quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sempre Tempo de Voltar !!!

Gosto de perguntar,sei vícios da profissão, mas a pergunta é : " Qual o limite do normal e do patológico?". Antes dos por quê dessa pergunta vamos aos conceitos.
Normalidade: é um estado padrão, normal, que é considerado correto, justo sob algum ponto-de-vista do esperado.
Patológico: Doença (do latim dolentia, padecimento), para a psicologia e psiquiatria todo o comportamento que foge a esfera da normalidade, acarretando danos psíquicos, físicos.
Pois bem, agora já temos uma ideia do que se trata. Então vamos ao por que da pergunta, nós humanos ao longo da nossa existência procuramos exercer a normalidade, porém há algumas situações que as vezes torna-se difícil manter-se integro emocionalmente, como no caso das paixões.
Já vivenciei e li muitas coisas sobre os amores patológicos, aqueles que nos tiram o olhar saudável sobre a vida, e toda a opinião contraria nos chega como ofensa ou agressão. Quando amamos patológicamente, só há uma verdade, a nossa, o resto do mundo esta errado e quer nosso mal.
Quando se chega nesse nível de comprometimento mental é chegada a hora de recuar, muito embora sem ajuda específica é impossível retroceder, por que nossa crença é tão real que sequer cogitamos possibilidades de serem diferentes.
Já vi muitas dessas paixões se tornarem loucura, pura insanidade, fuga da realidade, sérios prejuízos as demais relações. Quem ainda consegue parar para se ver, tem grandes chances de reverter esse quadro e viver a plenitude de uma vida mental saudável, quem recusa ajuda, será um forte candidato a fazer parte das estatísticas da psiquiatria.
Então, que tal uma olhada no espelho, auto análise ajuda muito, quando o limite é a sanidade ou a loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário