crise da meia idade? Não sei, talvez todos em fases distintas do nosso existir passamos por esse efeito "borboleta". Esse sentimento de fim, termino de ciclos. Estranhas rupturas vamos fazendo durante a vida, sejam essas impostas ou por escolha. Já se perdeu muito, porém obviamente que ganhamos, não sei ao exato em que percentagem.
Muitas pessoas passam a vida no "empate" ou no impasse, seja como for, todos seguimos nossos ciclos. Somos diferentes, cativantes, odiados e amados. Creio que é essa diversidade que instiga-nos a buscar o melhor, ou pelo menos o que julgamos sê-lo. Temos qualidades que seduzem e defeitos que afastam, tenho pensado nos meus defeitos, óbvio que os tenho, mas estou tão acostumada a tê-los como companhia, que já não os vejo como tal.
Difícil estabelecer mudanças de personalidade , quando essa já tem quase 50 anos, podemos nos adequar, mas mudar creio não ser possível. Mas como dizem: "cada cabeça, uma sentença", e assim seguimos brigando com nossas falhas e defeitos, e até com nossos preconceitos.
E por falar no preconceito, hoje li que uma psicóloga carioca, que se diz "curar" homossexuais, irá a julgamento no CFP( conselho federal de psicologia), e caso tiver seu registro cassado, será o primeiro caso no Brasil.
Me pergunto: "de onde essa pessoa tirou tal poder?"; "em que mundo ela vive? ". Há mais de 10 anos o CFP, não aceita mais que profissionais da psicologia tratem ou julguem a homossexualidade como "doença". O CID-10 e o DSM IV também já retiraram de suas edições essa classificação.
Quando a homofobia advém de pessoas menos esclarecidas, até paramos para repensar seus preconconceitos, mas quando surgem de alguém que estudou e fez um juramento de zelar pela saúde mental de seu semelhante, é no mínimo triste.
Mas enfim, eis a quarta-feira, o bom dia do sofá, e com esse frio nada melhor que o aconchego e calor humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário