terça-feira, 4 de novembro de 2008

As Novas Identidades Sociais !!!!!!!

Estive procurando alguns artigos para realizar um trabalho, e me deparei com um muito interessante da desembargadora do Tribunal de Justiça do RGS, e vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família, a Sra.Maria Berenice Dias, com o titulo de “A Ética do Afeto”. Chamou-me a atenção à forma eloqüente como ela descreveu os paradigmas existentes na sociedade e no campo do Direito, em relação às novas constituições familiares desse século, e o quanto ainda precisamos evoluir para entendê-las e aceita-las. Crescemos com preceitos bíblicos que afirmam que a família é constituída para que possamos crescer e nos multiplicar, convenhamos que esse já a muito deixou de ser regra,afinal as pessoas se unem por afinidades e afeto.Esse artigo da desembargadora trata das novas relações familiares,ou categorias,não há um conceito exato,que são as “homoafetivas”,e as ditas,”relações afetivas paralelas”,ou seja,relações homossexuais e relações extra conjugais,ainda sem leis adequadas para ampara-las.A ética e a moral,são na verdade,formas de regulamentar as relações humanas e seu convívio na sociedade,diga-se regras impostas,pois ser ético e ter moral é muito subjetivo,pois posso julgar-me e o outro assim não me ver. Ainda somos hipócritas no que diz respeito ao diferente de nós, aceitamos um homem ou mulher que estão saindo ou entrando em uma relação, tenham seus direitos assegurados por lei, mas achamos um absurdo quando olhamos no noticiário um homem ou mulher, requerendo de seu parceiro do mesmo sexo seus direitos civis, por anos de convivência em relação estável, ou da mulher ainda hoje denominada de “amante” que pede pensão. Segunda a desembargadora Maria Berenice Dias, esse pré conceito não é só de leigos, muitos juizes de Direito também os tem, e como ela bem salienta não se pode deixar em nome da ética que conceitos moralistas e retrógrados, ultrapassem a realidade social. E nossa sociedade esta mudando, a passos de jabuti, mas está e para melhor, e é muita falta de inteligência querer fechar os olhos para essa mudança e evolução. Eu particularmente sou uma militante de todas as causas que envolvem o bem estar humano em todas as esferas sociais, do negro, do homossexual, da mulher, da criança, do velho. E como canta Ana Carolina: “eu gosto de homens e de mulheres, e você o que prefere?”, eu?Eu prefiro gente, por que sou apaixonada por gente, afinal, eu também sou gente... Nossa quanta redundância, mas é isso ai mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário