terça-feira, 14 de julho de 2009

Modernidade e Lendas Urbanas !!!!!

Sem novidades climáticas, apenas frio,frio e frio. Terça-feira ainda, não sei se devido ao frio,mas tudo parece andar mais lentamente nessa estação gelada.
Como de hábito, andei por essa net a ler alguns blogs, e me deparei com um bem interessante,"Indiana Silva"(um blog do ibest). O cara é um historiador e aborda histórias pitorescas desse Brasilzão.
E hoje ele escreveu sobre lendas urbanas e crenças familiares, do tipo "velho do saco". Cresci ouvindo essas estórias, fui uma criança muito rebelde e não incomum ser coagida com esse tipo de "ameaça".
Hoje a pedagógia e a psicólogia ajudam, pais e mães a gerenciar a criação dos filhos, com dicas tipo: "super nani". Mas lá no antigamente era na base do "laço", castigo, cuca,bicho papão,bruxas e o coitadinho do velho do saco.
Essas lendas, muito assustaram os sonhos de muitas crianças da minha geração, interessante como nos marcam, psicologicamente eu diria que dependendo do efeito,pode e muitas vezes efetiva grandes e relevantes traumas.
Consegui criar meus filhos,sem cair na tentação de repetir minha infância, consegui estabelecer uma relação de diálogo,confiança e respeito. Muito embora, pouco ou quase nada isso lhes protegerá das ameaças dessa nova era, mas contudo, saberão não ter medo de enfrentar seus "velho do saco" interno e se tornarão adultos mais seguros emocionalmente.
Todavia, o velho do saco ainda anda por aqui, óbvio que com uma nova roupagem. Hoje ele consegue adquirir formas variadas, desde políticos até a amarela pedra do crack. E nós tentando nos comportar, para fugir de suas garras.
Mas enfim, as lendas urbanas, mesmo repaginadas, ainda existirão por muitos e muitos séculos, afinal somos humanos, e como tal precisamos delegar a outro, nossas falhas, medos e insatisfações.
É terça-feira, fria, mas um bom dia para exorcizarmos os nossos "velhos do saco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário